HomeCultura + Notícias Assessoria ReleasesGabriela Montero volta a São Paulo para concertos, recital e masterclass gratuita na OSESP

Entre os dias 12 e 14 de abril, a Osesp apresenta três concertos sob a regência do maestro britânico Alexander Shelley e com a participação da pianista venezuelana Gabriela Montero. A solista também ministrará uma masterclass gratuita no dia 9 e apresentará um recital solo no dia 10, onde tocará obras de Schumann, Shostakovich e Chick Corea, além das suas já tradicionais e conhecidas improvisações sobre temas diversos (por vezes propostos pelo público, vezes propostos pela própria artista).

Nas apresentações com a Osesp, Montero será solista no Concerto nº 14 para Piano em Mi bemol maior, KV 449, de Mozart. O repertório destes concertos se completa com duas obras que fazem parte das séries especiais da Temporada 2018: O Barbeiro de Sevilha: Abertura, do italiano Gioacchino Rossini, que faz parte da homenagem aos 150 anos de morte do compositor; e a Sinfonia nº 4, de Beethoven, parte do projeto As Nove Sinfonias, que apresentará, ao longo da temporada, todas as sinfonias do compositor alemão.

Nascida na Venezuela, Gabriela Montero formou-se pela Royal Academy of Music, em Londres, onde foi aluna de Hamish Milne. Já se apresentou com as sinfônicas de Chicago, Viena, Sydney e da Cidade de Birmingham, e também com as filarmônicas de de Roterdã, da Rádio Holandesa e Real de Liverpool, entre muitas outras. Seu CD “Bach and Beyond” obteve dois prêmios Echo Klassik. Muita ativa em movimentos por direitos humanos, foi nomeada Consul Honorária da Anistia Internacional e é uma forte opositora da atual situação de seu país.

Já o maestro londrino Alexander Shelley estudou violoncelo e regência na Alemanha e foi regente titular da Sinfônica de Nuremberg, com a qual esteve na Itália, Bélgica e China. Em 2015, assumiu a regência principal na  Royal Philharmonic, de Londres, e regularmente está à frente das Orquestras de Gewandhaus de Leipzig e as Filarmônicas de Estocolmo, Hong Kong e Melbourne. Em 2016, foi consagrado com o prêmio ECHO, pela gravação de “Pedro e o Lobo”.

Informações sobre os concertos

Recital Gabriela Montero: 10/abr (ter), às 20h30. Ingressos: R$ 50,00 a R$ 122,00.

Mais informações

Concerto Osesp, Shelley e Montero: 12/abr (qui) e 13/abr (sex), às 20h30; 14/abr (sáb), às 16h30. Ingressos: R$ 50,00 a R$ 222,00.

Ensaio Aberto: 12/abr (qui), às 10h00. Ingressos: R$ 12,00.

Mais informações

Masterclass

09 ABR segunda (11h às 13h)

Gabriela Montero (piano)

Inscrições (gratuitas) abertas para executantes e ouvintes através do e-mail academia@osesp.art.br.

Os concertos da Osesp são uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura, e contam com o patrocínio do Itaú Personnalité, Banco Votorantim, BBMapfre, Facebook, Ultra, Via Varejo, Mattos Filho e Deloitte.

RelatedPost