HomeAssessoria ReleasesCom o Mapeamento, cadastro contínuo de eventos artísticos e culturais, Oficinas Culturais busca novos diálogos e possibilidades

Com o Mapeamento, cadastro contínuo de eventos artísticos e culturais, Oficinas Culturais busca novos diálogos e possibilidades

O objetivo é que a ação funcione como meio para dialogar com festivais, feiras e mostras de música, literatura, teatro, dança e cultura popular realizados pelo Estado de São Paulo

Há mais de 30 anos o programa Oficinas Culturais – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Poiesis – vem proporcionando vivência e formação artística para a população paulista de forma totalmente gratuita.

Para manter a qualidade da vasta programação e alcance de público diversificado, o Programa sente a necessidade de atualização constante sobre como se movimenta a cena de festivais, feiras e mostras pelo estado de São Paulo. Por isso, lança o Mapeamento, um cadastramento de fluxo contínuo onde os realizadores informam características, entre elas, periodicidade e linguagem artística dos próprios eventos artísticos e culturais. Você pode acessar e preencher o formulário por aqui: https://bit.ly/2kaav80.

O Mapeamento de Oficinas Culturais é uma iniciativa para identificar as atividades das linguagens em música, literatura, teatro, dança e cultura popular, a fim de construir pontes com novos diálogos e funcionar como fonte de construção de novas possibilidades do Programa.

“Festivais, mostras e feiras são organismos vivos que traduzem constantemente a criação, o pensamento e a pluralidade de territórios, contextos e produções culturais. Queremos estar conectados e em diálogo com esses coletivos, instituições e produtores realizadores”, destaca Fernando Fado, coordenador de programação do programa Oficinas Culturais.

Atualmente, o FLI – Festival Literário de Iguape, MIA – Festival de Música Instrumental, o Programa de Qualificação em Artes, ciclo de estudos sobre gestão cultural e cultura tradicional são ações de Oficinas Culturais que dialogam e estreitam laços com eventos e produtores locais do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, além de identificar as demandas do público dessas regiões.

Por meio de uma relação direta com 360 municípios pelo estado de São Paulo, Oficinas Culturais já reúne mais de 600 atividades de formação distribuídas por esse território e 60 grupos recebendo qualificação artística em teatro e dança.

SERVIÇO:

Mapeamento – Festivais . Feiras . Mostras

Inscreva seu evento pelo formulário do Mapeamento, disponível aqui: https://bit.ly/2kaav80

SOBRE AS OFICINAS CULTURAIS

Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que atua, desde 1986, na formação e na vivência da população no campo de cultura, em diversas áreas como: artes plásticas, música, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro. O Programa é administrado pela organização social Poiesis- Organização Social de Cultura.

Hoje, além de três unidades localizadas na capital (Oswald de Andrade, Alfredo Volpi e Maestro Juan Serrano), Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (MIA – Festival de Música Instrumental e o FLI – Festival Literário de Iguape), ciclos de estudos sobre gestão cultural e cultura tradicional, qualificação artística de grupos, entre teatro e dança, e ações dedicadas à pesquisa e à experimentação nas diversas linguagens artísticas, a partir da relação direta com 360 municípios, em diversas atividades de formação. Conheça melhor o programa e suas atividades em www.oficinasculturais.org.br

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – é uma Organização Social de Cultura que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!