HomeAssessoria ReleasesEditais do ProAC Museus já beneficiaram 640 projetos em São Paulo desde 2012

Editais do ProAC Museus já beneficiaram 640 projetos em São Paulo desde 2012

Em 2019, foram disponibilizados R$ 2 milhões em recursos e as incrições podem ser feitas até 16 de agosto

Os editais do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo que, desde 2012, passaram a contemplar anualmente o  setor de Museus em duas áreas: difusão de acervos museológicos e preservação de acervos museológicos, trazem oportunidade para as instituições, principalmente, as do interior e litoral do estado, de realização de projetos e ações de estruturação e desenvolvimento, conforme a necessidade específica de cada um.

Os projetos inscritos são avaliados por comissões especializadas, constituídas por representantes da Secretaria e de instituições museológicas representativas da sociedade civil, como ICOM e COREM, entre outras. Os que forem contemplados recebem o investimento diretamente do Estado e obedecem a um prazo determinado para a realização e prestação de contas.

De 2012 a 2018, 640 projetos do estado de São Paulo foram contemplados pelo ProAC, que destinou, no total, mais de R$ 6,6 milhões para o setor museológico no período. Este ano, o valor total de recursos disponível para o Edital nº 13/2019, voltado para Modernização de Acervos de Museus e Arquivos, foi elevado para  R$ 2 milhões, sendo que o teto para cada projeto subiu para R$ 200 mil. Outra novidade no edital de museus para este ano é que só pessoas jurídicas poderão ser proponentes de projetos. Isso inclui empresas com atuação na área cultural e associações civis com finalidade cultural. Em ambos os casos, o proponente terá de comprovar dois anos de atuação em São Paulo. Prefeituras municipais e demais órgãos públicos não podem concorrer diretamente, mas os museus e arquivos públicos podem ser beneficiários das ações, mediante cartas de anuência cedidas aos proponentes.

Inscrições

Para o Edital nº 13/2019, de Modernização de Acervos de Museus e Arquivos, as inscrições vão até dia 16 de agosto e os proponentes não podem ser pessoas físicas. No mínimo 50% do valor total dos recursos disponilizados nesse concurso serão destinados a museus e ou arquivos sediados fora da capital do estado.

Segundo consta no Edital, uma vez selecionado o projeto, os recursos serão disponibilizados de acordo com a solicitação do proponente.

Mais informações e inscrições: www.proac.sp.gov.br

SERVIÇO: