HomeAssessoria Releases#MISemCasa faz homenagem ao cineasta Rogério Sganzerla com filme, bate-papo e entrevista

#MISemCasa faz homenagem ao cineasta Rogério Sganzerla com filme, bate-papo e entrevista

Durante a semana, o público confere sessão e bate-papo sobre uma das maiores obras de Sganzerla, “O bandido da luz vermelha”, além de entrevista exclusiva com o cineasta. O #MISemCasa também traz outras atividades – gratuitas – de cinema e música nesta semana

Nesta semana, o MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – homenageia um dos grandes nomes do cinema nacional, Rogério Sganzerla (1946 – 2004). Na segunda-feira, o público confere uma entrevista exclusiva com o cineasta, realizada no MIS, em abril de 1990, dentro do programa Memória do Cinema. Já no sábado, dia 3 de outubro, o Pontos MIS – bate-papo de cinema exibe o grande sucesso O Bandido da Luz Vermelha (dir. Rogério Sganzerla, Brasil, 1968, 92 min, 14 anos), em parceria com a Spcine Play, e realiza um bate-papo ao vivo sobre o longa.

As atividades ocorrem no canal do MIS no Youtube, dentro da programação do #MISemCasa – campanha virtual com conteúdo diário e inédito do Museu da Imagem e do Som.

Ainda para os cinéfilos, acontece mais uma edição ao vivo do #CineCiência, tradicional programa do Museu que traz um debate com especialistas sobre filmes de variados gêneros. Neste domingo, o bate-papo é sobre O dilema das redes (The Social Dilemma, Dir. Jeff Orlowski, EUA, 2020, 12 anos, documentário, 94 min), grande sucesso da Netflix. Com mediação de José Luiz Goldfarb, curador do projeto, as convidadas Lidia Zuin e Laura Trachtenberg Hauser irão debater com o público como as redes sociais podem ter um impacto destrutivo sobre a nossa sociedade.

+ Programação

Completam a programação do #MISemCasa nesta semana: o Notas Contemporâneas com Roberta Miranda e a estreia do projeto Videoartepapo (com participação ao vivo de Marcia Beatriz Granero, Lucila Meirelles e José Roberto Aguilar).

Cursos

O MIS está com inscrições abertas para mais de 30 cursos online. São opções nas mais diversas áreas do conhecimento: cinema, HQ, fotografia, videoclipes, séries, história da arte e música. A lista completa e todos os detalhes podem ser conferidos no site do Museu: www.mis-sp.org.br/cursos

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19, que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento temporariamente suspenso.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Programação #MISemCasa | 28.09 a 04.10


28.09 | Segunda-feira | 20h | Coleção Memória do Cinema – Rogério Sganzerla

O programa “Memória do cinema” colheu depoimentos de importantes nomes do universo cinematográfico brasileiro que são incontornáveis para a compreensão da evolução na forma de fazer cinema no Brasil e suas nuances, técnicas e gêneros. Neste episódio, uma edição especial do depoimento de Rogério Sganzerla, realizado no MIS, em abril de 1990. Nesta entrevista, o cineasta fala sobre sua infância no sul do país, sua formação e a importância histórica e cultural dessa região. Conta sobre o sucesso do seu primeiro filme “BANDIDO DA LUZ VERMELHA”, a repercussão nacional e os prêmios recebidos. Comenta os efeitos do A.I. – 5 no cinema brasileiro e o destroçamento da produção cultural existente. Ele também fala da filosofia do cinema moderno, estigmatizado como cinema marginal, e da relação da televisão com o cinema.

Outros depoimentos de importantes personalidades do cinema brasileiro, como Nelson Pereira dos Santos, Tizuka Yamazaki, Cacá Diegues, Jean-Claude Bernardet e Eduardo Coutinho, podem ser acessados pelo Acervo Online.

30.09 | Quarta-feira | 20h | Notas Contemporâneas – Roberta Miranda

O programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, cuidando da manutenção da prática de história oral do MIS, um dos pilares de criação do museu. Durante a programação #MISemCASA, uma série de edições inéditas a partir desse material vem sendo apresentada, com organização e curadoria da historiadora Rosana Caramaschi, responsável pela entrevista, pesquisa e roteiros desde a primeira edição do programa em 2011.

