HomeCultura + Cultura + Notícias Assessoria ReleasesOficinas Culturais realizam a Jornada de Gestão Cultural no interior paulista

Oficinas Culturais realizam a Jornada de Gestão Cultural no interior paulista

As Oficinas Culturais, realizam, de 13 a 15 de abril, a Jornada de Gestão Cultural. Voltado para dirigentes culturais, produtores, artistas, professores e pesquisadores, o evento será realizado no Centro de Informações Culturais e Turísticas Marão Abdo Alfagali, em Votuporanga, e abordará temas como elaboração e avaliação de projetos culturais, captação de recursos, planejamento, comunicação e marketing. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online.

Realizado em parceria com municípios-sede, instituições culturais e escola Cultura e Mercado, a Jornada é uma série de conversas que levanta e aprofunda discussões com pensadores, gestores públicos, pesquisadores, produtores culturais e empreendedores criativos do interior paulista.  Ao longo do ano, outras sete regiões, em 14 cidades, recebem o projeto que traz especialistas como André Martinez, Erick Krulikowski, Larissa Biasoli, Willian Galdino e Luciana Castro.

A palestra “Aspectos legais na gestão de projetos culturais” abre a Jornada no dia 13 de abril, sexta-feira, às 19h30, com Willian Galdino para falar sobre. Nela serão apresentados instrumentos de auxílio aos participantes para definir melhores práticas e soluções nas questões legais para iniciar e gerenciar projetos culturais.

O sucesso de um projeto cultural depende, em boa parte, do planejamento, bem como comunicação. Em “Planejamento, gestão e finanças”, Larissa Biasoli mostra ferramentas e conceitos para os participantes planejarem seus projetos. A palestra acontece no dia 14 de abril, sábado, das 10h00 às 18h00.No último dia do curso o foco é comunicação e marketing. Luciana Castro apresenta dicas sobre como fazer seu projeto se destacar e chegar ao público por meio de casos de sucesso em “Comunicação e Avaliação de Projetos”. O encontro acontece no dia 15 de abril, domingo, também das 10h00 às 18h00.

São José do Rio Preto

Nos dias 27, 28 e 29 de abril os encontros acontecem no Sesc Rio Preto, e contam com uma programação voltada ao empreendedorismo. No dia 27, às 19h30, acontece a palestra “Inovação e Empreendedorismo Criativo”, com André Martinez. Sábado, 28, e domingo, 29, Erick Krulikowski apresenta conceitos e casos de sucesso sobre mercado de cultura, entretenimento, e economia criativa em “Empreenda: estratégias, plano de negócios e pitching”. A atividade acontece das 10h00 às 18h00.

Palestrantes

Willian Galdino é advogado e atua na área de propriedade intelectual há mais de dez anos. Especializado em Direito do Entretenimento pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS), já atuou em produtoras de audiovisual e em grandes editoras. Atualmente sócio do escritório Olivieri e Associados, é colaborador do Guia Brasileiro de Produção Cultural (Edições Sesc São Paulo).

Larissa Biasoli é pós-graduada em Gestão Cultural e Políticas Culturais pela Goldsmiths College – University of London. Atualmente, além de coordenar a produção do grupo Barracão Teatro (Campinas) trabalha na elaboração de projetos e captação de recursos para clientes como Museu da Imaginação e Festival do Teatro Brasileiro.

Luciana Castro escreveu e executou projetos para clientes como SABESP, Natura, Mauell, ContourGlobal, AES Brasil, Duratex, entre outros. Foi Gerente de Projetos e Relações Comunitárias do Instituto Agires e atualmente, integra a equipe da Companhia da Cultura, desenvolvendo planejamento estratégico para clientes, gerando e acompanhando indicadores de processo/resultado.

André Martinez atua há mais de 20 anos na área da economia criativa, é pioneiro no desenvolvimento e aplicação de abordagens sistêmicas para gestão cultural e patrocínio no contexto brasileiro. Mentor e consultor, é proprietário da Aprax Inovação Viva, que possui clientes como Fundação Vale, Instituto Avon, Instituto Claro, Sebrae, dentre outras empresas e fundações.

Erick Krulikowski é professor convidado do MBA em Bens Culturais da FGV e do pós-MBA do B.I. International. Com mais de 15 anos de experiência em gestão executiva e negócios, articulou projetos junto a instituições como UNESCO, MEC, MinC, UNICEF, Iphan, Sebrae-MG, Fiat, Nestlé, Petrobras, Instituto Votorantim e Instituto Camargo Corrêa. É coordenador pedagógico do projeto Objetiva – Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual (Sebrae e APRO), além de sócio-diretor da iSetor.

RelatedPost

Compartilhe!