HomeAssessoria ReleasesFábrica de Cultura Diadema recebe o 1º Seminário Internacional de Educação não formal do Matéria Rima

“Tarde de Mistura” com apresentações artísticas ligadas ao hip hop tomam conta do dia 25 de outubro com atrações nacionais e internacionais

Grafite em live paint, beat box, microfone aberto, performance,  entre outras intervenções artísticas integram a Tarde de Mistura do 1º Seminário Internacional de Educação não formal de Diadema com o instituto Cultural e Educacional Matéria Rima, no dia 25 de outubro. Entre as 14h e 17h, a Fábrica de Cultura de Diadema – equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – receberá diversos artistas, nacionais e internacionais, que integram a o evento gratuito.

O objetivo desse Seminário é reunir diversos agentes educativos que pensam, debatem e elaboram projetos e políticas públicas no campo da arte-educação, dentro e fora das escolas públicas como forma de reconstruir, fortalecer e enriquecer os territórios. Com o tema “A educação que rompe barreiras”, a iniciativa chega para demonstrar que a educação não é exclusivamente desenvolvida na escola, pelo contrário, pode avançar em diferentes espaços e contextos sociais.

Na Fábrica de Cultura Diadema, o clima será de confraternização no dia 25/10, com diversas apresentações ligadas ao hip hop feitas por artistas que terão passado pelos primeiros dias do Seminário – 23 e 24 de outubro – em outros espaços da cidade, como na Fundação Florestan Fernandes, Faculdade Diadema (FAD) e a sede do instituto Matéria Rima.

No grafite, a técnica do live paint será apresentada pela organização social GangWay do projeto social alemã Street College e pelos artistas do Matéria Rima, sendo DNinja,  Stopa e Jojo. Jere “Isku” Pehkonen, o primeiro campeão finlandês em beat box (percussão vocal ou som de boca que faz efeitos da aparelhagem de um DJ), apresenta essa linguagem musica.

Em conjunto, esses artistas, incluindo o Cusco e Meio Kilo, do Matéria Rima, também apresentarão uma discotecagem. Números de performance ficarão por conta do b-boy Guinho (Vagner Melo), breakdancer brasileiro e coordenador da SOLPM- organização de hip hop localizada na Finlândia, e com Val Santana e Miguel Ortiz, ambos do Circo Escola Diadema.

A dança terá espaço na Batalha Show, com artistas do Brasil e Alemanha. A batalha de rimas será com Nicolas Mc, Sasquat, Joul, Rafavela, Guto (instituo Matéria Rima) e com os MCs Emiliana, Curtis, Joshua, Magali, Alice Dee (Gang Way-Street College). O público ainda poderá conferir a exposição dos trabalhos da Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários, da Faculdade FAD, participar das vivências de grafite e microfone aberto.

Desde 2002, inicialmente como um grupo de Hip Hop, o Matéria Rima tem feito um trabalho socioeducativo inovador em escolas da rede pública, palestras e apresentações artísticas em praças e palcos pelo Brasil e em outros países, como Senegal, Alemanha e França. Há oito anos, o instituto com sede em Diadema, realiza um intercâmbio com o projeto Street College, localizada em Berlim, na Alemanha.

“O Matéria Rima foi um dos primeiros parceiros da nossa Fábrica. Já recebemos o programa “Avisá La”,  no estilo talk show gravado e com apresentação do MC Joul em praças e espaços públicos, disponível em plataformas digitais. Além de tê-los em nossa grade de cessão de espaço permanentemente”, destaca Bruna Anjos, Supervisora de Articulação e Difusão da Fábrica de Cultura Diadema.

SERVIÇO:

1º Seminário Internacional de Educação não formal de Diadema com Matéria RimaTarde de Mistura
25 de outubro, sexta-feira, das 14h às 17h
Faixa Etária: Livre
Local: Área externa da Fábrica

Fábrica de Cultura Diadema | Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema/SP

Funcionamento das unidades das Fábricas de Cultura: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados, das 12h às 17h.

www.fabricasdecultura.org.br

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2019, as Fábricas de Cultura são patrocinadas, por meio da lei de Incentivo à Cultura, pelo instituto Center Norte (região Norte) e Fundação Via Varejo (região Norte e Sul).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.