HomeAssessoria ReleasesBiblioteca Parque Villa-Lobos realiza Sarau das Pretas e Viagem Gastronômica em novembro

Biblioteca Parque Villa-Lobos realiza Sarau das Pretas e Viagem Gastronômica em novembro

Novembro está especial na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela Organização Social SP Leituras. Para celebrar o Dia da Consciência Negra, o equipamento recebe, em 20 de novembro, o Sarau das Pretas: samba de poesia protagonizado por jovens mulheres negras atuantes no cenário cultural periférico da cidade. A atividade acontece das 14h às 16h. Outro destaque na programação é a oficina Viagem Gastronômica. A partir de um livro (este mês, “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert), a historiadora Dolores Freixa e a professora de técnica de cozinha Solange Botura promovem debate e degustação dos pratos que permeiam, de algum modo, o enredo da obra. A atividade será realizada no dia 24 de novembro, das 15h30 às 17h.

Já nos dias 27, 28 e 29 de novembro, das 14h às 18h, o curso Clube de Escrita Literária chega para dar aquela mãozinha para quem quer desengavetar aquele livro tão esperado. O premiado escritor Luiz Ruffato passará, nas aulas, técnicas literárias que podem contribuir para o desenvolvimento de textos em prosa de ficção. Confira a disponibilidade de vagas.

E, no dia 30 de novembro, é a vez do Clube de Leitura, que propõe o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito de leitura. Em novembro, o título debatido será “Estrelas além do tempo”, de Margot Lee Shetterly, que também foi levado às telas do cinema. A atividade acontece no dia 30, das 15h às 17h.

Para quem quer aprender, em novembro acontece o Compartilhando Saberes: Curso livre – inglês básico (confira a disponibilidade de vagas), sempre às quartas e sextas-feiras (das 10h30 às 11h30), para os maiores de 16 anos, com Martim Mendonça de Albuquerque Cavalcanti. Já para os que têm dúvidas sobre matemática, o plantão com o professor George Humberto Bezerra continua acontecendo (começou em outubro) em novembro, às quintas-feiras, das 15h às 16h (inscrições no balcão de atendimento). Vale ressaltar que não se trata de aula, mas de atendimento para aqueles que têm dúvidas em exercícios específicos.

Prêmio São Paulo de Literatura

A BVL sedia, no dia 4 de novembro, uma rodada com escritores finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura, das 11h às 13h. O bate-papo será comandado pela jornalista Chris Maksud e contará com os escritores Carlos Eduardo Pereira, Cinthia Kremler, Cristiano Baldi, Heloisa Seixas, José Almeida Júnior, Leonardo Brasiliense, Leonor Cione e Micheliny Verunschk. Para participar do evento, gratuito, não é necessário fazer inscrição.  A cerimônia de entrega da premiação está marcada para a noite de 5 de novembro. O Prêmio São Paulo de Literatura foi lançado em 2008 e integra uma série de projetos implementados pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Para saber mais sobre a BVL acesse: bvl.org.br

Confira a programação da Biblioteca Parque Villa-Lobos:

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infanto-juvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15h.

2 / feriado – A bruxa da Rua Mufetar, de Pierre Gripari. Com Trupe Pitirilo.

9 – Um porco vem morar aqui, de Claudia Fries. Com equipe BVL.

16 – Chico Juba, de Gustavo Gaivota. Com equipe BVL.

23 – A jornada do pequeno senhor tartaruga, de Inge Bergh e Inge isschaert. Com equipe BVL.

30 – Valentina, de Márcio Vassallo. Com equipe BVL.

Domingos, às 16h.

4 – Contos de mistério. Com a Cia. Pé do Ouvido.

11 – O Bárbaro, de Renato Moriconi. Com a Cia. do Liquidificador.

15 / feriado – Como o sol passou a brilhar no mundo, de  Gislayne Avelar Matos. Com Mirela Estelles.

