Oficinas Culturais promovem a Jornada da Gestão Cultural em Marília e Garça
Série de bate-papo que aprofunda discussões sobre o mercado
cultural é voltada para gestores, produtores e artistas
Elaboração e avaliação de projetos culturais, captação de recursos, planejamento, comunicação e marketing são alguns dos temas abordados nas Jornadas de gestão cultural. O evento será de 14 a 16 de setembro em Marília – Biblioteca Municipal – e 28 a 30 de setembro em Garça – na sala multimídia da Biblioteca Municipal Dr. Rafael Paes de Barros. Voltado para dirigentes culturais, produtores, artistas, professores e pesquisadores, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas online.
A Jornada integra as atividades das Oficinas Culturais, programa gerenciado pela Poiesis. Realizado em parceria com municípios-sede, instituições culturais e escola Cultura e Mercado, é uma série de conversas que levanta e aprofunda discussões com pensadores, gestores públicos, pesquisadores, produtores e empreendedores criativos do interior paulista. Ao longo do ano, outras regiões recebem o projeto que traz especialistas como Carolina Kazumi, Marcela Amaral, Luciana Castro, Natalie Assad e Larissa Biasoli.
A primeira palestra acontece em Marília, na sexta-feira (14), às 19h30. Em Aspectos Legais na Gestão de Projetos Culturais, Carolina Kazumi apresenta instrumentos de auxílio aos participantes para planejar e executar projetos culturais, na definição de melhores práticas e profissionais a serem envolvidos ao suporte para soluções otimizadas.
Marcela Amaral e Luciana Castro apresentam, respectivamente, em Planejamento, gestão e finanças e Comunicação e avaliação de projetos, conceitos e casos de sucesso sobre finanças e comunicação. As atividades serão no final de semana (15 e 16) das 10h às 18h, com intervalo para almoço.
Garça
Nos dias 28, 29 e 30 de setembro a Jornada acontece na Biblioteca Pública Municipal Dr. Rafael Paes de Barros, e conta com uma programação voltada os aspectos legais da produção de projetos e captação de recursos.
Sexta-feira (28), às 19h30, acontece a palestra Financiamento Coletivo para Projetos Culturais, com Natalie Assad. Na atividade, a instrutora apresenta métodos de otimização e potencialização de projetos em processo de Crowdfunding (financiamento coletivo) com apresentação de casos de sucesso e aspectos históricos do tema.
No final de semana (29 e 30), Larissa Biasoli auxilia os participantes a pensar sobre formas de financiamento, prospecção, argumentação de venda, além de estruturar a comunicação, o projeto comercial e a negociação com clientes e patrocinadores em Introdução, Planejamento, Prospecção, Vendas, Fechamento e Pós-Venda. O encontro acontece das 10h às 18h, com intervalo para almoço.
SOBRE AS PALESTRANTES
Carolina Kazumi é graduada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e atua na área da cultura desde 2007. Trabalhou na gestão cultural de projetos patrocinados por empresas como Vale, Natura e Instituto Claro. Atualmente, é professora convidada de cursos de pós-graduação da PUC-SP e da Academia Internacional de Cinema.
Larissa Biasoli é pós-graduada em Gestão Cultural e Políticas Culturais pela Goldsmiths College – University of London. Atualmente, além de coordenar a produção do grupo Barracão Teatro (Campinas), trabalha na elaboração de projetos e captação de recursos para clientes como Museu da Imaginação e Festival do Teatro Brasileiro.
Luciana Castro escreveu e executou projetos para clientes como SABESP, Natura, Mauell, ContourGlobal, AES Brasil, Duratex, entre outros. Foi Gerente de Projetos e Relações Comunitárias do Instituto Agires e atualmente, integra a equipe da Companhia da Cultura, desenvolvendo planejamento estratégico para clientes, gerando e acompanhando indicadores de processo/resultado.
Marcela Amaral atua há 17 anos na área da produção cultural e cursou MBA em Gestão de Bens Culturais na FGV. Foi produtora executiva do ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea), coordenando a produção, por exemplo, do World Biennial Forum 2014 em São Paulo. Hoje, responde pelo setor de planejamento e operação da Fundação Bienal de São Paulo.
Natalie Assad é formada em Administração Social com ênfase em Marketing pela ESPM. É co-fundadora da plataforma de financiamento coletivo Partio (partio.com.br), que já arrecadou mais de 2 milhões de reais para cultura e viabilizou cerca de 40 projetos nos últimos dois anos.
SOBRE POIESIS
Instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
SERVIÇO: Jornada de Gestão Cultural
Marília
14 a 16/9. Sexta-feira, 19h30 às 21h30; Sábado e domingo, 10h às 18h (com intervalo de almoço).
Local: Biblioteca Municipal de Marília – Rua São Luiz, 1295, Centro
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/2CiYqFO. A inscrição pode ser feita presencialmente na Secretaria Municipal de Cultura ou na Biblioteca Municipal.
Garça
28 a 30/9. Sexta-feira, 19h30 às 21h30; Sábado e domingo, 10h às 18h (com intervalo de almoço).
Local: Biblioteca Pública Municipal Dr. Rafael Paes de Barros – Av. Dr. Rafael Paes de Barros, 522, Willians
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/2CiYqFO
POIESIS – Assessoria de Imprensa
Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br
Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br
Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br
Secretaria de Estado da Cultura – Assessoria de Imprensa
Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br
Elisabete Alina – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com
Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com