HomeCultura + DESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + NotíciasBiblioteca Parque Villa-Lobos comemora 3 anos!

Biblioteca Parque Villa-Lobos comemora 3 anos!

Espetáculo do grupo Parlapatões, bate-papo com Xico Sá, abertura de exposição e muito mais

No dia 20 de dezembro, a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) completa três anos de sua inauguração. Para celebrar o aniversário, a BVL traz uma programação repleta de atividades especiais para todas as idades e públicos no sábado, 16 de dezembro. Vai ter muita brincadeira com a intervenção dos palhaços Jacinto & De Derson, uma emocionante homenagem aos sócios que mais prestigiam a biblioteca, um espetáculo do grupo Parlapatões, encontro literário com Xico Sá, oficina literária e de gastronomia, além da abertura da exposição de Rubens Matuck, premiado artista plástico que traz o seu olhar sobre o parque Villa-Lobos.

O equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo experimentou nos últimos anos um impressionante crescimento de público e de influência. Desde a inauguração, mais de 700 mil pessoas visitaram o espaço, que recebe 25 mil visitantes por mês. Visando atrair cada vez mais gente interessada em lazer, entretenimento e informação, a BVL lança durante o mês de aniversário uma campanha para atrair mais sócios.

Atualmente, 21 mil pessoas têm a carteirinha, que é essencial para desfrutar do acervo da biblioteca, que conta com 27 mil itens entre livros, brinquedos, gibis, jornais e revistas. Com a carteirinha também é possível usar os 90 computadores do espaço e a sala de games, equipada com os consoles e jogos mais legais do mercado. A campanha vai até o fim de dezembro nas redes sociais. No dia 16, as pessoas que se cadastrarem na BVL vão participar de um sorteio de kits com livros e ingressos para outros espaços culturais da cidade. Os sortudos podem concorrer em dois horários: às 11h30 e às 16h30.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO 

Na Exposição-caderno: Villa-Lobos 2015-2017, Rubens Matuck traz dois anos de registros, de aproximação afetiva do artista com a cidade e suas ilhas de biodiversidade. Às 13h00, será realizada uma visita guiada, onde o artista plástico vai comentar a sua experiência de investigação sobre fauna, flora e as questões urbanas e sociológicas do Parque Villa-Lobos. A mostra traz reproduções fac-símile do caderno de viagem dele durante suas idas ao parque entre 2015 e 2017. Na inauguração, também será lançada a edição fac-símile do caderno, que vai integrar o acervo da BVL.

Matuck é artista plástico formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Desde a década de 70 desenvolve seu trabalho com base nas técnicas de aquarela, pintura a óleo, pintura em acrílica, escultura, desenho, tipografia e gravura. A exposição fica em cartaz até o primeiro trimestre de 2018.

Outro destaque do aniversário é o Segundas Intenções com Xico Sá. O escritor e jornalista nasceu na cidade de Crato (CE) e iniciou sua trajetória profissional no Recife. Ganhador de importantes prêmios do jornalismo, como o Esso, Folha e Abril, é atualmente colunista do jornal El País e comentarista dos programas Papo de Segunda, na GNT, e Redação, na Sportv.

O autor de A pátria em sandálias da humildade (Editora Realejo), Os machões dançaram: crônicas de amor & sexo em tempo de homens vacilões (Record), O Livro das mulheres extraordinárias (Três Estrelas), Big Jato (Companhia das Letras), Modos de macho & Modinhas de fêmea (Record) e Chabadabadá: o macho perdido e a fêmea que se acha (Record) é reconhecido pelo público como um dos principais cronistas brasileiros contemporâneos. O bate-papo tem moderação do jornalista Manuel da Costa Pinto e acontece às 11h00.

A BVL também quer encantar as crianças com o Espetáculo Os Mequetrefe, do Grupo Parlapatões, às 16h00. Na apresentação, quatro palhaços vivem a jornada de um longo e divertido dia e revelam como a desconstrução da lógica cotidiana pode abrir espaço para outras maneiras de encarar a vida. A inspiração foi a obra do inglês Edward Lear, ilustrador e poeta inglês, que criou o termo nonsense.

O grupo teatral Parlapatões surgiu em 1991 e trabalha com a comédia, circo e teatro de palco e de rua. Além dos espetáculos, eles mantêm um teatro na capital paulista. Ao longo de mais de 25 anos de carreira ganharam inúmeros prêmios e se tornaram uma das mais ativas e importantes companhias teatrais da cidade.

