HomeAssessoria ReleasesFormado só por mulheres, grupo Choronas se apresenta no Memorial da América Latina

Formado só por mulheres, grupo Choronas se apresenta no Memorial da América Latina

Novo projeto “Choro, Chorinho e Chorões” recebe convidados especiais toda segunda terça-feira do mês, gratuitamente; em setembro, encontro acontece no dia 10

Choronas, o primeiro grupo de choro feminino do Brasil, é a atração de setembro do projeto Choro, Chorinho e Chorões, que acontece no dia 10, ao lado do prédio da Administração do Memorial da América Latina.

Formado por Ana Cláudia Cesar (cavaquinho), Paola Picherzky (violão 7 cordas), Maicira Trevisan (flauta) e Miriam Capua (percussão), o grupo comemora seus 25 anos de trajetória com o show Choronas em Sampa, uma homenagem a São Paulo com um repertório que passa por músicas de compositores paulistas, como Adoniran Barbosa e Zequinha de Abreu.

“São Paulo é uma cidade moderna, cosmopolita e aberta, que nos acolheu muito bem. Existem muitos grupos de choro de mulheres pelo Brasil, que querem atuar, mas não têm espaço. Só temos a agradecer a São Paulo por essa abertura”, diz Ana Claúdia.

Contando com quatro álbuns lançados, elas exploram em seus shows, além do choro, ritmos como maxixe, baião e samba, tendo sempre em vista o intuito de manter vivo o legado do primeiro gênero instrumental urbano, o chorinho.

Além da roda, durante todo o evento o público também pode experimentar o melhor da comida de boteco de restaurantes tradicionais da cidade, que estarão presentes com suas barracas.

O projeto

A primeira edição do Choro, Chorinho e Chorões aconteceu no dia 13 de agosto, em homenagem aos 50 anos da morte de Jacob do Bandolim. O sucesso foi tanto que o Memorial da América Latina tornou permanente o projeto, que agora acontece toda segunda terça-feira do mês.

A proposta do evento é promover rodas de choro em horário de happy hour, remetendo o público a uma atmosfera de descontração dos encontros de músicos de choro e divulgando o repertório de chorinho, tão popular em São Paulo.

A estreia do projeto teve o comando do bandolinista Fábio Peron, representante de uma nova geração de instrumentistas, e trouxe nomes importantes da música brasileira para um show inédito, que relembrou os grandes sucessos de Jacob do Bandolim e outros clássicos do chorinho. Entre eles, participaram do encontro os músicos Zé Barbeiro, Deni Domênico, Ricardo Hertz e Alexandre Ribeiro. Durante todo o evento, o cartunista Paulo Caruso fez caricaturas dos músicos.

Serviço:
Choro, Chorinho e Chorões
10 de setembro, a partir das 18h
Ao lado do prédio da Administração | Portões 8, 9 e 13
Memorial da América Latina | Metrô Barra Funda
Entrada gratuita
Classificação livre

Compartilhe!