HomeAssessoria ReleasesMulheres na direção, cinema alemão e influência vampiresca são temas de cursos e debates da Casa Guilherme de Almeida

Mulheres na direção, cinema alemão e influência vampiresca são temas de cursos e debates da Casa Guilherme de Almeida

Todas gratuitas, as atividades formativas serão ministradas por diversos especialistas, como Joyce Pais, Fernando Brito e Franthiesco Ballerini, entre julho e setembro

A programação de cinema recorrente da Casa Guilherme de Almeida – equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – promove debates e cursos de julho a setembro. O cinema feito por mulheres latino-americanas, a narrativa vampiresca do irlandês Abraham “Bram” Stoker, autor do romance epistolar Drácula, e o cinema alemão a partir da década de 1970 ocuparão a Sala Cinematographos, anexo do museu-casa.

Nos sábados dos dias 20 de julho, 17 de agosto e 7 de setembro, a partir das 14h, o debate Mulher na direção: latinas traz um panorama sobre a variedade de filmes feitos por mulheres latino-americanas e o lugar desse recorte na área audiovisual. Com mediações das especialistas Joyce Pais e Luísa Pécora, a atividade amplia reflexão sobre a diversidade dessa produção por meio de exibições dos longas-metragens Jovem aloucada (Chile, 2012), de Marialy Rivas, Que bom te ver viva (Brasil, 1989), de Lúcia Murat, e Pelo malo (Venezuela, 2013), de Mariana Rondón.

Na semana do dia 22 a 26 de julho, às 19h, e 27 de julho, às 14h, os críticos de cinema Fernando Brito e Raphael Cubakowic, ministram o curso Drácula no cinema. Durante as aulas, os profissionais abordam a criação vampiresca de Bram Stoker, a forma que essa abordagem foi adaptada no cinema e debatem sobre o filme Nosferatu (Alemanha, 1922), de Friedrich Wilhelm Murnau, uma das releituras clássicas de Drácula a ser exibido no último encontro.

Já entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, o curso Novo Cinema Alemão apresenta a produção cinematográfica da Alemanha resgatando a precisão técnica, estética e de linguagem que não eram vistas desde a época expressionista, a qual foi limitada pelo período nazista. As novas configurações políticas, sociais, econômicas, culturais e psicológicas do pós-guerra começaram a integrar os filmes a partir dos anos 1970. Com aulas ministradas pelo jornalista e escritor Franthiesco Ballerini, o curso inclui trabalhos dos diretores Wim Wenders, Rainer Werner Fassbinder e Werner Herzog.

Todas as atividades são gratuitas e com inscrição online. Cada uma delas oferecem 50 vagas.

SERVIÇO:

Debates

MULHER NA DIREÇÃO: LATINAS

Com Joyce Pais, criadora do portal Cinemascope, e Luísa Pécora, criadora do site Mulher no Cinema. Elas também fazem parte do Coletivo Elviras – Mulheres Críticas de Cinema.

Sábado, 20 de julho, das 14h às 18h

Jovem aloucada (Chile, 2012), de Marialy Rivas

A vida da adolescente Daniela, de família evangélica, que não consegue reprimir seus impulsos sexuais. Ela, então, recorre ao mundo cibernético para dividir suas experiências.

Inscrição: https://bit.ly/2J25oiE

Sábado, 17 de agosto, das 14h às 18h

Que bom te ver viva (Brasil, 1989), de Lúcia Murat

O docudrama de estreia de Lúcia Murat traz à tona depoimentos de mulheres vítimas de violações — físicas e psicológicas —sofridas durante a ditadura militar. O filme também retrata como as presas políticas brasileiras lidaram com essas repressões décadas depois.      Inscrição: https://bit.ly/2WVUTT2

Sábado, 7 de setembro, das 14h às 18h

Pelo malo (Venezuela, 2013), de Mariana Rondón

Um garoto sonha em alisar o cabelo para se parecer com um cantor de sucesso e sair bonito na foto do colégio. Mas o que ele consegue é começar uma pequena “revolução” dentro do seu fragmentado ambiente familiar. O machismo e a lógica binária se mostram como maior obstáculo ao protagonista.

Inscrição: https://bit.ly/2WW3HrX

Cursos

DRÁCULA NO CINEMA
Com Fernando Brito, curador da Versátil Home Vídeo, e Raphael Cubakowi, responsável por montagens de obras como Na PistaFragmentos de Uma Metrópole e Hora Extra.

De 22 a 26 de julho, das 19h às 21h; e 27 de julho, das 14h às 18h

Curso formado pelas transposições para o cinema a partir da criação vampiresca de Bram Stoker, incluindo suas peculiaridades e a exibição do filme alemão Nosferatu (1922), de F. W. Murnau, uma das adaptações cinematográficas de Drácula.

Inscrição: https://bit.ly/2RAIyCD

50 vagas

NOVO CINEMA ALEMÃO

Com Franthiesco Ballerini, jornalista com passagens por veículos de comunicação, entre eles, o Grupo Estado, Rádio Eldorado e revista Bravo. Como escritor publicou os livros Diário de Bollywood – Curiosidades e Segredos da Maior Indústria de Cinema do Mundo (2009), Cinema Brasileiro no Século 21 (2012) e Jornalismo Cultural no Século 21 (2015).

De 29 de julho a 2 de agosto, das 14h às 16h

Após quase quatro décadas submersa no contexto ideológico nazista, a Alemanha constatou um cinema vibrante, que recuperou a precisão técnica, estética e de linguagem dos tempos do Expressionismo. Ao mesmo tempo, a área discutia as novas configurações sociais, políticas, econômicas, culturais e psicológicas do país dividido do pós-guerra. A programação do curso ainda inclui as obras dos diretores Wim Wenders, R. W. Fassbinder e Werner Herzog.

Inscrição: https://bit.ly/2Y9cbNW

 

Casa Guilherme de Almeida

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes – São Paulo

Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes

Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h

www.casaguilhermedealmeida.org.br

Compartilhe!