HomeAssessoria ReleasesOficina Cultural Juan Serrano realiza 5ª Maratona Cultural para diversas idades

Oficina Cultural Juan Serrano realiza 5ª Maratona Cultural para diversas idades

Atividades livres em cultura digital, circo, artes visuais, música, entre outras vertentes, formam o circuito que também funciona como alternativa para as férias escolares

Em julho a Oficina Cultural Juan Serrano, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, administrada pela Poiesis, abre programação da 5ª Maratona Cultural. Desde jogos populares até inclusão digital serão trabalhadas nas atividades abertas para todas as idades e com inscrições abertas diretamente na recepção da unidade, localizada na rua Joaquim Pimentel, 200, bairro Cohab Taipas, em São Paulo. A seguir, alguns dos destaques da atual edição que também funciona como alternativa para aproveitas as férias escolares.

Entre 10 e 26 de julho, os Jogos da cultura popular serão praticados com relação ao folclore e a oralidade, modo pelo qual são passados de geração a geração. A proposta é reviver brincadeiras individuais e coletivas. Há 150 vagas, sendo as segundas-feiras em dois períodos, 10h às 12h e 15h às 17; às quartas, das 15h às 17h; e sextas-feiras, 10h às 12h.

O Laboratório de internet é inclusivo para que diversos públicos, até mesmo a terceira idade, se familiarizem com o mundo digital, com as formas de pesquisa por informações na internet e sobre conexão na web. Também será nos dias 10 a 26 de julho, de terça-feira das 15h às 17h, quartas, das 10h às 12h, e sextas-feiras em dois horários, 10h às 12h e das 13h às 15h. Essa atividade oferece 55 vagas.

A abordagem de espetáculos tradicionais do circo vai direcionar a Prática circense nos dias 10 a 24 de julho.  Por uma vivência divertida, livre e desafiadora, os participantes farão exercícios com instrumentos como perna de pau e malabares. São 60 vagas e os encontros serão as segundas, das 13h às 15h; e quartas-feiras, entre 10h e 12h.

Em Espaço de criação artística, entre 15 e 22 de julho, o público poderá integrar uma investigação visual para captar o que pode ser feito a partir do próprio cotidiano. Para retratar e experimentar este ato artístico, a Oficina Cultural Juan Serrano fornece suporte e materiais gratuitamente. Esse exercício será feito pelas segundas-feiras, das 10h às 12h.

Por fim, a Orientação musical, de 2 a 23 de julho, aplicará o método de aprendizagem musical feito por Edwin Gordon, um dos principais estudiosos da área. Serão disponibilizados instrumentos de corda, sopro e percussão para chegar às experiências rítmicas, além de verificar como elas influenciam a compreensão e percepção das crianças (um dos aspectos analisado por Gordon). Sempre as terças-feiras, das 15h às 17h, essa atividade conta com 30 vagas.

* Programação sujeita a alteração.

SERVIÇO:

JOGOS DA CULTURA POPULAR
10/7 a 26/7: segundas-feiras, 10h às 12h e 15h às 17h; quartas-feiras, 15h às 17h; e sextas-feiras, das 10h às 12h

LABORATÓRIO DE INTERNET

10/7 a 26/: terças-feiras, das 15h às 17h; quartas-feiras, 10h às 12h; e sextas-feiras, 10h às 12h e 13h às 15h

PRÁTICA CIRCENSE
10/7 a 24/7: segundas-feiras, 13h às 15h; e quartas-feiras, 10h às 12h

ESPAÇO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA
15/7 a 22/7: segundas-feiras, 10h às 12h

*Todos os materiais serão fornecidos gratuitamente aos participantes.

* Faixa etária: todas as atividades são livres

SOBRE A OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO

A Oficina Cultural Juan Serrano realiza atividades voltadas para a formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e abrangem diversas áreas como tecnologia, artes plásticas, teatro, literatura, música, fotografia, dança e circo, entre outros. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que atua, desde 1986, na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano
Rua Joaquim Pimentel, 200 – Cohab Taipas – São Paulo
Telefone: (11) 3994-3362 | 3971-3640
Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 13h