HomeAssessoria ReleasesCoro do Conservatório de Tatuí interpreta músicas sacras

Coro do Conservatório de Tatuí interpreta músicas sacras

Grupo apresenta-se no Teatro Procópio Ferreira na próxima quarta-feira, dia 08, às 20h, sob a regência de Marcos Baldini

O Coro do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – fará sua primeira récita desta temporada na próxima quarta-feira, dia 08, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira. O grupo interpretará obras consagradas da Música Sacra, sob a regência do sopranista Marcos Baldini. A entrada é gratuita.

Segundo Baldini, o repertório reúne peças de compositores consagrados mundialmente, como “Kyrie Eleison” (Antonio Lotti), “Alma Redemptoris Mater” (Giovanni Pierluigi da Palestrina), “Ubi Caritas” (Ola Gjeilo), “Ave Maria” (György Orbán), “Ave Verum Corpus” (Camille Saint-Saëns), “Stabat Mater” (Franz Schubert) e “Alleluia” (Ralph Manuel).

“Com textos sacros, as vozes percorrem um itinerário de profundidade e intensidade, numa riqueza de contrastes, realçando a beleza da inspiração a que essas mentes e almas se renderam. Você é nosso ilustre convidado! Prestigie esse novo tempo do Coro do Conservatório de Tatuí!”, convida o regente.

Criado em 1988, o grupo é formado por alunos e professores-monitores da instituição. Ao longo de sua trajetória, tem realizado apresentações importantes de repertório a capella, música brasileira, repertório sinfônico e óperas. É o único bicampeão do Mapa Cultural Paulista – tendo vencido as edições de 2001/2002 e 2007/2008.

Marcos Baldini iniciou seus estudos de Canto Erudito no Conservatório de Tatuí, sob orientação da Profª Angelina Colombo Ragazzi, sendo o primeiro sopranista a ingressar no curso de canto desta instituição. Dentre seus Mestres de Canto e Interpretação da Música Barroca, destacam-se os professores Marius van Altena (Holanda), Jordi Savall (Espanha), Julia Gooding (Inglaterra), Pedro Couri Neto (MG) e Nicolau de Figueiredo (Schola Cantorum Basiliensi – Basiléia / Suíça), o qual o classificou como um legítimo cantor soprano masculino.

Paralelamente, desenvolveu um profundo aprimoramento técnico com a Profª Drª Mariana Cioromila (Romênia). Em 2006, ganhou o 1º lugar no II Concurso de Canto realizado pelo Conservatório de Tatuí, além de ganhar o prêmio de “Melhor Intérprete de Música Brasileira”, tendo como júri nomes renomados do cenário musical brasileiro, como a Profª Drª Ângela Barra e os compositores Sérgio de Vasconcellos-Corrêa e Edmundo Villani-Côrtes. É formado em Licenciatura em Música pela Universidade Metropolitana de Santos com Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior. Também é formado em Canto Lírico e Regência Coral pelo Conservatório de Tatuí.

Coro do Conservatório de Tatuí

Marcos Baldini, regente convidado