HomeAssessoria ReleasesBiblioteca de São Paulo recebe, em abril, o poeta Claudio Willer e oficina de escrita criativa

Biblioteca de São Paulo recebe, em abril, o poeta Claudio Willer e oficina de escrita criativa

A Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), tem abril recheado de atividades para toda a família, marcadas pelo lazer e cultura.

No mês de celebração do aniversário de Monteiro Lobato, a BSP promove oficina Viagem Gastronômica baseada em receitas presentes nas histórias criadas pelo escritor (como a sopa de mandioca com linguiça e o bolo com calda de laranja). O encontro, indicado para pessoas a partir de 16 anos, está marcado para o dia 13 de abril, sábado, das 15h30 às 17h, e tem comando de Dolores Freixa e Solange Botura. No dia 17, é a vez do Clube de Leitura que, em abril, debate o livro “A cabeça do santo”, de Socorro Acioli, das 15h às 18h.

Quem procura oficinas de escrita criativa encontra, este mês, opção na BSP. Com Noemi Jaffe, serão dois encontros (total de 8 horas) nos dias 18 e 25 de abril (quintas-feiras), das 14h às 18h. Para participar (indicado para as pessoa acima de 18 anos), é necessário fazer a inscrição pelo link www.bsp.org.br/inscricao  (a partir de 8 de abril).

No sábado, dia 27, o Segundas Intenções, programa que aproxima leitores e escritores, recebe o poeta Claudio Willer. O bate-papo, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, acontece das 11h às 13h e para participar não é necessário fazer inscrição. Willer é ensaísta, crítico e tradutor, além de poeta, graduado em Psicologia e em Ciências Sociais e Políticas. O convidado tem, entre suas obras, “Poemas para ler em voz alta” e “Estranhas experiências”.

Empreendedorismo

O empreendedorismo também tem lugar especial na BSP. Vem aí o Curso Super MEI – Gestão, nos dias 21, 22, 23, 24 e 28 de maio, sempre das 14h às 18h (carga horária de 19 horas). As inscrições serão abertas em 16 de abril, pelo linkwww.bsp.org.br/inscricao e o curso visa ajudar microempreendedores individuais e potenciais empresários com temas relacionados com o dia a dia dos negócios.

Comunidade

A biblioteca também realiza, em abril, o BSP até Você – Projeto Aproximação, que leva, todas as semanas, um grupo de funcionários para a comunidade do entorno. A ideia é realizar atividades recreativas e culturais na quadra esportiva da comunidade Zaki Narchi, com crianças que moram ali, sempre, às quartas-feiras, das 10h30 às 11h30.

Acessibilidade

Na BSP, há novidade na área de acessibilidade: óculos com tecnologia revolucionária, que oferece independência às pessoas com deficiência visual, déficit de leitura, dislexia e síndrome de down. Para experimentar, os frequentadores da biblioteca devem procurar a equipe de atendimento.

Confira a programação completa da BSP:

 

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15h.

5 – João bobo, de Ana Maria Machado. Com equipe BSP.

12 – Bruxas enfeitiçadas, de John Patience. Com equipe BSP.

26 – O leão máximo, de Elenice Machado Almeida. Com equipe BSP.

19 (feriado) – A Moura torta, de Monteiro Lobato. Com a Cia. Hespérides.

Sábados e domingos às 16h.

6 – Os dois irmãos que vieram de debaixo da terra, de Marco Catalão. Com Poesia no Espaço.

7 – O patinho feio, de Hans Christian Andersen. Com a Cia. Pé do Ouvido.

13 – O bicho manjaléu, de Monteiro Lobato. Com interpretação em Libras. Com Ademir Apparício e Lucas Rafael.

14 – O casamento da Emília, de Monteiro Lobato. Com Contos Encontados.

20 – O nascimento da lua, de Coby Hol. Com Irene Tanabe.

21 – Um outro país para Azzi, de Érico Assis. Com Rawa Alsagheer e Anas Obaid, integrantes do Projeto Deslocamento Criativo.

27 – O campo dos gigantes, de Rosane Pamplona. Com Histórias em Movimento.

28 – A lagarta comilona, de Eric Carle. Com Marina Bastos.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Quartas-feiras, das 15h às 16h. Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

3 – Imagem e Ação: tema Hans Christian Andersen.

10 – Xadrez: aprenda a jogar e conheça um pouco da história deste esporte.

17 – Campeonato de taco.

24 – Campeonato de pingue-pongue.

PINTANDO O 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Com equipe BSP. A partir de 6 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Quintas-feiras, das 15h às 16h.

4 – Hans Christian Andersen: faça personagens inspirados na obra do autor utilizando quadro e botões.

11 – Confecção de porta-retratos.

18 – Confecção de marca-páginas.

25 – Pintura livre.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados, das 11h às 11h45. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Domingos, das 11h30 às 12h15 (nos dias 14 e 28, a atividade acontece no Parque da Juventude, dentro do programa Domingo no Parque).

