HomeCultura + Notícias Assessoria ReleasesHomenagem à Hilda Hilst e peça Estudo para Fantasmas de Henrik Ibsen são opções de passeios culturais em São Paulo

Homenagem à Hilda Hilst e peça Estudo para Fantasmas de Henrik Ibsen são opções de passeios culturais em São Paulo

Aproveite, também, os últimos dias da exposição “E o palhaço, quem é!?”, no Paço das artes

Quer aprender um pouco sobre a poetisa, cronista, dramaturga e ficcionista brasileira Hilda Hilst e, ainda, saborear algum prato citado em alguma obra dela? Esta opção gratuita de “receita e literatura” é possível na Biblioteca de São Paulo, em 24/3, com a historiadora Dolores Freixa e a chef de cozinha Solange Botura.

Caso esteja em busca de peças teatrais, programe-se para ir até o Teatro Sérgio Cardoso assistir ao Estudo para Fantasmas de Henrik Ibsen”, com direção de Sérgio Ferrara. Na trama, a viúva Helena Alving deseja enterrar o passado de seu marido. Os “fantasmas” do título são metafóricos, referindo-se a tradições ultrapassadas e às tensões persistentes dos pecados do pai que continuam a afetar os descendentes. 

Para os apreciadores de óperas, cinema, balés, concertos, espetáculos e cênico-musicais, tem a opção do Theatro São Pedro, onde  será possível assistir a uma série de concertos em cima do palco, pertinho dos músicos.

Além de outras opções, como: Sextou na Praça com a Fábrica de Cultura Osasco; programação gratuita em vários dias em comemoração ao Dia do Circo, no Mundo do Circo; Páscoa na Sala São Paulo; Últimos dias da exposição “E o palhaço, quem é!?”, no Paço das artes e o espetáculo teatral “Recontando Esopo,” em algumas Fábricas de Cultura.

Viagem Gastronômica homenageia Hilda Hilst

Quando? 24 de março, domingo, das 15h às 17h.

Onde? Na Biblioteca de São Paulo, na Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana, São Paulo.

Saiba mais: A edição de março da oficina Viagem Gastronômica será comandada pela historiadora Dolores Freixa e a chef de cozinha Solange Botura, em comemoração ao Dia Mundial da Poesia, e homenageará  uma das maiores vozes da literatura brasileira, a escritora Hilda Hilst (1930-2004). Serão feitos pratos citados em algumas obras de Hilda, lembrando que ela falava de diversos temas  como a solidão, a morte, o amor, o místico e o erotismo, e dizia: “A poesia é um dom divino, uma febre física. É uma espécie de êxtase que vem de repente”. 

Peça Estudo para Fantasmas de Henrik Ibsen

Quando? De 16 de março a 28 de abril, sábados e domingos, às 18h.

Onde? Teatro Sérgio Cardoso, na R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo.

Saiba mais: Helena Alving está feliz porque acaba de chegar de viagem seu filho Osvaldo, que ela afastou de casa por muitos anos para que ele não soubesse da vida devassa de seu pai. Ela conseguiu esconder os vícios do marido não só do filho, mas também de toda a cidade. Agora, que ele morreu, um orfanato será inaugurado em sua homenagem e, com isso, Helena espera enterrar o terrível passado. Porém, os fantasmas do passado não desaparecem com mentiras e omissões.

Chegou a hora de conhecer a temporada de 2024 do Theatro São Pedro

Quando? De março a dezembro de 2024.

Onde? Theatro São Pedro, R. Barra Funda, 171 – Barra Funda, São Paulo.

Saiba mais: A temporada de 2024 do Theatro São Pedro reúne óperas, cinema, balés, concertos, espetáculos cênico-musicais, concertos didáticos e atividades itinerantes. Dentro da série lírica serão encenados 12 títulos de óperas como Homens ao Mar, de Ralph Vaughan Williams, Turandot, de Ferruccio Busoni, Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini, Cinderela, de Pauline Viardot, O Conde Ory, de Gioachino Rossini, A Canção de Fortunio e As Senhoras do Mercado, de Jacques Offenbach, Uma Mão de Bridge, de Samuel Barber, Labirinto, de Gian Carlo Menotti, além do espetáculo com três títulos inéditos produzidos pelo Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro.

Quem também marca presença neste ano é o Cine São Pedro, sucesso de público, que apresenta dois filmes em parceria com a Cinemateca: O Gabinete do Dr. Caligari e Caiçara. A dança também ganha destaque com duas coreografias em parceria com a São Paulo Companhia de Dança: Cartas do Brasil e The Eight. Somado a outros espetáculos que misturam canto, música e dança, além de uma novidade: neste ano será possível assistir a uma série de concertos em cima do palco do Theatro, pertinho dos músicos.

