HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + Notícias Assessoria ReleasesO rapper Rael e a cantora Adriana Moreira estão na #ViradaSP Online deste sábado (25/9)

O compositor Gabriel Moura também está na programação especial. Além de várias atrações artísticas do município de Mogi das Cruzes, selecionada no programa de difusão cultural #JuntospelaCultura

A #ViradaSP Online21, maratona de música, artes cênicas e cultura urbana, deste sábado, 25 de setembro, terá shows especiais do rapper Rael, da cantora Adriana Moreira e do compositor Gabriel Moura.  Outro destaque é o quadro especial Rolando Prosa, capitaneado por Rolando Boldrin. Já consagrada no calendário cultural, a #ViradaSP Online 2021 é transmitida, gratuitamente, durante 12 horas seguidas, tanto pela plataforma #CulturaEmCasa como pelo seu aplicativo, disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android. (Confira programação abaixo)

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da Arte, e integra o programa de fomento e difusão cultural #JuntospelaCultura.  Os shows de Adriana Moreira, do rapper Rael Gabriel Moura foram gravados no Teatro Sérgio Cardoso especialmente para o evento. Tudo comandado pelos apresentadores Ellen Oléria e Luiz Ramalho.

Justamente por ser uma ação que valoriza os aspectos culturais e curiosidades regionais, a Amigos da Arte produziu o Rolando Prosa – quadro especial, estrelado pelo contador de histórias e cancioneiro Rolando Boldrin, recheado de conteúdos especiais envolvendo a cultura popular de cada cidade do estado de São Paulo. Histórias, canções e causos permeiam o programa que integrará todas as edições do evento.

Esta edição da #ViradaSP Online 2021 acontece em parceria com  Mogi das Cruzes. O município foi selecionado a partir de chamada pública do programa #JuntospelaCultura, realizada este ano. Diferentes linguagens artísticas compõem as atrações locais. Entre elas, Rio New York in Two, com os multi-instrumentista Sebastião da Silva (Barbosa) e com o baterista Ramon; o espetáculo infantil Cantando Minha Terra, com o grupo Terra de Almofadas; a  batalha de rimas mais antiga do Alto Tietê – a Arena MCs o espetáculo musical Samba-Revolução, com o grupo Dona da Rua; e a performance Os Zomi + Forte Del Mundo, com as palhaças da Companhia Mina de Riso, Lúcia Diniz e Nahome Andere.

Mogi das Cruzes se soma a outros 19 municípios de São Paulo que tiveram suas propostas culturais selecionadas e que integram a #ViradaSP Online 2021: Botucatu, Franco da Rocha, Ilha Solteira, Itanhaém, Itapira, Mirante do Paranapanema, Santa Fé do Sul, São Bento do Sapucaí, São João da Boa Vista, São Luís do Paraitinga, Serrana, Sete Barras, Ubatuba. O evento já foi realizado em parceria com São José dos Campos, Piracicaba, Itapevi, Mairiporã, Ribeirão Preto e Bertioga. Todas as cidades foram condecoradas pelo governo estadual paulista com o título de capitais culturais de São Paulo pela qualidade no cenário artístico e o estímulo dado ao setor pelas prefeituras.

“A Virada SP é uma iniciativa de ampliação do acesso à cultura e de formação de público que valoriza a diversidade e a qualidade”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. “O objetivo é ressaltar o papel estratégico das expressões artísticas para a promoção do desenvolvimento humano e econômico de todas as regiões do Estado.”

Serviço:  #ViradaSP Online – Mogi das Cruzes

25 de setembro de 2021

12h10         Umbigo de Yayá

13h00         Cantando Minha Terra, com Grupo Terra de Almofadas