HomeAssessoria ReleasesCasa das Rosas abre inscrição para o CLIPE JOVEM 2020, curso para estudantes de 14 a 18 anos interessados em aperfeiçoar a livre criação literária

As inscrições para o Curso Livre de Preparação do Escritor Jovem ficam abertas entre 1º de novembro e 31 de janeiro

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura abre inscrições para o CLIPE JOVEM 2020 (Curso Livre de Preparação do Escritor Jovem), formação gratuita para estudantes de 14 a 18 anos que gostam de escrever e que tenham interesse em criação literária.

Entre os dias 1º de novembro e 31 de janeiro, esses jovens escritores podem se inscrever na recepção ou pelosite do museu-casa, encaminhando para cae@casadasrosas.org.br um formuláriocom informações como autores (as) e livros de referências, proposta ou projeto de criação que pretende desenvolver, uma amostra do trabalho em prosa ou poesia e o porquê busca passar pela formação.São 30 vagas que, ao serem ocupadas, formarão uma única turma.

Como um curso semestral organizado pelo Centro de Apoio ao Escritor (CAE), área da Casa das Rosas voltada à formação e aprimoramento de escritores, o CLIPE JOVEMcolabora com o exercício livre dos potenciais criativos. Por meio de técnicas, etapas e gênerosda criação literária, os autoresiniciantestambém ficam por dentro de formas de publicação das próprias obras.

SheylaSmanioto Macedo, escritora e mestre em Teoria e História Literária; e Áurea Rampazzo, autora de diversos artigos sobre ensino de redação, coordenadora e orientadora das Oficinas de Criação Literária do Museu Lasar Segall integram a equipe de docentes.

A lista das pessoas selecionadas e a de espera serão divulgadas até 11 de fevereiro de 2020 no site da Casa das Rosas, gerenciada pela Poiesis e integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. O público selecionado também será informado via e-mail e telefone pelo CAE.

O início do CLIPE JOVEM está previsto para o primeiro semestre de 2020, com aulas a partir de 5 de março, às quintas-feiras, das 14h às 17h, em quatro módulos mensais com quatro encontros de março a junho. Desde 2014, o Curso Livre de Preparação do Escritor Jovem foi foco de interesse de mais de 750 inscritos e colaborou no aperfeiçoamento de mais de 170 jovens escritores.

Não é necessário ter formação específica ou acadêmica para fazer parte da formação. Além disso, o CAE mantém um suporte de atendimento sobre dúvidas que podem surgir sobre o CLIPE, carreira literária e ao próprio campo da escrita. Para agendar uma conversa e esclarecer essas questões, o público precisa entrar em contato pelo e-mail cae@casadasrosas.org.br.

SERVIÇO:

Inscrições para o CLIPE JOVEM 2020 (Curso Livre de Preparação do Escritor Jovem)

1º de novembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020 – direto na recepção ou pelo link https://www.casadasrosas.org.br/centro-de-apoio-ao-escritor/clipe,onde encontrará formulário que deve ser preenchido e enviado para cae@casadasrosas.org.br.

Resultado: dia 11 de fevereiro de 2020

Início das aulas: 5/03/20. Quintas-feiras, das 14h às 17h

Público: jovens com 14 a 18 anos de idade.

Espaço: Centro de Apoio ao Escritor (CAE)

Formação gratuita

Casa das Rosas | Av. Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h.
www.casadasrosas.org.br

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.