HomeAssessoria ReleasesOficinas Culturais promove a Jornada da Gestão Cultural em Jacareí e São José dos Campos

Oficinas Culturais promove a Jornada da Gestão Cultural em Jacareí e São José dos Campos

Série de bate-papo que aprofunda discussões sobre o mercado cultural é voltada para gestores, produtores e artistas

Elaboração e avaliação de projetos culturais, captação de recursos, planejamento, comunicação e marketing são alguns dos temas abordados nas Jornadas de Gestão Cultural. O evento acontece de 17 a 19 de agosto em Jacareí, no Educamais Jacareí – e 24 a 26 de agosto em São José dos Campos, no Museu Municipal e Auditório Elmano Ferreira Veloso. Voltado para dirigentes culturais, produtores, artistas, professores e pesquisadores, o evento tem inscrições gratuitas que podem ser feitas online.

A Jornada integra as atividades das Oficinas Culturais, programa gerenciado pela Poiesis. Realizado em parceria com municípios-sede, instituições culturais e escola Cultura e Mercado, contempla uma série de conversas que levantam e aprofundam discussões com pensadores, gestores públicos, pesquisadores, produtores culturais e empreendedores criativos do interior paulista.  Ao longo do ano, outras regiões recebem o projeto que traz especialistas como Gui Afif, Erick Krulikowski, Carolina Kazumi, Marcela Amaral e Luciana Castro.

Na primeira palestra da Jornada que acontece em Jacareí, “Estratégias, abordagem, negociação e apresentação na captação de recursos”, Gui Afif convida o público a reinventar práticas de captação de recursos, passando por temas como organização das formas de financiamento, prospecção, argumentação de venda, projeto comercial e negociação com clientes e patrocinadores. O encontro acontece na sexta-feira (17) às 19h30.

No final de semana (18 e 19), Erick Krulikowski incentiva os participantes a sair do lugar comum, ampliando o olhar para a inovação e novas perspectivas de negócios a partir de exercícios práticos e estudos de casos de sucesso. “Empreenda: Estratégias, Plano de Negócios e Pitching” acontece nos dois dias das 10h às 18h, com intervalo para almoço.

São José dos Campos

Nos dias 24, 25 e 26 de agosto a Jornada acontece no Museu Municipal de São José dos Campos e no Auditório Elmano Ferreira Veloso. O encontro conta com uma programação voltada os aspectos legais da produção de projetos e captação de recursos.

Sexta-feira (24), às 19h30 no Auditório Elmano Ferreira Veloso acontece a palestra “Aspectos Legais na Gestão de Projetos Culturais”, com Carolina Kazumi. Na atividade, a especialista apresenta instrumentos de auxílio aos participantes para planejar e executar projetos culturais, na definição de melhores práticas e profissionais a serem envolvidos ao suporte para soluções otimizadas.

Marcela Amaral e Luciana Castro apresentam, respectivamente, em “Planejamento, gestão e finanças e Comunicação e avaliação de projetos” conceitos e casos de sucesso sobre finanças e comunicação. As atividades acontecem no final de semana (25 e 26) no Museu Municipal de São José dos Campos, das 10h às 18h, com intervalo para almoço.

 

SOBRE OS PALESTRANTES

Carolina Kazumi é graduada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e atua na área da cultura desde 2007. Trabalhou na gestão cultural de projetos patrocinados por empresas como Vale, Natura e Instituto Claro. Atualmente, é professora convidada de cursos de pós-graduação da PUC-SP e da Academia Internacional de Cinema.

Erick Krulikowski é professor convidado do MBA em Gestão de Bens Culturais da FGV. Com mais de 15 anos de experiência em gestão executiva e negócios, articulou projetos junto a instituições como UNESCO, MEC, MinC, UNICEF, Iphan, Nestlé, entre outros. É coordenador pedagógico do projeto Objetiva – Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual (Sebrae e APRO), além de sócio-diretor da iSetor.

 

Gui Afif é formado em Administração de Empresas pela FGV, músico e empreendedor na economia criativa. Atualmente é diretor da Associação Comercial de São Paulo, do Comitê Acelera FIESP e também do Guaimbé Bureau de Cultura, empresa de produção e consultoria que fundou em 2007.

Luciana Castro escreveu e executou projetos para clientes como SABESP, Natura, Mauell, ContourGlobal, AES Brasil, Duratex, entre outros. Foi Gerente de Projetos e Relações Comunitárias do Instituto Agires e atualmente integra a equipe da Companhia da Cultura, desenvolvendo planejamento estratégico para clientes, gerando e acompanhando indicadores de processo/resultado.

Marcela Amaral cursou MBA em Gestão de Bens Culturais na FGV  e atua há 17 anos na área da produção cultural. Foi produtora executiva do ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea), coordenando a produção, por exemplo, do World Biennial Forum 2014, em São Paulo. Hoje, responde pelo setor de planejamento e operação da Fundação Bienal de São Paulo.

 

SOBRE POIESIS

Instituição que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Jornada de Gestão Cultural

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/2ztJN0Y

Jacareí

17 a 19/8. Sexta-feira, 19h30 às 21h30; Sábado e domingo, 10h às 18h (com intervalo de almoço).

Local: Educamais Jacareí – Sala Paulo Freire | Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino, 595, Jardim Marcondes

São José dos Campos

24 a 26/8. Sexta-feira, 19h30 às 21h30; Sábado e domingo, 10h às 18h (com intervalo de almoço).

Locais: Museu Municipal de São José dos Campos | Praça Afonso Pena, 29, Centro

Auditório Elmano Ferreira Veloso | Avenida Olivo Gomes, 100, Santana

POIESIS – Assessoria de Imprensa

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes – stgomes@sp.gov.br – (11) 3339-8243

Bete Alina Skwara – betealina.culturasp@gmail.com – (11) 3339-8164

RelatedPost

Compartilhe!