HomeAssessoria ReleasesJornada do Patrimônio chega aos municípios paulistas em setembro

Jornada do Patrimônio chega aos municípios paulistas em setembro

Ação tem como objetivo sensibilizar o público para reconhecimento, valorização, defesa e preservação do patrimônio cultural paulista

Nos cinco finais de semana de setembro, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras, realizará a Jornada do Patrimônio Paulista 2018, evento que visa valorizar a história paulista, aproximar o público de patrimônios históricos e culturais e valorizar o potencial turístico, por meio de visitas guiadas a patrimônios edificados e roteiro de passeios e atividades pela cidade. Os municípios interessados em participar podem entrar em contato pelo email jornadapatrimonio2018@sp.gov.br.

Sob responsabilidade da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), a Jornada do Patrimônio Paulista teve um projeto piloto em 2017, quando chegou a 15 municípios. A ideia agora é ampliar a ação para que mais regiões paulistas participem. Além de visitas guiadas, a programação organizada por cada município abrangerá atividades relacionadas ao patrimônio cultural paulista, como palestras, oficinas e atrações artísticas.

“Ninguém preserva o que não conhece. A Jornada melhora a relação com o espaço urbano”, disse o secretário da Cultura do Estado Romildo Campello em encontro com representantes municipais no dia 16 de julho, na capital, enfatizando a Jornada como um evento que fortalece a parceria entre o Estado e os municípios. O secretário ainda ressalta o vínculo da preservação com o turismo. “O patrimônio histórico promove a inclusão do ponto de vista sociocultural e socioeconômico; neste aspecto, quando há investimento em cultura, há retorno econômico para a sociedade”, reforçou.

A Jornada terá como foco não apenas o patrimônio material, mas também o imaterial – que abrange o conjunto de saberes de um grupo, como as festas, o artesanato e a culinária de cada região. “A valorização do patrimônio histórico contribui para a construção da identidade do indivíduo; além disso, fortalece a imagem dos municípios”, afirma a coordenadora da UPPH, Valéria Rossi. Ela lembra que o projeto nasceu em 1985, na França, e hoje é adotado em vários países da Comunidade Europeia. Na cidade de São Paulo, a Jornada existe há quatro anos. Na esfera estadual, será o segundo ano.

Segundo Geraldo Gonçalves Jr., secretário de Cultura de Itu – um dos municípios que participaram do projeto piloto em 2017 –, a Jornada foi extremamente positiva, gerando interesse na visitação a prédios históricos. Mesma opinião tem a diretora de Cultura de Mogi das Cruzes, Margarete Silvestrini, que, no ano passado, contabilizou cerca de 300 participantes em sua cidade.

Todos os municípios presentes no encontro na Secretaria da Cultura e outros que não puderam comparecer manifestaram boas expectativas para a Jornada do Patrimônio Paulista 2018, cuja organização já foi iniciada. Os municípios interessados em participar podem entrar em contato para obter mais informações pelo e-mail jornadapatrimonio2018@sp.gov.br

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br