HomeAssessoria Releases#MISemCasa lança programação infantil com tema “Monstros e Monstrices”

#MISemCasa lança programação infantil com tema “Monstros e Monstrices”

Novo “Pontos MIS Criança” traz, toda semana, vídeos com brincadeiras para toda a família, dentro do universo cinematográfico dos monstros. Primeira edição acontece no dia 15 de julho, com dois vídeos de oficinas gratuitas

A partir de julho, o #MISemCasa, ação virtual com conteúdo diário e inédito do Museu da Imagem e do Som – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo -, inclui na programação semanal atividades voltadas a crianças e famílias. O Pontos MIS, programa de difusão do Museu, apresenta o projeto infantil Pontos MIS Criança, com o tema Monstros e Monstrices. Toda quarta-feira, durante um mês, o público poderá conferir vídeos com oficinas sobre desenhos, colagens e criação de histórias, a partir da linguagem cinematográfica – utilizando técnicas de gravação, trilha sonora, figurino, animação, efeitos especiais e edição. Com referências que vão de Georges Méliès a Tim Burton, toda a família irá se divertir e aprender com as atividades propostas.
Dividida em 8 episódios, a primeira edição do Pontos MIS Criança começa no dia 15 de julho, com dois vídeos de oficinas gratuitas: Cinema de monstros e Colagem. Serão disponibilizados, por semana, dois episódios em vídeo – e, para participar, basta fazer inscrição neste formulário, no próprio dia do evento. Após a inscrição, a equipe do Pontos MIS envia os links com os respectivos vídeos de atividades ao participante.
O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19, que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento temporariamente suspenso.
O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.
Programação PONTOS MIS CRIANÇA – Monstros e Monstrices
15.07 | Quarta-feira | 11h
Ep 01 | Oficina cinema de monstros
Nesta minioficina audiovisual, as crianças assistirão ao curta-metragem Médico de monstro (Dir. Gustavo Teixeira, 2017, Brasil, 11min), premiado em festivais nacionais e internacionais. Em seguida, o cineasta e coordenador de oficinas e mostras audiovisuais Christian Saghaard dá várias dicas de cinema e, de maneira divertida e acessível, sugere diversas formas de criação de monstros e de vídeos.
Ep 02 | Oficina de colagem – Corpos Esquisitos
Nesta minioficina, a ideia da brincadeira é criar um ser imaginário a partir de um exercício de colagem. Tomando emprestado imagens de revistas, desenhos e a imaginação de cada criança, o educador e vídeo-designer Kaka ensina a produzir um monstro que misture e brinque com as ideias de gêneros, famílias, cores e fronteiras. Onde ele vive? Como ele dorme? O que ele gosta de comer?  Depois de recortar e colar, cada participante dá o nome para o ser imaginário.
22.07 | Quarta-feira | 11h
Ep 03 | Oficina Família monstro
Esta atividade busca introduzir crianças e adultos no universo da produção audiovisual por meio da experimentação e uso de aplicativos de vídeo no celular. Uma forma lúdica de fazer vídeos musicais com personagens monstros ou seres estranhos do cinema nacional e internacional. Ministrante: Diaulas Ullysses – diretor de cinema, roteirista, produtor e professor.
Ep 04 | Oficina de Efeitos especiais
Nesta minioficina de vídeo com efeitos especiais, os participantes irão realizar pequenos vídeos ou cenas utilizando o incrível efeito especial de “parecer e desaparecer” – criado no começo do cinema por Méliès, mágico ilusionista e cineasta francês. A atividade é realizada por Ralph Friedericks, criador da produtora Matiz Filmes
29.07 | Quarta-feira | 11h
Ep 05 | Oficina de Figurinos para crianças
Com inspiração nos figurinos dos personagens do filme “Hotel Transilvânia”, a figurinista, diretora de arte e artista educadora Maria Cecília Amaral ensina o público a criar o próprio figurino monstruoso, aprendendo a fazer seu desenho e, posteriormente, a construção desse figurino com materiais reciclados.
Ep 06 | Oficina livre de dublagem – Monstros, monstrices e ruídos
Nesta atividade, o produtor audiovisual e editor Italo Yuri faz um resumo da história do som no cinema e ensina alguns conceitos da técnica de dublagem usando o celular. As crianças irão aplicar efeitos de distorção de voz e edição básica de som, para sincronizar e dar voz a personagens em um vídeo.
Os participantes precisarão de um fone de ouvido com microfone acoplado e o aplicativo gratuito Kinemaster, instalado em um celular ou tablet.
05.08 | Quarta-feira | 11h
Ep 07 | Monstros e criaturas extraordinárias – O mundo de Tim Burton
Nesta minioficina, as crianças irão conhecer um pouco da vida e obra do consagrado diretor de cinema Tim Burton, que criou um universo de personagens memoráveis em animações como O estanho mundo de Jack,  Noiva cadáver, Vincent, Frankenweenie e outros. Depois de algumas dicas de como criar seus próprios personagens, os participantes irão aprender como “dar vida” a essas criaturas fazendo um filme de animação stop motion usando o celular. Ministrante: Marta Russo, artista visual e coordenadora de cursos sobre stop motion.
Ep 08 | Guarda-roupa dos monstros – Figurino em cena para crianças
S e r v i ç o
Pontos MIS Crianças – Monstros e Monstrices
Link para inscrições das atividades: https://forms.gle/dd6Th15EAYhRMnGR6