HomeA Secretaria Assessoria NewslettersConheça os curadores e o  júri inicial, anunciados no início de julho de 2018

Conheça os curadores e o  júri inicial, anunciados no início de julho de 2018

São dez os integrantes do Júri Inicial, que escolherá os candidatos finalistas:

André Luiz Ponce Leones

Nascido em Goiânia em 1980,  é autor dos romances “Abaixo do Paraíso” (Rocco, 2016), “Terra de casas vazias” (Rocco, 2013) e “Hoje está um dia morto” (Record, 2006 – vencedor do Prêmio SESC de Literatura), entre outros. É colaborador do jornal “O Estado de São Paulo”.

Camilla Fernanda Dias Domingues

Assistente Social de formação, leitora assídua, mediadora de leitura e influenciadora digital. Residente na cidade de Santo André/SP desde o nascimento.

Denilson Soares Cordeiro

Professor de Filosofia na Unifesp. Graduado e doutor em Filosofia, ambos pela FFLCH-USP, com pós-doutorado pela Universidad de Buenos Aires.

Juliana Gomes

Formada em Marketing e especialista em negócios editoriais. Trabalhou em empresas como Livrarias Curitiba, Livraria da Vila e Cosac Naify. Criadora e uma das coordenadoras do Projeto Leia Mulheres no Brasil.

Maria da Aparecida Saldanha

Graduada em Ciências Sociais, atua como vendedora na Livraria da Vila desde 1990. Trabalha com livros desde 1983 e atuou como jurada do Prêmio São Paulo em edições anteriores.

Mariana Ianelli Aquino

Mestre em Literatura e Crítica Literária, é autora de livros de poesia e de crônicas. Recebeu o prêmio Fundação Bunge de Literatura na categoria Juventude, foi quatro vezes finalista do Jabuti. Escreve para a revista digital de crônicas Rubem e no blog da editora Olho de Vidro.

Rafael Eduardo Gallo

Graduado em Música e mestre em Meios e Processos Audiovisuais. É autor de “Rebentar”, romance vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2016, e de “Réveillon e outros dias”, livro de contos vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2011/2012.  

Ricardo de Medeiros Ramos Filho

Mestre e doutorando em Letras , é professor de literatura, roteirista de cinema, coach literário, cronista e atua como produtor cultural. Foi jurado de vários concursos literários e curador do 1º Prêmio Nelly Novaes Coelho UBE de Literatura Infantil.

Tiago Pedro Ferro Espilotro

Editor e escritor, é um dos fundadores da editora de e-books e-galáxia e da revista de ensaios Peixe Elétrico. Colaborador das revistas Piauí, Cult e Suplemento Pernambuco. Mestre e doutorando em história social pela USP.

Wilson Alves-Bezerra

Doutor em literatura comparada e mestre em literatura hispanoamericana, é professor do Departamento de Letras da UFSCar e foi coordenador de cultura dessa universidade de 2013 a 2016. Poeta, ensaísta, crítico e tradutor literário, é resenhista de O Estado de S. Paulo, O Globo, A União e El Universal (México).

Crédito: Divulgação

E os curadores são cinco:

Antonio Alcir Bernárdez Pecora

Professor titular de Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas e membro da Academia Ambrosiana de Milão, junto à Seção Borromaica. Organizador de obras como A Arte de Morrer, Escritos Históricos e Políticos do Padre Vieira, Sermões I e Sermões II, Índice das Coisas Mais Notáveis, editou as obras completas de Hilda Hilst, Roberto Piva e Plínio Marcos.

Isabel Aparecida dos Santos Mayer

Educadora social, é mestranda em Lazer e Turismo. Empreendedora social da Ashoka, coordena o Programa de Direitos Humanos do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), integra os grupos gestores da Rede LiteraSampa e do programa de formação de adolescentes e jovens mediadores e gestores da Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura.

Jorge Saraiva Neto

É diretor presidente e diretor de relações com investidores da Editora Saraiva desde abril de 2013. Atua diretamente no comando das ações institucionais e dos negócios da companhia. É líder do Comitê Executivo, sendo responsável pela gestão da superintendência da empresa.

Maria Fernanda Rodrigues

Pós-graduada em Semiótica e Psicanálise pela PUC , é jornalista, repórter de literatura e mercado editorial do Caderno 2, do jornal O Estado de S.Paulo, além de colunista da coluna Babel, publicada aos sábados no jornal, Sócia fundadora da startup Book4you, foi editora e assessora de imprensa.

Rogério Pereira

É jornalista, editor e escritor. Fundador do jornal Rascunho, em Curitiba, desde 2011 é diretor da Biblioteca Pública do Paraná, onde coordena o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura, o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais do Paraná e o Núcleo de Edições da Secretaria da

Compartilhe!