HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + Notícias Assessoria ReleasesPrograma Cria SP, do Governo do Estado, contempla 10 municípios paulistas na primeira edição

Com investimento de R$ 1,15 milhão do Estado, a iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado beneficou cidades do interior, litoral e região metropolitana

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado divulgou na tarde deste sábado (17/12) os resultados do Cria SP, iniciativa pioneira no país de estímulo aos municípios do Estado de São Paulo para adoção de políticas públicas locais que posicionam a cultura e a criatividade no centro das estratégias de desenvolvimento urbano e sustentável. O Programa teve um investimento de R$ 1,15 milhão do Governo do Estado.

No Estado de São Paulo, a economia criativa representa 3,9% do PIB, conta com 150 mil empresas e instituições, gera 1,5 milhão de postos de trabalho e representa 47% do PIB criativo do país. São R$ 78,35 bilhões gerados anualmente.

“Devemos cada vez mais fortalecer a arte,  a cultura e a economia criativa no interior do Estado. Seja levando os programas e ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, organizado pelas instituições que compõem esse vasto ecossistema do Governo do Estado, como Museus, Fábricas de Cultura 4.0, Oficinas Culturais, corpos artísticos ou programas de fomento. Seja valorizando e investindo nos ativos locais,   considerando todos os campos deste segmento “, afirma Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Em seu primeiro ano de atividades, o Cria SP desenvolveu metodologia própria de trabalho e viabilizou o apoio a 10 municípios paulistas para a construção de agendas de ações locais para a economia criativa. A seleção desses municípios ocorreu de forma integrada ao programa #JuntosPelaCultura que, por meio de chamadas públicas, selecionou prefeituras paulistas como parceiras na execução dos principais programas estaduais para o impulsionamento do setor criativo e cultural.

Entre as cidades selecionadas estiveram:  Bauru, Cubatão, Itanhaém, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Fé do Sul, São Caetano do Sul, São Luís do Paraitinga e Sertãozinho. Elas se empenharam, durante o segundo semestre de 2022, em ampla agenda de atividades. Cada município recebeu orientação técnica para a identificação e caracterização do campo criativo em que se destaca, dentre aqueles identificados pelo programa da Rede de Cidades Criativas da Unesco como decisivos para estimular a vitalidade econômica e a inovação e reforçar a inclusão e a diversidade de expressões culturais como forma de enfrentar os desafios emergentes: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música.

Mais informações no site: http://amigosdaarte.org.br/programas-e-equipamentos/cria-sp-2022/