HomeAssessoria Cultura + Cultura + Notícias Assessoria ReleasesLuau para Enok Virgulino e show de Letrux estão na #ViradaSPOnline; na foto, o Coral Nhamadu Nhemopu’ã de Ubatuba

Pela primeira vez  grandes nomes do Forró Universistário se reúnem em apresentação histórica. Na programação, estão  atrações artísticas do município de Ubatuba, selecionado no programa de difusão cultural #JuntospelaCultura

Esta edição da #Virada SPOnline apresenta o Luau em Ubatuba, uma homenagem especial aos 25 anos de história do sanfoneiro Enok Virgulino, que ficou à frente do Trio Virgulino por mais de 40 anos. Realizado na Praia Vermelha do Norte, o Luau reúne, pela primeira vez, grandes nomes do Forró Universitário em um momento histórico: Dezinho e Alemão (Falamansa); Jorge Filho e Tico (Rastapé); Enok Virgulino; Janayna Pereira (ex-Bicho de Pé); Trip e Andrezinho (Peixe Elétrico); Jan Praieira, Du e Vic (Benziê); e Maha Brasil.  A #ViradaSP Online 2021 é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com gestão e produção da Amigos da Arte.  A transmissão ocorre, gratuitamente, a partir do meio-dia, tanto pela plataforma #CulturaEmCasa como pelo seu aplicativo, disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android. (Confira programação artística abaixo).

Um dos nomes de maior destaque no cenário da música independente contemporânea, a cantora e compositora, Letrux, também está em show especial nesta #ViradaSP Online com as canções de seu primeiro disco solo Em Noite de Climão. Alerta e sensível às questões de nosso tempo, Letrux acompanha e apoia causas como o feminismo e as lutas pela igualdade de gêneros, contra o racismo e a homofobia.

A Amigos da Arte também produziu o Rolando Prosa – quadro especial, estrelado pelo contador de histórias e cancioneiro Rolando Boldrin, recheado de conteúdos especiais envolvendo a cultura popular da cidade. Histórias, canções e causos permeiam o programa que integrará todas as edições do evento.

Ubatuba participa com diversas atrações culturais. Entre elas: o espetáculo Cantos da terra, com o grupo Cunhã Batá; o Fandango Ciranda Caiçara, com a participação de mestres tocadores de diversas regiões de Ubatuba; show do grupo Salve 012; e o Coral Nhamadu Nhemopu’ã e Xondaro da Aldeia Tekoa Jaexaa Porã.

“A #ViradaSP Online é uma iniciativa de ampliação do acesso à cultura e de formação de público que valoriza a diversidade e a qualidade”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. “O objetivo é ressaltar o papel estratégico das expressões artísticas para a promoção do desenvolvimento humano e econômico de todas as regiões do Estado.”

“Importante destacar que a excelência cultural do evento é moldada e protagonizada por artistas locais e pelo fundamental incentivo promovido pelas gestões municipais. Com a transmissão online, totalmente gratuita, via plataforma de streaming e pelo aplicativo #CulturaEmCasa, amplia-se a difusão desta riqueza artística das cidades paulistas para o restante do país”, ressalta Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Serviço:  #ViradaSP Online – Ubatuba

12h       Início da transmissão

12h10   Grupo Retreta Maestro Pedrinho

13h15   Suspensos, com Grupo Convívio das Artes