HomeAssessoria ReleasesCoro do Projeto Guri participa da aula show “Caipira”, de Mônica Salmaso

Coro do Projeto Guri participa da aula show “Caipira”, de Mônica Salmaso

Apresentação, em Piracicaba, contará com a presença de 30 alunos do Grupo de Referência 

Dona de uma voz suave e afinadíssima, a cantora Mônica Salmaso levará a aula show “Caipira” para o município de Piracicaba, interior paulista. O evento, gratuito e aberto ao público, contará com a participação do Grupo de Referência de Piracicaba – Coro, do Projeto Guri. O encontro acontecerá no Teatro Municipal Doutor Losso Neto, no dia 18 de março, às 15h.

“Estar com os alunos do Projeto Guri no palco é uma alegria. Tudo o que eu acredito sobre a importância da cultura e da educação e do ofício das artes, acontece neste lindo Projeto que já formou e, segue formando, grandes músicos. Tenho amigos muito queridos que estão e passaram pelo Guri, como alunos e professores”, descreve Mônica.

O convite para a parceria na aula show surgiu da própria cantora. “Quando propusemos a possibilidade de fazer um show/workshop na unidade de Piracicaba, soube que o coro trabalhava duas músicas que eu já gravei (uma, inclusive, faz parte deste espetáculo). Então, claro, adoramos a possibilidade de tê-los com a gente no palco”, comemora.

Gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura, o Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – possui 13 Grupos de Referência. Trata-se de conjuntos, com gêneros musicais e formações distintas, formados por adolescentes e jovens em estágio avançado de aprendizagem.

Com 30 alunos, sob a regência de Vanessa Zambão, o Grupo de Referência de Piracicaba – Coro apresentará duas canções: Alvoradinha, de autor desconhecido; e Na Volta Que o Mundo Dá, de Vicente Barreto e Paulo César Pinheiro. As canções fazem parte dos CDs ‘Caipira’ e ‘Trampolim’, respectivamente. Além dos Guris, Ari Colares, percussionista e gerente artístico da Sustenidos, também integrará o show.

“Entendo que a possibilidade de integrar shows de artistas já experientes e reconhecidos na música proporciona uma ampliação do repertório cultural e artístico dos nossos alunos. É um evento que contará com muita interatividade da plateia e os Guris terão a possibilidade de aprender sobre formação de repertório, processo de trabalho e processo criativo”, descreve Colares. O artista estará presente na turnê completa da cantora.

O evento é realizado pela Turmalina Produções e tem o apoio da SemacTur – Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo de Piracicaba, além de contar com o patrocínio do Bradesco e a Lei de Incentivo à Cultura – Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal.

 Grupo de Referência de Piracicaba – Coro / Crédito: Gustavo Morita

SERVIÇO

Aula show da Mônica Salmaso com o Grupo de Referência de Piracicaba – Coro

Quando: quarta-feira, 18 de março

Horário: às 15h

Local: Teatro Municipal Doutor Losso Neto

Endereço: Rua Gomes Carneiro, 1212, Centro – Piracicaba/SP

Entrada gratuita. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.

Ficha Técnica – “Caipira”

Mônica Salmaso – voz

Neymar Dias – viola caipira

Lulinha Alencar – acordeon e piano

Teco Cardoso – sax e flautas

Luca Raele – clarinete

Ari Colares – percussão

Carlos Rocha – técnico de som

Coordenação de Produção – Carla Assis

Patrocínio – Bradesco

Realização: Turmalina Produções e Lei de Incentivo à Cultura – Secretaria Especial de Cultura – Ministério da Cidadania – Governo Federal

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; CCR AutoBAn; Instituto CCR; SulAmérica; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; Supermercados Tauste; Banco Votorantim; VALGROUP; Novelis; EMS; Capuani do Brasil; Faber-Castell; Pinheiro Neto; Santander; Raízen; BTP; Distribuidora Ikeda; Grupo Maringá; Instituto 3M; Supermercados Rondon; Frigol; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; ENEL; GRUPO GR; Cipatex; Grupo Herval.

Grupo de Referência de Piracicaba – Coro

Com vozes juvenis masculinas e femininas, o grupo vem se aprimorando na formação e desenvolvimento de repertório diversificado, a partir de propostas de coro cênico, que inclui elementos de dança e teatro. Dentre os trabalhos realizados destaca-se a gravação em estúdio e videoclipe da música “Amor e Ijexá”, com Zeca Baleiro, em 2016; o Concerto “Sol, lá, Cidade”, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba – OSP, em 2017; a construção do musical “Duetos, Canções e Momentos”, em 2017; e a participação no workshop de improvisação vocal com a cantora norte americana Audrey Shakir, também em 2017. O grupo dedica-se também ao projeto de cultura local “Sons da Terra” apresentado no auditório do Masp, em junho de 2018, durante a abertura do Seminário Internacional For All – Juventude e Conexões Musicais, organizado pela Amigos do Guri em parceria Jeunesses Musicales Internacional (JMI).

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 810 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: https://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/.

Compartilhe!