HomeAssessoria ReleasesBiblioteca Parque Villa-Lobos realiza contações de histórias e Virada Sustentável em agosto

Biblioteca Parque Villa-Lobos realiza contações de histórias e Virada Sustentável em agosto

A Biblioteca Parque Villa-Lobos, da Secretaria da Cultura do Estado, promove, em agosto, o evento Virada Sustentável, contações de história, apresentações artísticas e outras atividades. A BVL é gerida pela Organização Social SP Leituras e finalista de premiação internacional.

Virada Sustentável traz oficinas e atividades temáticas sobre sustentabilidade nos dias 25 e 26 de agosto e, para participar, as vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Quem prefere contação de histórias tem a Hora do Conto todas as sextas-feiras, às 15h, com a equipe da BVL, e domingos, às 16h, com grupos convidados. Dia 5, com Agrupamento Teatral; dia 12, com a Cia. Fantoccini (e interpretação em Libras); dia 19, com o grupo Conte com Elas; e, no dia 26, com a Cia. do Tok Tok.

Luau, atividade que reúne música, literatura e poesia, é realizado todas as quintas-feiras, das 16h às 17h no auditório. Já o Sarau na BVL está agendado para o sábado, dia 18 de agosto, das 14h às 17h, com o grupo Praçarau e organização de Rogério Gonzaga.

Compartilhando Saberes: Yoga, realizado no deck da biblioteca, volta à programação nos dias 23 e 30 de agosto (quintas-feiras), sempre das 16h30 às 17h50, com Fabiana Weykamp comandando essa atividade que mistura bem-estar e literatura. Não é necessário fazer inscrição, mas vale ressaltar que as vagas são preenchidas por ordem de chegada.

Clube de Leitura, que seleciona todos os meses um livro e escritor para serem temas de debate, aborda, em agosto, a obra “Como água para chocolate”, de Laura Esquivel. Comandado pela equipe BVL no auditório, o encontro será realizado no dia 31 de agosto, das 15h às 17h, e não há necessidade de fazer inscrição. É chegar e participar.

Importante destacar também que, em agosto, a BVL está abrindo inscrições para atividades a serem realizadas em setembro: o Curso de Produção Cinematográfica (com aulas nos dias 4, 11, 18 e 25 de setembro e inscrições a partir de 15 de agosto, pelo www.bvl.org.br/inscricao) e Tecnologia Dia a Dia (Smartphones e Redes Sociais +60 e Informática – Básico +60, com inscrições no balcão de atendimento).

Para finalizar, vale lembrar que estamos todos na torcida pela BVL no prêmio internacional concedido pela IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias), a mais importante entidade internacional da área. O resultado sai no dia 28 de agosto. Confira a programação completa da BVL:

 

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15 horas. Com equipe BVL.

Domingos, às 16 horas.

5 – Canto à paisagem da Bolívia, baseado na obra de Javier del Granado (em referência ao Dia da Independência da Bolívia). Com Agrupamento Teatral.

12 – A saga do balão, baseado em alguns poemas de Manuel Bandeira.  Interpretação em Libras. Com a Cia. Fantoccini.

19 – Como nasceram as estrelas, de Clarice Lispector. Com o grupo Conte com Elas.

26 – Procurando firme, de Ruth Rocha. Com a Cia. do Tok Tok.

 

PINTANDO O 7 – Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Sextas-feiras, das 15h30 às 16h30. Com equipe BVL. A partir de 7 anos.  Vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados e domingos, das 10h30 às 11h15. Com equipe BVL. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

JOVEM

LUAU BVL – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e abre espaço para apresentações artísticas. Quintas-feiras, das 16 às 17 horas. Com equipe BVL. A partir de 13 anos. Não é necessário fazer inscrição.

 

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Projeto que une conhecimentos de yoga e textos da literatura para promover o autoconhecimento e o bem-estar. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Quintas-feiras, dias 23 e 30, das 16h30 às 17h50. Com Fabiana Weykamp. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

ADULTO

CLUBE DE LEITURA

Todos os meses, a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Sexta-feira, dia 31, das 15 às 17 horas. Livro: Como água para chocolate, de Laura Esquivel. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

 

SARAU NA BVL – Neste mês, a BVL recebe o Praçarau. Sábado, dia 18, das 14 às 17 horas. Organização: Rogério Gonzaga. Não é necessário fazer inscrição.

 

TODOS OS PÚBLICOS

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Terças-feiras, das 16h30 às 17h30. Com equipe BVL. A partir de 11 anos.

Vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Quartas-feiras, das 16h30 às 17 horas. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

 

JOGOS PARA TODOS!  Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, dias 11 e 18, das 15 às 17 horas. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

JOGOS DE VIDEOGAME – A BVL oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

VIRADA SUSTENTÁVEL – 25 e 26 de agosto. Atividades relacionadas com o tema Sustentabilidade. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

PONTOS MIS – Sabia que aqui na BSP tem até sessão de cinema? Em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), o programa promove a exibição de filmes e a formação de plateias. Não é necessário fazer inscrição. Quartas-feiras, às 14 horas. Filme: Brichos 2 – A floresta é nossa (dir. Paulo Munhoz, Brasil, 2012, 1h23, português, animação, livre, elenco de vozes: André Abujamra, Antonio Abujamra, Chico Nogueira, Eneas Lour, Fabiula Nascimento, Helio Barbosa, Marcelo Tas, Michelle Pucci, Paulo Munhoz e Reginda Vogue). Sinopse: Os habitantes da Vila dos Brichos vão usar de muita coragem, inteligência e bom humor para defender o futuro da cidade, ameaçada de perder a floresta para investidores-terroristas internacionais.

 

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES:

CURSO DE PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA – Venha aprender o processo de realização de um pequeno filme, partindo da ideia de sensibilização do olhar do entorno e usando o cinema como ferramenta na construção de subjetividades e de relação com o outro.  Terças-feiras dias 4, 11, 18 e 25 de setembro, das 14 às 17 horas.  Carga horária: 12h. Indicado para pessoas a partir de 16 anos. Com Larissa Figueiredo. Inscrições: a partir de 15 de agosto, pelo endereço www.bvl.org.br/inscricao

 

TECNOLOGIA DIA A DIA – CURSO DE INFORMÁTICA – BÁSICO (+60) Carga horária: 34 horas.  OFICINA DE SMARTPHONES E REDES SOCIAIS (+60) Carga horária: 16 horas. Quer aprender a mexer no computador, digitar, escrever um texto e usar e-mail? Ou então, a usar o telefone celular, o WhatsApp, mandar fotos e acessar o Facebook? A BVL é o lugar! Aqui o conteúdo é passado de um jeito fácil, sem complicações. Inscreva-se e veja como tecnologia não é um bicho de sete cabeças!  Indicado para pessoas acima de 60 anos. Inscrições: pelo telefone (3024-2500) ou diretamente no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta, das 10 às 18 horas).

Biblioteca Parque Villa-Lobos – Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros, São Paulo (SP) Tel.: 11-3024-2500 – https://bvl.org.br/

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Bete Alina | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

RelatedPost

Compartilhe!