HomeAssessoria ReleasesConservatório de Tatuí abre novas vagas para cursos infantis em 2018

Conservatório de Tatuí abre novas vagas para cursos infantis em 2018

Inscrições podem ser feitas pela internet de 18 de dezembro a 12 de janeiro e as vagas serão distribuídas mediante sorteio público

O Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado – inicia nesta segunda-feira, dia 18, as inscrições para novas vagas nos cursos de Musicalização Infantil e Iniciação Musical. Ao todo, são oferecidas 102 vagas para crianças com idade entre quatro e seis anos (completados até 30 de abril de 2018). As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 12 de janeiro de 2018 e a distribuição de vagas será feita por sorteio público.

A escola oferece três opções. As aulas de Musicalização Infantil 1 são destinadas a crianças de quatro anos, sendo 24 vagas para o período da manhã (11h10 às 12h00) e 24 vagas para o período da tarde (16h10 às 17h00), com aulas às terças ou quintas-feiras. O curso de Musicalização Infantil 2 é voltado a crianças de cinco anos, sendo 12 vagas para o período da manhã (08h20 às 09h10) e 12 vagas para o período da tarde (13h20 às 14h10), às terças e quintas-feiras.

Nesta modalidade, os professores promovem atividades simples que estimulam o movimento, a expressão corporal e o gosto pela música. O aluno também tem uma introdução à leitura e escrita musical, bem como ao uso de instrumentos e um repertório adequado à faixa etária.

Já o curso de Iniciação Musical 1 é direcionado a crianças de seis anos, sendo 15 vagas para o período da manhã (10h20 às 12h00) e 15 vagas para o período da tarde (15h20 às 17h00), às terças e quintas-feiras. Nesta etapa, os professores usam vivências e atividades lúdicas que estimulam os alunos a participarem ativamente do processo de ensino e aprendizagem.  Esta modalidade apresenta quatro disciplinas:

– Consciência corporal – alongamento, aquecimento, improviso, repertório e projetos bimestrais, com objetivo de estimular e desenvolver no aluno o cuidado com o próprio corpo e suas possibilidades;

– Prática de música em conjunto – pretende oferecer o conhecimento elementar da prática de música em grupo, por meio da apresentação e exploração dos instrumentos (flauta doce soprano, percussão leve e instrumental Orff); estimula a percepção auditiva, bem como desenvolve a consciência corporal, a coordenação e o controle respiratório no uso de instrumentos de sopro e percussão;

– Prática vocal – alongamento corporal, aquecimento vocal e repertório; essa rotina é trabalhada no intuito de estimular e desenvolver o cuidado com a voz e compreensão das possibilidades vocais de cada aluno;

– Treinamento auditivo – pretende oferecer o conhecimento básico dos elementos musicais (rítmicos e melódicos) e o desenvolvimento da percepção auditiva; o aluno entrará em contato com os símbolos da escrita musical por meio de materiais pedagógicos específicos para alfabetização musical infantil.

Inscrições e sorteio – As inscrições podem ser feitas de 18 de dezembro até as 18h00 do dia 12 de janeiro de 2018, pelo site www.conservatoriodetatui.org.br/vagas. É necessário ler o regulamento completo, preencher a ficha de inscrição corretamente e pagar uma taxa no valor de R$ 60,00. Cada candidato só poderá ser inscrito para um único curso.

As vagas serão preenchidas mediante sorteio público, que será realizado no Setor VII do Conservatório de Tatuí – Setor de Educação Musical. A data do sorteio será divulgada a partir do dia 22 de janeiro de 2018. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das divulgações, convocações e avisos referentes ao processo no site do Conservatório de Tatuí ou nos murais da secretaria escolar.

Importante ressaltar que todos os cursos do Conservatório de Tatuí são gratuitos – não há mensalidades. Caso a quantidade de candidatos seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão em uma lista de espera, com chance de serem chamados em caso de desistência de alunos durante o primeiro bimestre do ano letivo, a critério da Assessoria Pedagógica da escola.

Dúvidas poderão ser dirimidas por e-mail (secretaria@conservatoriodetatui.org.br) ou pelos telefones (15) 3205-8443/8448/8447 ou pessoalmente, em horário comercial, na secretaria escolar, localizada na Rua São Bento, 808.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de Coop – Cooperativa de Consumo – e CCR SPVias.

RelatedPost