18 – A quase morte de Zé Malandro, de Ricardo Azevedo. Com a Cia. Bisclof.

20 / feriado – O baú das histórias, de Gail E. Haley. Com a Cia. Malas Portam.

25 – Como surgiu a noite, conto de tradição indígena tupi-guarani. Com Willian Gama.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BVL. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Sábados e domingos, das 10h30 às 11h15.

PINTANDO O 7 – Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30.

7 – Construção de pião.

14 – Como construir uma maraca.

21 – Confecção de bonecas Abayomi.

28 – Ilustração inspirada na sua música favorita.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Com equipe BVL. A partir 7 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Sextas-feiras, das 15h30 às 16h30 (não haverá atividade no dia 2).

9 – Descobrindo o passado.

16 – Pinte sua bandeira.

23 – Palavra musical.

30 – Jogos Vikings.

MAKER – OFICINA DE PRODUÇÃO DE LIVROS – A partir da abordagem de cada uma das etapas dos processos da produção editorial e um bate-papo sobre o universo da literatura, a oficina tem o objetivo de estimular os participantes à confecção de um livro próprio. Indicado para crianças a partir de 10 anos. Carga horária: 4h. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Quarta-feira, 7, das 14h às 16h30. Com a escritora Vanessa Meriqui.

Quinta-feira, 8, das 14h às 16h30. Com a escritora Maria Amália Camargo.

TODOS OS PÚBLICOS

JOGOS DE VIDEOGAME – A BVL oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

De terça a domingo, das 9h30 às 18h30.

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Com equipe BVL. A partir de 11 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Terças-feiras, das 16h30 às 17h30 (não haverá atividade no dia 20).

JOGOS PARA TODOS!  Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Sábados, 3 e 17, das 15h às 17h.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Não é necessário fazer inscrição.

Quartas-feiras, das 16h30 às 17h.

7 – As fantásticas invenções de Nikola Tesla, de Nikola Tesla. Com equipe BVL.

14 – Congresso internacional do medo, de Grace Passô. Com equipe BVL.

21 – Angola Janga: uma história de Palmares, de Marcelo D’Salete. Com equipe BVL.

28 – Coltrane, de Paolo Parisi. Com equipe BVL.

PONTOS MIS – Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo. Não é necessário fazer inscrição. Exibição do longa Colegas (dir. Marcelo Galvão, Brasil, 2012, 1h34, aventura/comédia/drama, livre, com Ariel Golndenberg, Rita Pokk, Breno Viola). Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) eram grandes amigos e viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down, ao lado de vários outros colegas. Um belo dia, surge a ideia de sair dali para realizar o sonho individual de cada um e inspirados pelos inúmeros filmes que já tinham assistido na videoteca local, eles roubam o carro do jardineiro (Lima Duarte) e fogem de lá. A imprensa começa a cobrir o caso e a polícia não gostou nem um pouco dessa “brincadeira”. Para resolver o problema, coloca dois policiais trapalhões no encalço dos jovens, que só querem realizar os seus sonhos e estão dispostos a viver essa grande aventura, que vai ser revelar repleta de momentos inesquecíveis.

Quartas-feiras, às 14h.

JOVEM

COMPARTILHANDO SABERES: Curso livre – inglês básico – Venha aprender uma nova língua e conhecer novas culturas. A partir de 16 anos. Com Martim Mendonça de Albuquerque Cavalcanti.

Quartas e sextas: a partir do dia 3 de outubro, das 10h30 à 11h30 (não haverá atividade no dia 2).

Inscrições pelo link www.bvl.org.br/inscricao (confira disponibilidade de vagas).

COMPARTILHANDO SABERES: Plantão de dúvidas de matemática – Para estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Desde setembro, a BVL conta com um espaço para ajudar a resolver dúvidas de matemática. Com o professor George Humberto Bezerra. Para participar é necessário fazer a inscrição no balcão de atendimento da BVL.

