HomeA Secretaria Assessoria Assessoria ReleasesMuseu do Futebol promove oficina de animação sobre futebol

Museu do Futebol promove oficina de animação sobre futebol

Evento gratuito com profissionais da Matiz Filmes vai ensinar o público a produzir personagens com massinha de modelar e criar filmes com uso de técnica de quadro a quadro

O futebol vai virar cinema animado. Essa é a proposta de uma oficina que a Matiz Filmes e o cineasta Ralph Friedericks promoverão no Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, no dia 19 de maio, sábado, a partir das 11h00. Na atividade, gratuita e direcionada a crianças a partir dos cinco anos, o público aprenderá a desenvolver personagens com massinha de modelar e transformar essas figuras em filme usando técnica de animação quadro a quadro.

A oficina terá cerca de duas horas de duração. Depois desse período, os participantes poderão levar para casa os bonecos e os filmes produzidos. Há apenas 30 vagas, e por isso o evento terá distribuição de senhas na bilheteria do Museu do Futebol, a partir das 10h00.

A Matiz Filmes é uma produtora baseada em São Paulo, e a empresa tem expertise em oficinas de cinema, vídeo, animação e foto. Ralph Friedericks, um dos sócios da empresa, tem trajetória como arte-educador e formação em publicidade e criação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A técnica de animação quadro a quadro, escolhida por eles para a oficina no Museu do Futebol, utiliza personagens estáticos e cria roteiros a partir de sequências de fotos. Também conhecido como stop motion, esse processo foi a base de filmes como “O estranho mundo de Jack” (dirigido por Tim Burton em 1993), “A fuga das galinhas” (dirigido por Peter Lord e Nick Park em 2000) e “O fantástico senhor Raposo” (dirigido por Wes Anderson em 2009), por exemplo.

O uso do stop motion como recurso cinematográfico, contudo, é bem mais antigo. Em 1902, o francês George Mélies já havia usado a técnica para produzir o curta “Viagem à Lua”, que narra a trajetória de um foguete com tripulação humana.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria da Cultura do Estado e é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura. O museu conta com patrocínio máster da Motorola e patrocínio do Grupo Globo, e seu Programa Educativo conta com o patrocínio do Pontofrio/Fundação Via Varejo, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

Oficina de animação

Com Matiz Filmes e o cineasta Ralph Friedericks

Quando: 19 de maio de 2018, sábado, das 11h00 às 13h00

Quanto: Entrada gratuita, limitada a 30 participantes (retirada de senha na bilheteria do Museu do Futebol, a partir das 10h00)

Sobre o Museu do Futebol

Inaugurado em setembro de 2008, o Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados que fica embaixo das arquibancadas do Estádio Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu. Trata-se de um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil acaba se confundindo com a própria história do país.

A exposição de longa duração do equipamento está espalhada por 15 salas, com 1.500 imagens e cinco horas de vídeos. O passeio está alicerçado em três eixos (emoção, história e diversão).

MUSEU DO FUTEBOL

Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP

Funcionamento:

Terça a domingo, 09h00 às 18h00

Ingressos: R$ 12 | Meia-entrada: R$ 6 | Entrada gratuita às terças-feiras.

* O Museu não abre às segundas-feiras.

* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu, consulte o site museudofutebol.org.br.

* Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET cetsp.com.br.

CONFIRA A AGENDA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E CULTURAIS DO MUSEU:

museudofutebol.org.br/visite/agenda/

OUTRAS FORMAS DE CONTATO:

Acompanhe o Museu do Futebol (museudofutebol) e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (culturasp) nas redes sociais.

RelatedPost

Compartilhe!