HomeAssessoria ReleasesFérias: Casa Mário de Andrade oferece cursos e oficinas gratuitas

Férias: Casa Mário de Andrade oferece cursos e oficinas gratuitas

A programação inclui atividades de música, cultura popular, dança, literatura e fotografia

Já tem programação para o mês de julho? A Casa Mário de Andrade preparou diversos cursos e oficinas para quem gosta de música, cultura popular, dança, literatura e fotografia. As aulas são livres, gratuitas e acontecem a partir do dia 5 de julho. As inscrições para as atividades podem ser feitas pelo site do museu, que integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Abrindo a programação, na quinta-feira, dia 5, começa o curso sobre a dança Cavalo Marinho pernambucano, ministrado pelo Grupo Boi da Garoa, que há oito anos estuda essa variante do Bumba-Meu-Boi nordestino – classificado por Mário de Andrade como uma dança dramática. Os encontros são abertos ao público e acontecem às quintas-feiras, entre 5 de julho e 27 de setembro, das 19h00 às 21h00. Os participantes poderão vivenciar os elementos da brincadeira, que inclui música, poesia, dança e teatro.

Ainda no território da cultura popular, será oferecido o curso Ritmos Brasileiros – A prática e a teoria das músicas recolhidas na Missão de Pesquisas Folclóricas, que acontecerá às quartas-feiras, entre 25 de julho e 26 de setembro, das 14h00 às 18h00. A proposta das aulas é revisitar os ritmos musicais recolhidos pela Missão que percorreu o Norte e Nordeste a cargo do escritor Mário de Andrade, que na época dirigia a Departamento de Cultura do município de São Paulo. Os participantes serão estimulados a realizar práticas musicais e pesquisas a partir do acervo resultante da expedição, que aconteceu em 1938. O curso será ministrado por Haran Rodrigues, bacharel em música, com pesquisa em música brasileira.

Além do interesse pela escrita e pela cultura popular, Mário de Andrade também se aventurou na fotografia. E para resgatar seu apreço especial pela revelação de filmes, o museu oferece a oficina Fotografia, entre 24 e 27 de julho, das 15h00 às 18h00. Durante as aulas, ministradas pelo fotógrafo Claudinei Nakasone, o público analisará algumas imagens feitas pelo escritor e irá desenvolver certas técnicas relacionadas a elas. A atividade está associada à exposição Mário Fotógrafo, em cartaz no porão do museu.

Confira a programação completa de cursos e oficinas do mês de julho na Casa Mário de Andrade:

Grupo Boi da Garoa
Quintas-feiras, entre 5 de julho a 27 de setembro – das 19h00 às 21h00

Danças brasileiras
Terça a sexta-feira, de 10 a 13 de julho – das 15h00 às 18h00

Canto e técnica vocal
Terça a sexta-feira, de 17 a 20 de julho – das 13h00 às 16h00

Escrita de cartas pessoais
Sexta-feira, 20 de julho – das 14h00 às 15h30

Fotografia
Terça a sexta-feira, de 24 a 27 de julho – das 15h00 às 18h00

Ritmos Brasileiros – A prática e a teoria das músicas recolhidas na Missão de Pesquisas Folclóricas
Quartas-feiras, entre 25 de julho e 26 de setembro – das 14h00 às 18h00

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta a visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h00
www.casamariodeandrade.org.br

Poiesis – Assessoria de Imprensa
Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br
Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br
Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

RelatedPost

Compartilhe!