HomeAssessoria ReleasesPontos MIS Bate-papo de cinema traz sessão e debate sobre o documentário Eleições

Pontos MIS Bate-papo de cinema traz sessão e debate sobre o documentário Eleições

Atividade acontece no dia 1º de agosto, sábado. Ação integra o #MISemCASA, programação digital do Museu, realizada enquanto equipamentos públicos permanecem fechados em colaboração às medidas de contenção ao Covid-19

Todo sábado, o programa Pontos MIS – bate-papo de cinema traz uma exibição de filme online seguida por bate-papo ao vivo no canal do Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. A edição deste sábado, 01.08, exibe e debate o documentário nacional Eleições (Dir. Alice Riff, 2019,  Brasil,  96 minutos, 12 anos), que retrata como a rotina de uma escola de São Paulo é alterada pelas eleições do grêmio estudantil. No filme é possível identificar como o processo afeta as relações entre alunos, assim como as eleições presidenciais mexem com um país.

A sessão, realizada em parceria com a distribuidora Paideia, acontece gratuitamente às 16h e será seguida por bate-papo ao vivo, às 18h. A conversa, mediada pelo cineasta e professor de cinema Bruno Cucio, conta com a presença da diretora do filme, Alice Riff, e de Nagila Polido, professora atuante em áreas da Educação como leitura e formação de leitores, literatura infantil e juvenil, tecnologias da informação e do conhecimento. Para assistir ao documentário é necessária inscrição prévia por meio deste link, a partir das 11h desta quinta-feira, 30.07. 

É época de eleições para o grêmio estudantil. Secundaristas se organizam para a corrida eleitoral. Quatro grupos de estudantes, com opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias de campanha e lutam por melhorias na escola. Os conflitos e tensões entre as chapas revelam suas diferenças políticas, e a contundência da realidade cotidiana convive com a resistência do sonho, da amizade e do direito de criar caminhos para o mundo em que se acredita.

Sobre os debatedores

Alice Riff é diretora, roteirista e produtora. É formada em Cinema e Ciências Sociais (FAAP, USP). É diretora e roteirista dos longa-metragens documentais Eleições (2018, 100′), Meu corpo é político (2017, 70′) e Platamama (2018, 82′). Os filmes passaram por importantes festivais nacionais e internacionais como Visions du Reel, Dok Leipzig, Festival do Rio, BAFICI, Festival del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana, Festival de Brasília. Meu corpo é político ganhou prêmio de melhor filme brasileiro no Olhar de Cinema de Curitiba e Melhor filme no Lovers – LGBT Torino Film Festival. Com seus projetos, participou de laboratórios como DocSP, Bolivia Lab, Rough Cut Lab no Docmontevideo com consultoria de João Moreira Salles e Eduardo Escorel, Laboratório de desenvolvimento no FICCI, Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Indias com Marta Andreu. Alice é produtora executiva do filme Histórias que nosso cinema (não) contava, dirigido por Fernanda Pessoa, disponível no Netflix. Alice dirigiu outros documentários para televisão e curta-metragens, como Orquestra Invisível Let’s Dance (Prêmio Aquisição TV Cultura no Festival Internacional de Curtas de SP Kinoforum e Menção Honrosa no PirenopolisDoc). Com o documentário Diálogos, ganhou o prêmio de Melhor filme no Festival Cinesul 2012. Cidade Improvisada, curta metragem produzido e dirigido pela diretora, ganhou o prêmio de melhor filme no Festival Visões Periféricas e foi selecionado para mais de 50 festivais nacionais e internacionais.

Nagila Polido é doutora na área de Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, possui graduação em Letras e mestrado em Educação  pela mesma instituição. É professora titular de ensino fundamental (Português) – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo tendo integrado a equipe do Núcleo de Sala e Espaço de Leitura, na mesma Secretaria. Desenvolve projetos de formação de leitores, atuação de jovens mediadores de leitura, promoção do acesso a equipamentos culturais e articulação com TIC. Tem experiência na área de Educação, incluindo a formação contínua de professores, com ênfase em Educação e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e formação de leitores, literatura infantil e juvenil, tecnologias da informação e do conhecimento, ensino de língua portuguesa.

Bruno Cucio, mestrando no departamento de artes da UNESP e sócio da Travessia Filmes, desde 2009 atua em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público. Foi produtor executivo do longa-metragem Para’í, exibido em diversos festivais nacionais e internacionais. É também professor e coordenador pedagógico do INC – Instituto de Cinema de São Paulo.

Sobre o Pontos MIS

O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural com atuação em todo o Estado de São Paulo, realizado pelo MIS em parceria com prefeituras locais. Com filmes, oficinas práticas e palestras, o programa tem como objetivo  formar novos públicos para o cinema brasileiro e internacional não comercial. Durante a contenção da Covid-19, a programação acontece virtualmente nos canais do MIS.

Sobre o #MISemCASA 

A campanha #MISemCASA traz novos conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. Diariamente, o  canal do Museu no YouTube apresenta conteúdos de seu acervo, além de  programações que já aconteciam no Museu e agora passam a ser realizadas digitalmente, como o #CineCiência e o Ciclo de Cinema e Psicanálise. O público também pode conferir novas programações como o  Cinema de Acervo, mostra semanal inédita com uma seleção de filmes brasileiros que integram o Acervo do MIS e o Bate-papo de Cinema Pontos MIS. Os internautas também podem acessar parte do Acervo MIS que está digitalizado por meio deste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, têm amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. 

O #MISemCASA acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado no dia 18 de março, após a suspensão do funcionamento de seus espaços culturais e programas em decorrência da Covid-19. A ação tem como objetivo estimular o distanciamento social por meio da ampliação do acesso e da oferta de conteúdos virtuais das instituições, corpos artísticos e programas do Estado. Conheça a ação #Culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

S e r v i ç o

PONTOS MIS – BATE-PAPO DE CINEMA– Eleições

DATA 01.08.2020

HORÁRIO Exibição 16H (via inscrição prévia neste link) e 18H (bate-papo ao vivo com o público) no Canal do Museu no YouTube).

 

#MISEMCASA

SITE www.mis-sp.org.br

REDES

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!