HomeDESTAQUES GERAIS (MAIORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesFestival da Francofonia no MIS: confira a programação completa

Festival da Francofonia no MIS: confira a programação completa

 Iniciativa dos Consulados-Gerais de Bélgica, Canadá, França e Suíça em São Paulo e Representação do Governo do Québec promovem um final de semana francófono e cultural no Museu da Imagem e do Som 

este ano, entre os dias 17 e 19 de março, São Paulo se prepara para receber a celebração da Francofonia, que contará com uma programação cultural intensa, incluindo música e cinema. Para tornar a celebração ainda mais especial, diversas representações diplomáticas locais se uniram em parceria com o Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a cultura francófona e de seus países e regiões parceiras.

Durante o evento, o MIS receberá exibições de filmes, numa curadoria coletiva da Bélgica, Canadá, do Québec, Costa do Marfim, França, Marrocos, Senegal e Suíça e apresentações musicais de artistas francófonos da Bélgica, do Canadá, do Québec e da França. A iniciativa tem como objetivo estimular o diálogo cultural e diplomático entre as representações participantes e o público brasileiro. A celebração da Francofonia em São Paulo no MIS é uma oportunidade única para celebrar a diversidade cultural, promover a cooperação internacional e fortalecer laços de amizade e colaboração entre as nações. 

Na sexta-feira, 17 de março, um coquetel de abertura será oferecido no foyer do MIS pelas representações diplomáticas em São Paulo da Bélgica, do Canadá, da França, do Québec e da Suíça a partir das 17h no MIS. O coquetel será aberto ao público e contará com a animação do DJ francês Dipolair, a convite do Consulado-Geral da França em São Paulo. Em seguida, a artista de origem brasileira que mora no Québec/Canadá há mais de duas décadas, Flávia Nascimento, traz um show que mistura músicas brasileiras com letras francófonas. Em seguida, a Wallonie-Bruxelles International e o Consulado-Geral da Bélgica em São Paulo promovem uma apresentação do artista Ivan Tirtiaux.

No sábado, 18 de março, terá uma segunda apresentação de Flávia Nascimento, promovida pelo Consulado-Geral do Canadá e pelo Escritório do Governo do Québec em São Paulo, às 15h. Em seguida, a partir das 16h30, uma programação de filmes québécois, canadense, suíço e belga ocupa a sala de cinema do MIS até às 21h30.

No domingo, 19 de março, a programação cinematográfica continua: filmes da França, Bélgica, Marrocos, Senegal e Costa do Marfim terão uma programação das 14h às 20h, no cinema do MIS. 

Os ingressos para os filmes e as apresentações musicais são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria do MIS com uma hora (1h) de antecedência das atividades. Mais informações em: https://www.mis-sp.org.br/.  

Sobre a Francofonia

A Francofonia refere-se, em primeiro lugar, ao conjunto de pessoas que partilham uma língua comum: o francês. Em 2021, a estimativa do número de falantes era de 300 milhões distribuídos pelos cinco continentes. Atualmente, o francês é a terceira língua do comércio e a segunda língua mais estudada no mundo, com mais de 130 milhões de alunos. Até hoje, o francês continua sendo considerado como a língua da diplomacia e é a língua oficial de numerosas organizações internacionais (ONU, OCDE, OTAN, União Europeia, UNESCO, Comitê Olímpico Internacional, etc.). O Dia Internacional da Francofonia é uma celebração mundial da Organização Internacional da Francofonia (OIF) que acontece no dia 20 de março de cada ano. A Organização Internacional da Francofonia (OIF) desfruta da participação de mais de 80 países e regiões que compartilham a língua francesa e valores em comum. Os objetivos da OIF são promover a língua, a diversidade linguística e a cultura francófona; além de promover a paz, a democracia e os direitos humanos. 

Festival da Francofonia em São Paulo – Programação

SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO

17h – Coquetel oferecido pelas representações diplomáticas e apresentação do DJ/ Dipolair (França)

18h30 – Abertura pelas autoridades consulares

19h – Apresentação de Flávia Nascimento (Québec/Canadá)

20h30 – Apresentação d’Ivan Tirtiaux (Wallonie-Bruxelles International/Bélgica) 

SÁBADO, 18 DE MARÇO

15h – Apresentação de Flávia Nascimento (Québec/Canadá)

16h30 – FILME: Adeus, Felicidade (Québec) – 1h47

18h30 – FILME: Um Rio Misto (Canadá) – 1h22

20h30 – FILME: Última Dança (Suíça e Bélgica) – 1h24 minutos

DOMINGO, 19 DE MARÇO

14h – Sessão de curtas-metragens francófonos: 1- Akissi, um irmãozinho engraçado (França e Costa do Marfim) – 26 minutos; 2- O lutador (Senegal) – 14 minutos 

16h – FILME: Alto e Forte (França e Marrocos) – 1h42

18h – FILME: Inexorável (Bélgica e França) – 1h39

Compartilhe!