Quintas-feiras, das 15h às 16h (não haverá atividade no dia 15).

LUAU BVL – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

Quintas-feiras, das 16h às 17h (não haverá atividade no dia 15).

ADULTO

OFICINA VIAGEM GASTRONÔMICA – Nesta edição o programa traz o clássico Madame Bovary, obra de Gustave Flaubert, um dos grandes prosadores da França no século XIX.  A personagem principal Ema, é uma jovem criada no campo, sonhadora e amante de novelas românticas, que, presa num casamento entediante, conhece a paixão e a boa comida. Durante a atividade serão preparadas as receitas Sopa de cebola com croutons e Verrine de abacaxi, que os participantes terão a oportunidade de degustar. Indicado para pessoas a partir de 16 anos. Com a historiadora e professora de História da Gastronomia Dolores Freixa e a professora de técnica de cozinha Solange Botura. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Sábado, 24 de novembro, das 15h30 às 17h.

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

Sexta-feira, 30 de novembro, das 15h às 17h.

Estrelas além do tempo, de Margot Lee Shetterly.

SARAU na BVL – Sarau das Pretas: Samba de poesia – Em novembro, a BVL recebe o Sarau das Pretas – Sarau artístico-literário protagonizado por jovens mulheres negras atuantes no cenário cultural periférico da cidade de São Paulo. Com muita poesia e sambas autorais, presta uma homenagem às grandes compositoras e intérpretes do samba brasileiro, que enfrentaram o machismo e o racismo para exercer sua arte. Acima de tudo vem mostrar que mulheres também seguram a cadência do samba. Não é necessário fazer inscrição.

Terça-feira, 20 de novembro, das 14h às 16h.

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Com Fernanda Haskel. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Terças-feiras, das 17h15 às 18h15 (não haverá atividade no dia 20).

CURSO CLUBE DE ESCRITA LITERÁRIA – Laboratório para desenvolvimento de recursos e técnicas literárias, visando a escrita de textos em prosa de ficção. Por meio de discussões conjuntas da produção de cada um dos participantes, o objetivo é alcançar a voz autoral, ou seja, aquilo que caracteriza a expressão singular do autor. As questões teóricas são introduzidas na medida em que surgem demandas específicas. O curso é conduzido pelo escritor Luiz Ruffato, autor de livros premiados no Brasil (Machado de Assis, APCA, Jabuti) e no exterior (Casa de las Américas, em Cuba, e Hermann Hesse, na Alemanha), e publicados em 12 países. Ruffato foi escritor-residente na Universidade de Berkeley (EUA) e é consultor do Instituto Itaú Cultural para a área de literatura. Indicado para pessoas acima de 16 anos. Vagas limitadas. Pré-inscrições no link www.bvl.org.br/inscricao (confira a disponibilidade de vagas). Obs.: É obrigatório que o participante envie um texto de prosa de ficção (conto, trecho de romance) com até 6 mil caracteres, antes do início do curso.

Dias 27,28 e 29 de novembro, das 14h às 18h. Carga horária: 12h.

TECNOLOGIA DIA A DIA – CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICO +60  – Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas.  Indicado para pessoas acima de 60 anos. Inscrições (confira a disponibilidade de vagas) no balcão de atendimento da Biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h ou pelo telefone 3024-2500.

TECNOLOGIA DIA A DIA – OFICINA DE SMARTPHONES – Os primeiros passos dentro do universo dos smartphones. Indicado para pessoas acima de 60 anos. Carga horária: 24 horas. Inscrições (confira a disponibilidade de vagas) no balcão de atendimento da Biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h ou pelo telefone 3024-2500.

Biblioteca Parque Villa-Lobos – Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros, São Paulo (SP) Tel.: 11-3024-2500 – https://bvl.org.br/

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de imprensa

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Elisabete Alina Skwara – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com

Compartilhe!