HomeAssessoria ReleasesJogos vocais, como fazer uma trompa em casa e curiosidades sobre a flauta são destaques da programação do #GuriEmCasa

Com o objetivo de ampliar o acesso e fortalecer o aprendizado da música e a inclusão social, o Guri Capital e Grande São Paulo reúne uma série de atividades online para diferentes faixas etárias

Aprender a fazer uma trompa em casa, jogos vocais, curiosidades sobre a flauta esses são alguns dos destaques da programação da semana de 25 a 29 de maio do #GuriEmCasa, que tem o objetivo de ampliar o acesso e fortalecer o aprendizado. O Guri Capital e Grande São Paulo, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, desenvolveu uma plataforma que reúne atividades online do programa.

A série #AprendaComOGuri vai abordar na segunda dia 25, às 17h, o trombone de vara e o de pistons. Já na terça é a vez das professoras e professores do Guri apresentarem os diferentes tipos de flautas. Na quinta, dia 28às 17h, #AprendaComOGuri vai ensinar como fazer uma trompa em casa.

O Trenzinho Caipira, de Heitor Villa-Lobos, está na Escuta Musical de quarta-feira, dia 27, às 17h e, na sexta, dia 29, às 13h, é a vez de A Paz, de Gilberto Gil.

Toda sexta-feira, #GuriEmCasa traz uma dica cultural. Nesta semana, dia 29, às 17h, o público será convidado a saber mais sobre o Museu de Arte Moderna (MAM).

A programação da semana traz ainda informações sobre o funcionamento da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. A ação faz parte da série #SOCIALizando que tem o objetivo de divulgar informações e orientações sobre serviços de utilidade pública, direitos sociais para contribuir com o enfrentamento à pandemia.

#GuriEmCasa oferece atividades inteiramente gratuitas que foram elaboradas de modo a contemplar diferentes faixas etárias e a incentivar o aprendizado, além de reforçar a importância da música para conectar pessoas

A programação completa está disponível no site  https://gurisantamarcelina.org.br/

#GuriEmCasa

PROGRAMAÇÃO 25 a 29 de Maio

SEGUNDA-FEIRA – 25 DE MAIO

O Passo (Lucas Ciavatta)

Um desafio

17h #AprendaComOGuri

Trombone de Vara ou Trombone de Pistons – Quem veio primeiro?

TERÇA-FEIRA – 26 DE MAIO

Flautas do Mundo

15h #SOCIALizandoGuri

Nota informativa

Funcionamento da Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Conheça o Violão de 8 Cordas

QUARTA-FEIRA – 27 DE MAIO

13h #CanteComOGuri

Jogos Vocais

Escuta Musical

O Trenzinho Caipira, de Heitor Villa-Lobos

QUINTA-FEIRA – 28 DE MAIO

13h #CanteComOGuri

Vamos Todos Cirandar

15h #SOCIALizandoGuri
Série Releituras: falando sobre a Defensoria Pública e atuação dos Direitos Humanos

Joyce Corazza Dias

Aprenda a Fabricar uma Trompa em Casa

SEXTA-FEIRA – 29 DE MAIO

Escuta Musical
A Paz, de Gilberto Gil

Atividade Cultural

Conheça melhor o Museu de Arte Moderna (MAM)

Luiz Henrique

Guri Capital e Grande São Paulo

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua.

Santa Marcelina Cultura

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.