HomeA Secretaria Assessoria Assessoria Releases16a. Semana de Museus: Workshop sobre tecnologias e instituições culturais no Museu do Futebol

16a. Semana de Museus: Workshop sobre tecnologias e instituições culturais no Museu do Futebol

Evento gratuito com pesquisador Aquiles Brayner, ex-curador digital na British Library e consultor em gestão da informação, faz parte da programação da 16ª Semana de Museus

A 16ª Semana de Museus, evento do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), será o mote de uma programação especial no Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. E a principal atividade dessa agenda será a realização de um workshop com Aquiles Brayner, ex-curador digital na British Library e pesquisador da Biblioteca Nacional.

No dia 16 de maio, quarta-feira, às 10h00, Brayner estará no auditório do Museu do Futebol para falar sobre possibilidades de atuação com acervos digitais, com ênfase em curadoria digital e uso de crowdsurcing em instituições culturais.

Às 14h00, a programação seguirá com Camila Aderaldo, coordenadora do Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol. Ela falará sobre potencialidades e desafios da formação de um acervo digital.

“A ideia desse evento é compartilhar experiências de modo a somar às discussões que vêm sendo feitas em torno dos acervos digitais e das tecnologias disponíveis para amplificar as potencialidades de seu uso e tratamento”, afirma Camila Aderaldo.

As duas palestras serão realizadas no auditório do Museu do Futebol, que comporta 174 pessoas e tem mais quatro espaços para cadeirantes. A participação é gratuita, mas está condicionada à disponibilidade de lugares.

O workshop ainda prosseguirá no dia 17 de maio, quinta-feira, quando Aquiles Brayner e Camila Aderaldo conduzirão um estudo de caso e farão uma análise crítica sobre os recursos digitais do Museu do Futebol. Nessa segunda etapa, a participação é limitada a 30 pessoas.

Criada pelo Ibram para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), a Semana de Museus de 2018 compreende o período entre os dias 14 e 20 de maio. Além do workshop, a programação do Museu do Futebol para a data inclui a transmissão ao vivo de uma visita mediada ao equipamento, feita por educadores, às 10h00, no dia 14 de maio, segunda-feira. O material será exibido em tempo real no canal oficial da instituição no YouTube.

O Museu do Futebol também oferecerá gratuidade a todos os visitantes no dia 18 de maio, data em que é celebrado o Dia Internacional de Museus.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Estado da Cultura e é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura. O museu conta com patrocínio máster da Motorola e patrocínio do Grupo Globo, e seu Programa Educativo conta com o patrocínio do Pontofrio/Fundação Via Varejo, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Workshop “Tecnologias digitais e instituições culturais: novas práticas e possibilidades” – Especial 16ª Semana de Museus

Com o pesquisador Aquiles Brayner, consultor em gestão da informação e especialista em curadoria digital

Quando: 16 de maio de 2018, quarta-feira, entre 10h00 e 16h00, e 17 de maio de 2018, quinta-feira, entre 9h30 e 13h00

Quanto: Entrada gratuita, sem necessidade de inscrição prévia (participação sujeita à disponibilidade de lugares)

A quem se destina: Profissionais de museus e instituições culturais, além de interessados no assunto

Programação

Dia 16/05

Curadoria digital e iniciativas de crowndsourcing

Com Aquiles Brayner, consultor em gestão da informação e especialista em curadoria digital

Horário: Das 10h00 às 12h00

Formação do acervo digital do Museu do Futebol: potencialidades e desafios

Com Camila Aderaldo – coordenadora do Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol

Horário: Das 14h00 às 16h00

Local: Auditório do Museu do Futebol

174 lugares e 04 cadeirantes

Dia 17/05

Estudo de caso: análise crítica dos recursos digitais do Museu do Futebol

Visita técnica à exposição e áreas técnicas do Museu

Com Aquiles Brayner e Camila Aderaldo

Horário: Das 9h30 às 13h00

Local: Museu do Futebol

30 vagas

 

Sobre Aquiles Brayner

Graduado em psicologia pela Universidade Federal do Ceará, Aquiles Brayner é mestre em línguas e culturas da América Latina pela Rijksuniversiteit Leiden (Holanda) e em biblioteconomia e ciência da informação pela City University of London (Inglaterra). Além disso, é doutor em literatura brasileira pela Kings College – University of London (Inglaterra). Atua na Calímaco, empresa de consultoria em gestão da informação da qual é proprietário, e como bolsista do programa Pesquisador em Residência da Fundação Biblioteca Nacional.

Sobre a 16ª Semana de Museus

Promovida pelo Ibram para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), a Semana de Museus abarcará 1.130 equipamentos culturais pelo Brasil em 2018, ano em que o mote será “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. A proposta, segundo os realizadores, é discutir a interação dos museus brasileiros com seu entorno, especialmente em grandes centros urbanos.

No Museu do Futebol, a programação especial para a data incluirá o workshop (16 e 17 de maio), a transmissão ao vivo de uma visita mediada ao museu (14 de maio) e entrada gratuita para todo o público (18 de maio).

Sobre o Museu do Futebol

Inaugurado em setembro de 2008, o Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados que fica embaixo das arquibancadas do Estádio Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu. Trata-se de um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil acaba se confundindo com a própria história do país.

A exposição de longa duração do equipamento está espalhada por 15 salas, com 1.500 imagens e cinco horas de vídeos. O passeio está alicerçado em três eixos (emoção, história e diversão).

MUSEU DO FUTEBOL

Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP

Funcionamento:

Terça a domingo, 09h00 às 18h00

Ingressos: R$ 12 | Meia-entrada: R$ 6 | Entrada gratuita às terças-feiras.

* O Museu não abre às segundas-feiras.

* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu, consulte o site museudofutebol.org.br.

* Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET cetsp.com.br.

CONFIRA A AGENDA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E CULTURAIS DO MUSEU:

museudofutebol.org.br/visite/agenda/

OUTRAS FORMAS DE CONTATO:

Acompanhe o Museu do Futebol (museudofutebol) e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (culturasp) nas redes sociais.

RelatedPost

Compartilhe!