HomeAssessoria ReleasesFronteiras territoriais são questionadas na exposição Aduana, em cartaz na Oficina Cultural Alfredo Volpi

Fronteiras territoriais são questionadas na exposição Aduana, em cartaz na Oficina Cultural Alfredo Volpi

Aberta entre 5 de novembro e 14 de dezembro, motivações, dores e perdas das pessoas que precisam migrar para outros países são simbolizadas em mostra artística

Existem diferenças entre o tratamento que produtos recebem na alfândega e o atendimento direcionado aos imigrantes nas fronteiras? Esse é um dos questionamentos presentes na exposição Aduana, gratuita e aberta na Oficina Cultural Alfredo Volpi a partir do dia 5 de novembro, terça-feira. O público pode conferir instalações, pintura em telas, esculturas e vídeo até o dia 14 de dezembro.

Desenvolvida pelo artista plástico e arte-educador Rafael Calixto, da zona leste paulistana, e do ilustrador e designer gráfico do centro de São Paulo, Vini Meio, Aduana mostra os espaços como alfândegas, constantemente desumanizados durante a fiscalização da legalidade das mercadorias e as mudanças das relações entre o ser humano e territórios.

A exposição tem como ponto de partida as razões e motivações, dores e perdas daqueles que são obrigados a se movimentar entre as linhas imaginárias traçadas, pelo poder, no solo do planeta Terra, além de encontrarem guerras e conflitos políticos e econômicos.

A Oficina Cultural Alfredo Volpi faz parte das Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis.

SOBRE A OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

Criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, desde 1986 a Oficina Cultural trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas como: artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO

Exposição – Aduana
Artes Visuais
Coordenação dos artistas plásticos Rafael Calixto e Vini Meio.
5 de novembro a 14 de dezembro, terça a sexta, das 10h às 21h30 | Sábados, das 10h às 18h
Classificação indicativa: livre

Oficina Cultural Alfredo Volpi | Rua Américo Salvador Novelli, 416, Itaquera, São Paulo/SP
Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028
Funcionamento: de terça a sexta-feira das 10h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h
www.oficinasculturais.org.br

Compartilhe!