HomeAssessoria ReleasesDiversão em Casa é destaque da programação do Museu Índia Vanuíre

Diversão em Casa é destaque da programação do Museu Índia Vanuíre

Atividades on-line reúnem a família e são gratuitas

A programação de julho do Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, já começou pelas redes sociais e no site. O destaque da agenda são as ações do Diversão em Casa que integram a família e que enaltecem a cultura indígena.

Hoje (3), por exemplo, tem Saberes e Fazeres Indígenas com Dirce Jorge Lipu Pereira, Kaingang da T.I. Vanuíre, que contará um pouco sobre a importância da preservação e transmissão da memória da cultura do seu povo para as novas gerações. Nos dias 4 e 11, têm dicas de leitura sobre os povos indígenas brasileiros e as definições de patrimônio imaterial, respectivamente.

Já o Diversão em Casa acontecerá durante todo o mês e nesta semana, entre 6 e 8 de julho, o público poderá participar de oficinas mediadas pelos educadores dos equipamentos. Os vídeos serão postados diariamente e ensinarão a confeccionar um bilboquê, brinquedo que estimula a coordenação motora e remete à infância dos avós, um brinco indígena, orientado pela Kaingang Susilene Elias de Melo (T.I. Vanuíre) e, ainda, um aquário mágico.

Outra programação é do Oficinas para a Família que reúne os membros da casa para construir e criar peças diferentes. No dia 5, o objetivo é produzir um divertido fantoche com material reciclável. Posteriormente, os adultos devem estimular as crianças a criarem e contarem histórias com o boneco. Mais atividade para desenvolver a imaginação: montar uma pipa. O educador Luís Fernando Marques ensinará, em vídeo, o passo a passo e todos estão convidados a assistir. Será no domingo, dia 12.

A participação nas atividades é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. Todos os conteúdos são veiculados nas redes sociais pelo perfil @museuindiavanuire e, também, no site www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa.

Compartilhe!