JOVEM

LUAU BSP – Na BSP, a galera pode se reunir para discutir temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e ainda fazer um som. Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30. Com equipe BSP. A partir de 13 anos. Não é necessário fazer inscrição.

ADULTO

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Quinta-feira, dia 18, das 15h às 17h. A cabeça do santo, de Socorro Acioli. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e melhorias na qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga apostam em posturas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o alongamento, o fortalecimento muscular, o equilíbrio, a concentração e o relaxamento. Sábados, das 10h às 11h. Com Amanda Velloso. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

SEGUNDAS INTENÇÕES – Bate-papo com o poeta Claudio Willer. Mediação: Manuel da Costa Pinto. Sábado, dia 27, das 11h às 13h. Não é necessário fazer inscrição. Declaração de atividades complementares para estudantes universitários.

SARAU NA BSP – Literatura, canto e poesia. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Domingo, dia 28, das 14h30 às 16h30. Coordenação de Terezinha Rocha. Não é necessário fazer inscrição.

OFICINA VIAGEM GASTRONÔMICA: MONTEIRO LOBATO – Nesta edição, o encontro comemora o aniversário de Monteiro Lobato. A partir de alguns dos livros do grande escritor paulista do Vale do Paraíba, serão apresentadas receitas presentes em suas histórias, como a sopa de mandioca com linguiça e o bolo com calda de laranja. Ao final, os participantes ainda podem degustar os pratos. Sábado, dia 13, das 15h30 às 17h. Com Dolores Freixa e Solange Botura. Indicado para pessoas a partir de 16 anos. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA – A oficina apresenta os recursos narrativos básicos da Escrita Criativa, seguidos de exemplos, discussões e exercícios. O objetivo é estimular os participantes em ler mais e melhor, além de escrever com mais expressividade e estilo. Quintas-feiras, dias 18 e 25, das 14h às 18h. Com Noemi Jaffe. Carga horária: 8 horas. Indicado para pessoas acima de 18 anos. Inscrições: a partir de 8 de abril, pelo link www.bsp.org.br/inscricao

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES!

CURSO SUPER MEI – GESTÃO – A falta de gestão é um dos principais fatores que levam os pequenos negócios à falência prematura. O objetivo do curso, portanto, é ajudar microempreendedores individuais e potenciais empresários com temas de gestão de negócios e comportamentos empreendedores. Dias 21, 22, 23, 24 e 28 de maio, das 14h às 18h. Indicado para microempreendedores individuais (MEIs) e potenciais empresários (pessoas físicas que trabalham por conta própria) do Estado de São Paulo. Carga horária: 19 horas (5 encontros realizados pelas equipes do Sebrae-SP). Para receber o certificado é necessário ter, no mínimo, 75% de frequência (é permitida apenas uma falta). Inscrições: a partir de 16 de abril, pelo link www.bsp.org.br/inscricao

TODOS OS PÚBLICOS

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Terças-feiras, das 15h às 16h (dia 5 não haverá sessão). Com equipe BSP. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Quinta-feira, dia 18, das 15h às 17h. A cabeça do santo, de Socorro Acioli. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

BSP ATÉ VOCÊ – PROJETO APROXIMAÇÃO – Toda semana, um grupo de funcionários da BSP realiza atividades recreativas e culturais na quadra esportiva da comunidade Zaki Narchi com as crianças que moram ali. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30. Local: Comunidade Zaki Narchi. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será cancelada.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e temas. Sextas-feiras, das 16h30 às 17h (no dia 19 não haverá atividade). Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

5 – As roupas novas do imperador e A verdade verdadeira, de Hans Christian Andersen (em homenagem ao nascimento do autor).

12 – Ignorância do sempre, de Juliano Garcia Pessanha.

26 – Aquecimento Segundas Intenções: Volta, de Claudio Willer.

JOGOS PARA TODOS! – Oficina de xadrez. Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, das 11h às 13h. Com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

DOMINGO NO PARQUE – Domingos, dias 14 e 28, no Parque da Juventude.

11h30 às 12h15 – Sessões do programa Lê no Ninho, com equipe BSP.

12h15 às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias.

14 – Com a Cia. Mapinguary.

28 – Com a Cia. Duo Encantado.

Não é necessário fazer inscrição.

Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca.

Atenção: nos dias 7 e 21, o programa Lê no Ninho será realizado dentro da BSP.

SALA DE VIDEOGAMES – A BSP oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento.  De terça a sexta, das 9h30 às 18h. Aos sábados e domingos, das 10 às 18 horas. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Biblioteca de São Paulo

Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP) (ao lado da Estação Carandiru do Metrô).

Tel.: (11) 2089-0800.

Funcionamento: terça a domingo (fechada às segundas), das 9h30 às 18h30.

Atividades gratuitas.

https://bsp.org.br/

Compartilhe!