HomeAssessoria ReleasesFestival de Inverno de Campos de Jordão termina neste fim de semana com show de Renato Braz

O maior evento de música clássica da América Latina também entrega no domingo (1/8) o Prêmio Eleazar de Carvalho ao bolsista que mais se destacou no evento

Reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão,  realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, chega ao fim neste domingo (1/8).

O sábado (31/7) o evento começará às 11h com recital dos professores e alunos desta edição, que executam peças da compositora contemporânea Astrid Spitznagel e do romântico Felix Mendelssohn-Bartholdy. Às 20h, a Banda Mantiqueira levará sua brasilidade ao palco do Auditório Claudio Santoro em uma performance com obras de Pixinguinha, Tom Jobim & Vinicius de Moraes, João Bosco & Aldir Blanc e do fundador da Banda, o multi-instrumentista Nailor Azevedo “Proveta”.

O domingo (1/8) tem início às 11h com uma das tradições do festival: um concerto dedicado à música barroca. Nesta apresentação, os bolsistas, dirigidos pelo maestro e violinista Luis Otávio Santos e com a participação da cravista Isabel Kanji, interpretam obras de Telemann, Vivaldi e Bach. Ainda no Auditório Claudio Santoro, no domingo (1/8), às 16h30, a Osesp e o maestro costa-riquenho Giancarlo Guerrero encerram a agenda de Campos do Jordão com um programa dedicado à América Latina, com músicas de Sierra, Estévez e Piazzolla, com transmissão digital também pelo YouTube da Osesp. Por fim, às 19h do mesmo dia, a Brasil Jazz Sinfônica convidará o cantor Renato Braz para um concerto na Sala São Paulo, com Ruriá Duprat no pódio e nomes como Jackson do Pandeiro, Edu Lobo & Chico Buarque, Milton Nascimento e Fito Páez no repertório.

O último dia do festival guarda também outra tradição: a entrega do Prêmio Eleazar de Carvalho, que contemplará o bolsista que mais se destacou nesta edição e concederá a ele uma bolsa de US$ 1.400,00 (um mil e quatrocentos dólares) mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de cobrir as despesas de translado entre o Brasil e o exterior. O Prêmio será entregue pelo secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. Além dessa tradicional premiação, serão entregues ainda outras quatro: uma vaga na Academia de Música da Osesp (com bolsa de estudos) e três convites para realizar performances solo na próxima edição do festival.

Todas as apresentações seguem respeitando rigorosamente os protocolos de segurança e saúde, bem como as restrições em vigor nas respectivas cidades. São formatos reduzidos de orquestras, com ênfase na música de câmara, e com, no máximo, 1h de duração.

Confira a programação abaixo e pelo site Festival de Campos do Jordão.

O Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e pela Fundação Osesp e em parceria com a Prefeitura Municipal de Campos do Jordão. O evento está na 51ª edição em um formato especial, 100% online e com o anúncio de duas edições anuais a partir de 2022. O de inverno ocorre neste mês, de 3 de julho a 1º de agosto nas cidades de Campos do Jordão e São Paulo, e o de Verão de 15 de janeiro a 13 de fevereiro de 2022.

PROGRAMAÇÃO DE CONCERTOS – 31 DE JULHO E 1º DE AGOSTO

ANTONIO VIVALDI La Stravaganza: Concerto para Violino em Lá menor, Op.4 nº 4
JOHANN SEBASTIAN BACH Suíte Orquestral nº 3 em Ré maior, BWV 1068

_____

1º AGO domingo 16H30 Auditório Claudio Santoro [transmissão digital no YouTube da Osesp] ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO – OSESP
GIANCARLO GUERRERO REGENTE
ROBERTO SIERRA Fandangos
ANTONIO ESTÉVEZ Mediodía en el Llano
ASTOR PIAZZOLLA Sinfonia Buenos Aires

1º AGO domingo 19H Sala São Paulo
BRASIL JAZZ SINFÔNICA
RENATO BRAZ
RURIÁ DUPRAT REGENTE
NOEL ROSA Conversa de Botequim / Com que Roupa (arranjo de Tiago Costa)
MOZAR TERRA A Sereia Voou (arranjo de Fabio Prado)
JACKSON DO PANDEIRO A Ema Gemeu (arranjo de Tiago Costa)
IVAN LINS & VÍTOR MARTINS Novo Tempo (arranjo de Tiago Costa)
PAULO SOLEDADE Estão Voltando as Flores (arranjo de Tiago Costa)
CHARLES CHAPLIN, GEOFFREY PARSONS & BRAGUINHA Sorri (arranjo de Newton Carneiro)
GILBERTO GIL Queremos Saber (arranjo de Ruriá Duprat)
GUILHERME ARANTES Amanhã (arranjo de Rodrigo Morte)
EDU LOBO & CHICO BUARQUE Meu Namorado (arranjo de Nelson Ayres)
EDU LOBO & CHICO BUARQUE Sobre Todas as Coisas (arranjo de Rodrigo Morte)
MILTON NASCIMENTO Morro Velho
BRUNO BRIGHETTI & BRUNO MARTINO Estate (arranjo de Marcelo Ghelfi)
EDU LOBO & CHICO BUARQUE A Bela e a Fera (arranjo de Tiago Costa)
DORI CAYMMI & PAULO CÉSAR PINHEIRO Rio Amazonas (arranjo de Dori Caymmi e Fabio Prado)
FITO PÁEZ Parte del Aire (arranjo de Ruriá Duprat)

51º Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão

Data: de 3 de julho a 1º de agosto de 2021

– AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO – Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista – Campos do Jordão, SP. Tel. (12) 3662-2334. 307 lugares. Gratuito.

Retirada de ingressos em www.festivalcamposdojordao.org.br/ingressos/ a partir de 10 dias antes de cada apresentação ou no dia do evento, na bilheteria do Auditório — consultar horário de funcionamento no site. Limitada a quatro ingressos por pessoa e à capacidade do local.

– SALA SÃO PAULO – Praça Júlio Prestes, 16, Campos Eliseos – São Paulo, SP. Tel. (11) 3367-9500. 480 lugares. Gratuito.
Retirada de ingressos em www.festivalcamposdojordao.org.br/ingressos/ a partir de 10 dias antes da apresentação, limitada a quatro ingressos por pessoa e à capacidade do local.

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Assessoria de Imprensa (11) 3339-8116 / (11) 3339-8162