Maria Albuquerque Miranda, a Roberta Miranda, nasceu em 1956 em João Pessoa na Paraíba e é uma das principais vozes femininas da música brasileira. A artista esteve no MIS, em novembro de 2015, e pode registrar em vídeo os principais momentos de sua vida e trajetória musical. Cantora de sucessos como “Meu Dengo”, “A Majestade e o Sabiá” e “Vá com Deus”, Roberta foi a primeira cantora da música popular brasileira a vender mais de um milhão e meio de discos no primeiro álbum de sua carreira. Além disso, muitas de suas músicas foram e continuam sendo sucessos nas rádios de todo o país. Em 2015, ganhou, na categoria melhor cantora de canção popular, o 26º Prêmio da Música Brasileira, tendo mais um reconhecimento em sua carreira.

1º.10 | Quinta-feira | 19h | Especial VIDEOARTEPAPO

O novo programa do #MISemCasa irá mostrar que a videoarte é para todos. Há 50 anos, artistas brasileiras começaram a experimentar essa linguagem e, desde então, a videoarte ganha cada vez mais espaço. O MIS, que em 2020 também completa 50 anos, detém vários trabalhos e registros desses artistas e quinzenalmente irá compartilhar ideias e produções dentro do #MISemCasa. Para tanto, o museu convidou a videoartista Marcia Beatriz Granero e seu VideoArtepapo para integrar a programação, com exibições e debates com convidados especiais, sempre ao vivo, no canal do MIS no Youtube. A estreia do programa, nesta quinta-feira, conta com a participação dos pioneiros da videoarte brasileira Lucila Meirelles e José Roberto Aguilar. 

03.10 | Sábado | 18h | Bate-papo de Cinema Pontos MIS | O Bandido da Luz Vermelha  

O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo, apresenta neste sábado o clássico nacional O Bandido da Luz Vermelha (dir. Rogério Sganzerla, Brasil, 1968, 92 min, 14 anos), em parceria com a Spcine Play. Para assistir gratuitamente ao filme, que ficará disponível ao público entre os dias 1º e 3 de outubro, basta preencher um cadastro neste link. Já o bate-papo ao vivo, que acontece às 18h no canal do MIS no Youtube, conta com a participação de Bate-papo com o professor Jair Fonseca e o cineclubista Rodrigo Ramos, com mediação de Bruno Cucio.

Sobre o filme: Um assaltante misterioso (Paulo Villaça) usa técnicas extravagantes para roubar casas luxuosas de São Paulo. Ele é apelidado pela imprensa de “bandido da luz vermelha”, já que traz sempre uma lanterna vermelha e conversa longamente com suas vítimas. No entanto, seus roubos e crimes chamam tanta atenção que um implacável policial começa a perseguir o “bandido da luz vermelha”.

04.10 | Domingo | 17h | #Cineciência ao vivo – O dilema das redes

O #CineCiência, tradicional programa do MIS, que apresenta a cada edição um debate com especialistas sobre filmes de variados gêneros, aborda, nesta edição, O dilema das redes (The Social Dilemma, Dir. Jeff Orlowski, EUA, 2020, 12 anos, documentário, 94 min), grande sucesso da Netflix. Com mediação de José Luiz Goldfarb, curador do projeto, as convidadas Lidia Zuin e Laura Trachtenberg Hauser irão debater com o público como as redes sociais podem ter um impacto destrutivo sobre a nossa sociedade.

Exposições virtuais e Acervo Online MIS

Além da programação digital #MISemCASA, o Museu MIS apresenta cinco exposições virtuais realizadas em parceria com o Google Arts & Culture: Moventes (que traz imagens de situações de deslocamento em diferentes tipos de trabalho itinerante); A Coleção Guilherme Gaensly no acervo MIS: uma paisagem humana (que presenta imagens históricas sobre o cultivo do café no interior paulista); Cinema paulista nos anos 1970; Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970 e A mulher na Revolução de 32. Além das exposições virtuais, o público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte do acervo MIS.

S e r v i ç o

 

#MISEMCASA

SITE www.mis-sp.org.br

Redes

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

 

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!