HomeAssessoria ReleasesOficina Cultural Alfredo Volpi promove espetáculos teatrais que unem arte e ativismo

Oficina Cultural Alfredo Volpi promove espetáculos teatrais que unem arte e ativismo

A programação é gratuita e os trabalhos abordam temas como intolerância religiosa e consumismo

 

O teatro é uma linguagem artística que pode e é muitas vezes utilizada como forma de artivismo, unindo arte e ativismo para questionar e expor diversas desigualdades sociais como racismo, machismo, LGBTfobia etc. A Oficina Cultural Alfredo Volpi – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis – promove em julho espetáculos que dialogam com o artivismo, abordando temas como intolerância religiosa e consumismo. Todas as atividades são gratuitas.

Trazendo o mito de Medéia para a realidade brasileira, o espetáculo Curra temperos sobre Medéia, do grupo Teatro Contadores de Mentira, é um terreiro, um local onde o público é convidado para outro lugar. A dança, a comida e a música celebram o mito de Medéia, no qual Jasão é um orixá recebido pelo corpo de um cozinheiro, Medéia tem a força de Iansã e sua inimiga, a beleza de Oxum. O trabalho é apresentado ao público no dia 12 de julho, quinta-feira às 20h.

Em Demonstração de processo: rito de partilha, corpo e poética de uma atriz sob o abismo, o público conhece o trabalho da atriz Daniele Santana, do grupo teatral Contadores de Mentira. No encontro, a atriz fala sobre seu processo de criação e construção de personagem, além de mostrar recortes de cenas e exercícios cênicos. A atividade acontece dia 18 de julho, quarta-feira às 19h.

O espetáculo #PoéticasDeResistência, da Cia Corpocena, é um desdobramento do projeto Sobre Mulheres e Pássaros que aprofunda questões sobre o corpo feminino na sociedade, bem como a violência contra a mulher, constantemente naturalizada. O trabalho discute a necessidade de se criar estratégias poético-políticas a essas violências que também se manifestam a partir do consumo, dos padrões sociais impostos, da espetacularização criada nas redes sociais etc. A apresentação acontece dia 27 de julho, sexta-feira às 20h.

 

SERVIÇO: Espetáculos teatrais na Oficina Cultural Alfredo Volpi

Curra temperos sobre Medéia | 12/7. Quinta-feira, 20h às 21h30

Ingressos gratuitos. Retirada 1h antes dos espetáculos. 40 lugares.

Recomendação etária: 14 anos

Demonstração de processo: rito de partilha, corpo e poética de uma atriz sob o abismo | 18/7. Quarta-feira, 19h às 21h30

Atividade gratuita sem necessidade de inscrição. 30 vagas.

Recomendação etária: 16 anos

#PoéticasDaResistência | 27/7. Sexta-feira, 20h às 21h

Ingressos gratuitos. Retirada 1h antes dos espetáculos. 25 lugares.

Recomendação etária: Classificação Livre

SOBRE A OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

Criada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, desde 1986 a oficina de cultura trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas, como artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

SOBRE POIESIS

A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo/SP

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 10h às 18h.

Mais informações: (11) 2205-5180 | 2056-5028 | www.oficinasculturais.org.br

Acessibilidade no local.

Assessoria de Imprensa – POIESIS

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes – stgomes@sp.gov.br – (11) 3339-8243

Bete Alina Skwara – betealina.culturasp@gmail.com – (11) 3339-8164

RelatedPost

Compartilhe!