Sextou na Praça com a Fábrica de Cultura Osasco  

Quando? 22/03, sexta-feira, às 19h30.

Onde? Na Fábrica de Cultura Osasco, na R. Santa Rita – Rochdale, Osasco – SP.

Saiba mais: O Sextou na Praça é uma iniciativa mensal que acontece na última sexta-feira do mês, destacando grupos locais de samba, pagode, forró e DJs. Neste mês, a atração fica por conta do Quem Sabe Samba, um dos conjuntos mais influentes de Osasco, formado em 1994. Seus lançamentos mais recentes incluem colaborações com Vaguininho e Nenê do Negritude Jr., Serginho Procópio e o rapper Rappin’ Hood, destacados no álbum “Tudo que a Gente Sonhou”. 

Mundo Circo – Dia do Circo com programação gratuita em vários dias

Quando? 23 de março, às 17h (Irmãos Becker); 24 de março, às 17 (Palhaça Rubra) e 26 de março, às 11h e às 17h (Circo de Emoções).

Onde? No Mundo do Circo, Av. Cruzeiro do Sul, 2630.

Saiba mais: Os Irmãos Becker demonstram em suas apresentações que uma escada pode ter outras finalidades, além de subir e descer. Eles se apresentam na Lona Picolino no dia 23 de março, às 17h, envolvendo e empolgando o público com uma série única de malabarismos, realizados de costas. 

No dia 24 de março, às 17h, o espetáculo musical Palhaça Rubra celebra a energia do circo com cantigas tradicionais e dinâmicas interativas. Já no dia 26 de março, às 11h e às 17h, o Circo de Emoções traz uma experiência mágica de malabarismo, equilíbrio e palhaçaria, sob a direção de Weslley Vieira, que promete encantar todas as idades. 

Páscoa na Sala São Paulo

Quando? 28 março (quinta), 20h30, 29 março (sexta), 20h30 [Concerto Digital], 30 março (sábado), 16h30.

Onde? Sala São Paulo, na Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos.

Saiba mais: Na semana da Páscoa, Osesp, Coros e solistas convidados, regidos pelo estoniano Arvo Volmer interpretam o grandioso oratório Paulus, de Mendelssohn-Bartholdy. E, para encerrar o mês, teremos o primeiro recital do ano no dia 31/mar, quando o pianista britânico Paul Lewis interpreta três Sonatas de Schubert.

Exposição “Rock and Roll – Bosco Sodi 

Quando? De 20 de março a 19 de maio de 2024.

Onde? Avenida Paulista, 37.

Saiba mais: Conhecido mundialmente pela pesquisa com materiais de origem natural e práticas que resgatam sua ancestralidade, Bosco Sodi reúne cerca de 20 obras, entre pinturas, esculturas e instalações, que questionam a história das Américas e todo o passado colonial dos continentes.

Para a exposição “Rock and Roll – Bosco Sodi e os objetos de interesse”, o artista utiliza elementos fundamentais para representar os objetos de interesse da exploração e dos conflitos que moldaram a colonização do Novo Mundo: terra, café, açúcar, madeira, ouro, tabaco, sangue e sal.

Últimos dias da exposição “E o palhaço, quem é!?”, no Paço das artes

Quando? Até 31 de março.

Onde? Paço das Artes – R. Albuquerque Lins, 1345.

Saiba mais: A exposição “E o palhaço, quem é!?” traz mais de trinta artistas distintos, com curadoria de Renato De Cara, a mostra questiona a figura caricata do palhaço como um elo entre o espetáculo e a vida.

Fábricas de Cultura – Espetáculo Teatral: Recontando Esopo

Quando? 21/03 na Fábrica de Cultura Sapopemba; 22/03 na Fábrica de Cultura Itaim Paulista; 26/03 na Fábrica de Cultura Parque Belém; 27/03 na Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes; 28/03 na Fábrica de Cultura Santos; 04/04 na Fábrica de Cultura  São Bernardo do Campo.

Onde? Em algumas Fábricas de Cultura, consultar endereço no site

Saiba mais: “Recontando Esopo” é o encontro do universo de contação de histórias, remontando e reforçando a tradição da oralidade com o teatro, linguagem artística que reúne elementos que costuram a narrativa deste projeto, pontuando a relação entre essas duas camadas, e que se desdobram, cenicamente, se comunicando com o público infanto-juvenil, e ficcionalizando ainda mais uma estrutura dramatúrgica em que o papel do “ator/narrador” se confunde com os papéis desenvolvidos pelo ator. Os personagens nesta releitura das Fábulas de Esopo, são caracterizados a partir de um jogo entre vozes e os movimentos do corpo atuante, que conta com o uso de adereços.

Compartilhe!