HomeA Secretaria Assessoria Assessoria ReleasesCasa Guilherme de Almeida realiza programação especial na data do aniversário do poeta

Casa Guilherme de Almeida realiza programação especial na data do aniversário do poeta

Entre as atividades estão visita temática, lançamento de livro e exibição de curta sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, além de leitura dramática e palestra sobre a vida e a obra do artista

Julho é um mês marcado pelo nascimento e morte do escritor e poeta Guilherme de Almeida. Para homenageá-lo, a Casa Guilherme de Almeida realiza, nos dias 7, 10 e 12 julho, o evento Guilherme de Almeida em Cena.  A Casa Guilherme de Almeida integra a Rede de Museus-Casas Literários – instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciadas pela Poiesis – e conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal, por meio de seu Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro.

O Encontro Peripatético, que acontece dia 7 (sábado), às 9h15, é concebido a partir da ideia aristotélica de “ensinar passeando”. A visita temática tem como foco a Revolução Constitucionalista de 1932, e inicia na Casa Guilherme de Almeida e finaliza no Museu da Caixa Cultural São Paulo, que possui diversas esculturas do período abordado.

1932: São Paulo em chamas, obra do jornalista Luiz Octávio de Lima, mostra a verdadeira face da Revolução Constitucionalista que ocorreu em São Paulo e se tornou a Guerra Civil mais lesiva do Brasil. Editado pela Editora Planeta, o livro é lançado em um bate-papo com o autor no dia 10 (terça-feira) às 18h00. No mesmo dia é exibido, às 20h00, o curta SP32, de Cássio Martin, seguido de conversa com o diretor.

O último dia de atividades acontece dia 12 (quinta-feira), às 19h00, e inicia com a palestra Casa Guilherme de Almeida: a fabricação de um museu-casa. Ministrada pelo historiador e museólogo Guilherme Vieira, a palestra expõe os processos da transformação de residências em museus-casa, bem como a importância dessas instituições para a preservação da memória de grandes artistas. Encerrando a programação, às 20h00, o público acompanha a leitura dramática de A flor que foi um homem: Narciso, texto escrito por Guilherme de Almeida em 1925. Sob coordenação de Renata Cazarini e Helder Mariani, o trabalho foi desenvolvido com os participantes do Grupo de Estudos da obra teatral do poeta.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurado em 1979, o museu Casa Guilherme de Almeida funciona na residência onde viveu o poeta e tradutor paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte de artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. A Casa – primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país – oferece uma intensa programação de atividades relacionadas às diversas áreas de atuação de Guilherme de Almeida, que incluem o cinema, o jornalismo e o teatro. A Casa Guilherme de Almeida integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO

Guilherme em cena

Encontro Peripatético: 1932 – Memória & cidade | 7/7. Sábado, 9h15 às 12h45

Recomendação etária: livre. 30 vagas.

Atividade gratuita sem necessidade de inscrição

O transporte entre os museus será fornecido pelas instituições. 

Lançamento livro: 1932 – São Paulo em Chamas | 10/7. Terça-feira, 18h00 às 20h00

Recomendação etária: livre.

Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.

Cinema: SP32 | 10/7. Terça-feira, 20h00 às 21h00

Recomendação etária: livre.

Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.

Palestra: Casa Guilherme de Almeida: a fabricação de um museu-casa | 12/7. Quinta-feira, 19h00 às 20h00

Recomendação etária: livre.

Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.

Leitura dramática: A flor que foi um homem – Narciso | 12/7. Quinta-feira, 20h00 às 21h00

Recomendação etária: livre.

Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.

 

Casa Guilherme de Almeida

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943

Terça-feira a domingo, das 10h às 18h

Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391

www.casaguilhermedealmeida.org.br 

Compartilhe!