HomeAssessoria ReleasesMemorial da América Latina realiza seminário sobre acordo entre Mercosul e União Europeia

Iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) propõe discutir o papel do Brasil na ratificação do acordo entre os países envolvidos; encontro acontece dia 4 de dezembro

O Acordo de Associação Mercosul-UE está próximo de chegar a uma negociação, após 20 anos de debate. Para discutir o papel do Brasil na ratificação do acordo, o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) realiza o seminário “Acordo Mercosul e a União Europeia – as perspectivas do Brasil”, no dia 4 de dezembro, no Memorial da América Latina.

Em junho, ministros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e comissários da União Europeia (UE) anunciaram em Bruxelas a conclusão da parte comercial do acordo. Uma vez aprovado, o bloco dos países participantes constituirá uma das maiores áreas de livre comércio do mundo.

O acordo abrangerá uma população de 780 milhões de pessoas, consolidando as relações políticas e econômicas entre os blocos.

Para discutir o tema, o seminário contará com a presença do diplomata Rubens Barbosa, embaixador do Brasil em Washington entre 1999 e 2004; Vera Thorstensen, professora da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Karina Pasquariello Mariano, professora adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); Joachim Jakobsen, Conselheiro da Delegação da União Europeia no Brasil; José Botafogo Gonçalves, ex-embaixador do Brasil na Argentina e Roberto Alexandre Borghi, professor do Instituto de Economia da Unicamp.

O Mercosul foi criado em 1991 e tem como membros efetivos Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname fazem parte como associados e não têm poder de voto.

Serviço:

Seminário: Acordo Mercosul e a União Europeia – as perspectivas do Brasil
4 de dezembro | das 9h às 13h
Memorial da América Latina | Auditório da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Inscrições: https://bit.ly/MercosulUniãoEuropeia

9h às 10h30
Joachim Jakobsen | Conselheiro da Delegação da União Europeia no Brasil
Vera Thorstensen | Professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Roberto Alexandre Zanchetta Borghi | Professor da Universidade de Campinas (Unicamp)

11h às 12h20
Karina Pasquariello Mariano | Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
Rubens Barbosa | Federação da Indústria do Estado de São Paulo (FIESP)
José Botafogo Gonçalves – ex-embaixador do Brasil na Argentina

Sobre

Joachim Jakobsen | Graduado e mestre em Direito Comercial na Copenhagen Business School. Trabalhou por oito anos na Cooperação para o Desenvolvimento da Dinamarca, como consultor de governo em Benim e no Mali, com foco em reformas de finanças públicas. Ingressou em 2012 na União Europeia, como gerente de assuntos comerciais, no Caribe e a partir de 2016 no Brasil.

Vera Thorstensen | Professora adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na qual participa do Laboratório de Política e Governo e coordena o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura e Desenvolvimento (GEICD). Integra o Grupo de Reflexión sobre Integración y Desarrollo en América Latina y Europa (GRIDALE). É professora da Escola de Economia de São Paulo – FGV. Coordenadora do Centro do Comércio Global e Investimento – CCGI. Coordenadora da Cátedra OMC no Brasil. Editora da Carta de Genebra da Missão do Brasil de 2001 a 2008.

Rubens Barbosa | Foi embaixador do Brasil em Washington (1999-2004). É consultor de negócios, presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica (SOBEET). É membro do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (Gacint – USP), presidente emérito do Conselho Empresarial Brasil – Estados Unidos (CEBEU) e editor responsável da revista “Interesse Nacional”.

José Botafogo Gonçalves | Atua preponderantemente na área de Direito Internacional do Comércio em temas relativos à Organização Mundial do Comércio (OMC).
Coordenador de Assuntos Internacionais Agrícolas do Ministério da Agricultura (1979). Ministro de Estado da Indústria, do Comércio e do Turismo (1998). Secretário Executivo da CAMEX (Câmara de Comércio Exterior) da Presidência da República (2000). Embaixador Especial para Assuntos do Mercosul (2001). Embaixador do Brasil na Argentina (2002-2004).

Roberto Alexandre Zanchetta Borghi | Economista e Professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor pela Universidade de Cambridge, Reino Unido. Mestre e Bacharel pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Possui larga experiência nas áreas de Economia Industrial, Economia Internacional e Macroeconomia.