HomeDESTAQUES ESPECIAIS Assessoria ReleasesSão Paulo Companhia de Dança comemora 13 anos com lançamento de videodança Nuvens

Luiza Yuk e Letícia Forattini em Nuvens – Foto Kleber Pinheiro

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, comemora 13 anos de existência neste dia 28 de janeiro. Para marcar a data, a Companhia estreia um vídeodança exclusivo para a internet: Nuvens.

Inédito, o filme será lançado de modo gratuito no aniversário da SPCD, às 18h, nas redes sociais da Companhia. A novidade amplia a experiência virtual da São Paulo no ano passado, quando foram produzidos mais de 500 minutos de novos conteúdos distribuídos em 115 ações que atingiram quase 200 mil visualizações.

Nuvens revela um percurso sensível e poético por espaços marcantes na história da SPCD, como o bairro do Bom Retiro, o Parque da Luz, a Oficina Cultural Oswald de Andrade e o Teatro Sérgio Cardoso.

Conduzidos pela coreografia inédita de Milton Coatti, concebida especialmente para este projeto, os bailarinos revivem suas próprias experiências nesses lugares sob o viés intimista da câmera dirigida por Guilherme Pinheiro. A trilha sonora original é de Pipo Pegoraro, o figurino é de UMA│Raquel Davidowicz e a concepção geral do projeto é assinada por Inês Bogéa.

Gravado em meados de 2020, quando a Companhia retornou gradualmente às atividades presenciais, o filme revela o reencontro dos bailarinos com a cena da dança após o período que permaneceram isolados em seus lares.

Ao longo da coreografia, eles se dividem em solos, duplas e pequenos grupos com distanciamento para voltar a movimentar as entradas, escadas, corredores e salas de ensaio da sede e também os locais que ajudam a contar a história da Companhia.

“Em movimentos de investigação e (re)conhecimento, amanhece nos corpos a dança desses artistas, numa viagem para dentro de si mesmos. Juntos não por proximidade física, mas pela conexão de poder dividir o mesmo espaço, eles reencontram sua força e energia. Vibram, explodem, inspiram – e a dança volta a correr seu curso natural, revelando a energia vital da São Paulo”, afirma o coreógrafo Milton Coatti, que tem sua trajetória intrinsecamente ligada à da Companhia: ele fez parte do primeiro elenco de bailarinos da SPCD e hoje é gerente de Ensaio da casa.

“Um dos compromissos constantes da São Paulo Companhia de Dança é difundir a arte da dança para todos os públicos e, com os desafios impostos pelo momento atual, o meio virtual acolheu a Companhia e potencializou o alcance e as possibilidades de suas atividades. Nuvens surgiu das provocações que 2020 incitou a todos: a necessidade de se reinventar, de descobrir e experimentar novos movimentos, de sentir e lançar um outro olhar sobre espaços do cotidiano”, explica Inês Bogéa, diretora artística e executiva da São Paulo Companhia de Dança.

O lançamento de Nuvens e integra as ações do selo #SPCDdigital. A exibição acontece nos canais da Companhia no YouTube (São Paulo Companhia de Dança), no Facebook (@spciadedanca) e no Instagram (@saopaulociadedanca). Pelo Twitter (@spciadedanca), o público vai poder conferir ainda detalhes sobre os bastidores das gravações.

Serviço:

Nuvens (Estreia)

Quando: 28/01, às 18h

Onde: Perfis da São Paulo Companhia de Dança no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube

O que é: No dia em que comemora 13 anos, a São Paulo Companhia de Dança faz a estreia deste videodança, um percurso sensível e poético por espaços marcantes na história da Companhia, como o bairro do Bom Retiro, o Parque da Luz, a Oficina Cultural Oswald de Andrade e o Teatro Sérgio Cardoso. Conduzidos pela coreografia de Milton Coatti, concebida especialmente para este projeto, os bailarinos revivem suas próprias vivências nesses lugares sob o viés intimista da câmera dirigida por Guilherme Pinheiro. A trilha sonora original é de Pipo Pegoraro, figurino de UMA│Raquel Davidowicz e a concepção geral do projeto é assinada por Inês Bogéa.