HomeAssessoria Releases“Museus, sociedade e crise: do luto à luta”

“Museus, sociedade e crise: do luto à luta”

A programação do mais importante evento do setor museal paulista está completa e com todos os convidados e convidadas confirmados. O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, divulgou nesta sexta-feira (13), a programação do Encontro Paulista de Museus (EPM2020), que será realizado de 23 a 27 de novembro, em parceira com a organização social de cultura ACAM Portinari.

Em sua 11ª edição, pela primeira vez, o evento reunirá profissionais de museus, gestores públicos de cultura, pesquisadores, ativistas, estudantes e interessados para a troca de experiências e debates de forma virtual. A programação do EPM2020 traz atividades com base no tema “Museus, Sociedade e Crise: do luto à luta”.

Além de abordar questões relativas ao cenário em que os museus se depararam diante da pandemia e o impacto disso em suas operações, o EPM2020 contemplará também as premissas do trabalho que o SISEM-SP desenvolve desde agosto de 2019, ao realizar uma série de eventos presenciais e virtuais sobre sustentabilidade em museus nos eixos: econômico, social, cultural e ambiental.

Para se adequar ao novo formato virtual, a programação foi dividida em cinco dias, com a adoção de recursos inclusivos como legendagem e tradução na Língua de Sinais (Libras). Para isso, a equipe de produção contou com a assessoria do Museu da Inclusão para estruturar a acessibilidade do evento.

O EPM2020 será exibido pelo canal do SISEM-SP no Youtube, com transmissão direta em tempo real a partir do auditório do Museu do Futebol, com possibilidade de interação ao vivo. Quem deseja receber o certificado de participação precisa se inscrever gratuitamente até 22 de novembro, no link https://www.sisemsp.org.br/epm/inscricoes/.

“A programação do EPM2020 teve uma curadoria coletiva com participação de representantes do campo museal designados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A ênfase recai sobre as questões do respeito à diversidade cultural e o combate às discriminações dos segmentos minorizados”, explica o diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker. Confira a programação e o perfil dos participantes no link https://www.sisemsp.org.br/epm/.

1° Dia – 23 de novembro (Segunda-feira)

10h – 10h50 -Cerimônia de abertura
Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo
Raphael Callou, Diretor e Chefe da Representação da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI) no Brasil
Medalha de Mérito Museológico Waldisa Rússio Camargo Guarnieri 2019
Homenageado Júlio Abe Wakahara
Apresentação: Angelica Fabbri (ACAM Portinari)

10h50 – 11h50 – Conferência
Ellen Oléria
Apresentação: Davidson Kaseker

15h – 16h35 Provocações: Museu para quê?
Eixos Econômico e Ambiental da Sustentabilidade
Ana Carla Fonseca (Garimpo de Soluções)
Jacques Marcovitch (Universidade de São Paulo)
Emanoel Araújo (Museu Afro Brasil)
Mediação: Jochen Volz (Pinacoteca de São Paulo)

.

2° Dia – 24 de novembro (Terça-feira)
Vozes

Museais Mosaico: Os museus são neutros?

10h – 12h
Mesa de debate: Os meios e os fins conectados
Eixo Econômico da Sustentabilidade em Museus

Victor Magrans (Museu Nacional de Arte da Catalunha) tradução espanhol/português
Rosaria Ono (Museu Paulista da Universidade de São Paulo)
Patrícia Ellen da Silva (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo)
Mediação: Davidson Kaseker (GTC SISEM-SP)

15h – 16h30
O futuro dos museus começa do lado de dentro: apresentação dos resultados da pesquisa do ICOM Brasil com profissionais de museus

Renata Motta (ICOM BR) e Clara Azevedo (Tomara! Educação e Cultura)
Beth Ponte (Pesquisadora associada)
Fernanda Castro (Museu Histórico Nacional/ Ibram e REM Brasil)
Mediação: Luiz Mizukami (GTC SISEM-SP)

.

3° Dia – 25 de novembro (Quarta-feira)
Vozes
Museais Mosaico: O que você espera encontrar nos museus hoje?

Mesa de debate: Natureza e Humanidade
Eixo Ambiental da Sustentabilidade em Museus

Eunice Laroque (Museu de Arqueologia de Itaipu / Ibram / Mtur)
Arturo González (Museu do Deserto – saltillo, Coahuila, México) tradução espanhol (México)/português
Angelica Fabbri (ACAM Portinari)
Mediação: Ana Lourdes Costa (Instituto Brasileiro de Museus – Ibram)

15h – 16h35
Provocações: Museu para quem?
Eixos Social e Cultural da Sustentabilidade

Naine Terena (Oráculo Comunicação, educação e Cultura)
Janes Jorge (Universidade Federal de São Paulo)
Harry Adams (Museu da Inclusão – SEDPcD)
Mediação: Luiz Palma (GTC SISEM-SP)

4° Dia – 26 de novembro (Quinta-feira)
Centro de transmissão do evento: Auditório do Museu do Futebol
Vozes Museais Mosaico: Museu para quê?

10h – 12h
Mesa de debate: Os caminhos da luta por equidade
Eixo Social da Sustentabilidade em Museus

Rede SP de Memória e Museologia Social

Zita Possamai (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Carolina Rocha Teixeira (Rede Museologia Kilombola)
Mediação: Gabriela Aidar (Pinacoteca de São Paulo)

15h – 16h30
Papel dos públicos no futuro dos museus: uma co-criação necessária. Apresentação dos resultados da pesquisa do ICOM Brasil com públicos de museus

Roberta Saraiva Coutinho (ICOM BR) e Júlia Picchioni (Tomara! Educação e Cultura)
Beth Ponte (Pesquisadora associada)
William Alfonso López Rosas (Universidade Nacional da Colômbia) tradução espanhol (Colômbia)/português
Mediação: Maria Cristina Oliveira Bruno (Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo)

5° Dia – 27 de novembro (Sexta-feira)
Vozes
Museais Mosaico: O museu que eu quero…

A importância do advocacy no cenário futuro dos museus (Vídeo gravado – Duração total: 30 min.)

ICOM BR – Renata Motta
ABRAOSC – Paulo Zuben
Advocacy Hub – Pedro Hartung

10h – 12h Mesa de debate: Identidade e protagonismo