Ainda celebrando o aniversário de três anos, a BVL propõe duas atividades criativas e divertidas. A Oficina Minichef acontece às 11h30 com Andy Giacometti. O chef vai preparar, com a ajuda de crianças, cupcakes decorados que vão formar o bolo de aniversário da biblioteca. A ação é indicada para pequenos de quatro até dez anos.

Às 14h00, a biblioteca promove a ação literária Oficina Palavra-chave e Palavra Árvore, voltada para crianças de sete anos ou mais. Trata-se de uma atividade paralela à exposição de Rubens Matuck, que vai ensinar palavras e formas poéticas de construção, com o meio ambiente como temática. A ação é com a escritora Selma Maria.

AGENDA DA FESTA DE ANIVERSÁRIO

9h30 às 17h – Palhaços Jacinto e De Derson.


Intervenções lúdicas e divertidas durante todo o dia.
Não é necessário inscrição.

11h às 13h – Segundas intenções.

Programa permanente.
Bate-papo com Xico Sá. Mediação: Manuel da Costa Pinto.
Não é necessário inscrição.
Declaração de atividades complementares para estudantes universitários.

11h30 – Sorteio de kits com livros e ingressos


Visando atrair cada vez mais gente interessada em lazer, entretenimento e informação, a BVL lança durante o mês de aniversário uma campanha para atrair mais sócios. Os frequentadores que fizerem a carteirinha no dia 16 de dezembro vão participar de um sorteio de kits com livros e ingressos para outros espaços culturais da cidade.

11h30 às 13h30 – Oficina Minichef


Acompanhada do chef Andy Giacometti, de forma criativa e divertida as crianças serão convidadas a preparar cupcakes decorados que formarão o bolo de aniversário da biblioteca. Indicado para crianças de quatro até dez anos.
Com o chef Andy Giacometti.
Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

13h00 – Abertura da Exposição Caderno: Villa-Lobos 2015-2017, de Rubens Matuck


A biblioteca recebe a mostra com reproduções fac-símile do caderno de viagem que o artista Rubens Matuck fez durante suas idas ao Parque Villa-Lobos entre 2015 e 2017. A mostra propõe um caminhar por dentro das experiências que o artista teve durante suas investigações pelo parque. Será realizada uma visita guiada pela mostra com Rubens Matuck na abertura da exposição.
Curadoria de Beatriz Matuck.
Não é necessário inscrição.

14h00 às 15h30 – Oficina Palavra-chave e Palavra Árvore


O que uma árvore tem de significativo para uma ave? Como uma ave encanta uma árvore? É o que iremos buscar através da palavra e da construção de escritos poéticos produzidos nesta oficina da palavra. Atividade em paralelo à exposição. A partir de 7 anos.
Com Selma Maria.
Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

15h40 – Homenagem aos sócios da BVL


A BVL homenageia os sócios que mais prestigiam a biblioteca.

16h00 – Espetáculo Os Mequetrefe


Em Os Mequetrefe quatro palhaços que, não por acaso, se chamam Dias, vivem a jornada de um longo e divertido dia. Do despertar à hora de ir dormir, revelam como a desconstrução da lógica cotidiana pode abrir espaço para outras maneiras de encarar a vida. Vivendo situações bem comuns, esses cidadãos nada comuns provocam uma série de confusões tão hilárias quanto poéticas. A inspiração de Os Mequeterefe foi a obra do inglês Edward Lear, ilustrador e poeta inglês, que criou o termo nonsense.

Com o Grupo Parlapatões.
Retirar senhas com uma hora de antecedência na porta do auditório.

16h30 – Sorteio de kits com livros e ingressos


Visando atrair cada vez mais gente interessada em lazer, entretenimento e informação, a BVL lança durante o mês de aniversário uma campanha para atrair mais sócios. Os frequentadores que fizerem a carteirinha no dia 16 de dezembro vão participar de um sorteio de kits com livros e ingressos para outros espaços culturais da cidade.

Serviço:
Aniversário da Biblioteca Parque Villa-Lobos
Horário: das 9h30 às 18h30 horas
Data: 16 de dezembro
Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos
Endereço: Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3024-2500

Compartilhe!