HomeAssessoria ReleasesPontos MIS realiza 51 oficinas e palestras e exibe 321 sessões de cinema no mês de junho

Programação do mês tem como destaques uma parceria com o SENAC, a exibição do documentário Vozes do trabalho, a Oficina de webclipe e a palestra Acessibilidade e audiovisual: janela de libras

O Pontos MIS, programa do Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, leva gratuitamente para mais de 120 cidades de São Paulo exibições de filmes, oficinas e palestras para a formação de público audiovisual.

Em junho, o programa realiza 51 oficinas e palestras e exibe 321 sessões de cinema. Entre as novidades do mês está uma em parceria com o SENAC, que realiza workshops de qualificação profissional para gestores do Programa, e o lançamento do documentário Vozes do trabalho na cidade de Presidente Epitácio. Entre os destaques da programação do mês estão a Oficina de webclipe e a palestra Acessibilidade e audiovisual: janela de libras.

A partir de uma parceria institucional entre o Pontos MIS e o SENAC, em junho o programa oferece workshops de qualificação profissional para gestores do Programa com professores do curso de pós-graduação em Gestão Cultural. Os dois primeiros encontros aconteceram em Jaú e Araçatuba, já o terceiro será na capital, realizado no MIS, e abordam os temas difusão cultural, ações de formação de público, avaliação de ações culturais e desenvolvimento de projetos. Os participantes do curso receberão certificação do SENAC.

No dia 15 de junho, às 17h, acontece o lançamento do documentário Vozes do trabalho na Presidente Epitácio, cidade localizada no sudoeste do Estado. O filme é uma produção do Pontos MIS e de uma cooperativa de reciclagem local que participou de oficinas de formação de cinema em novembro de 2018. Orientados pelo Núcleo Educativo do MIS, os cooperados realizaram o roteiro, direção e captação de imagens. O documentário retrata seus cotidianos e reflexões acerca do trabalho, vida e sociedade. A exibição acontece às 17h, no Anfiteatro Municipal, localizado na Avenida Juliano Ferraz Lima, s/n – Centro.

Palestras e oficinas

Dentre as oficinas e palestras realizadas em junho, destacam- se a Oficina de webclipe e a palestra Acessibilidade audiovisual: Janela de libras. Saiba mais sobre elas.

A Oficina de webclipe, ministrada por Marcelo Perdido, tem duração de quatro horas, sendo a primeira hora dedicada para a introdução do conceito de webclipes através de exemplos e anúncio da música escolhida para o exercício prático. As três horas restantes são utilizadas para a concepção da ideia para o webclipe, captação de imagens e edição. O resultado do exercício é um vídeo de um minuto com parte da música escolhida, que será publicado nas plataformas do programa e poderá ser compartilhado por todos os participantes.

Marcelo Perdido é diretor e editor de clipes musicais. Graduado em Publicidade pelo Mackenzie e Pós-Graduado em Criação de Imagem e Som pelo Senac. Trabalhou como diretor de cena na Colmeia, escrevendo e dirigindo o Orkut Ao Vivo/+Ao vivo para o Google. Na MTV dirigiu vários programas aprimorando a linguagem visual aliada a música. Dá aulas sobre criação audiovisual na São Paulo Digital School e hoje foca seu trabalho em vídeos musicais para internet, autorais e de outros artistas.

A palestra Acessibilidade audiovisual: Janela de Libras, ministrada por Paloma Bueno, tem como objetivo apresentar uma introdução sobre acessibilidade audiovisual, leis e normas que regulamentam a inserção da janela de Libras, o direito dos surdos ao acesso à informação e comunicação, e propor reflexões sobre a inclusão do público surdo por meio de produções audiovisuais acessíveis.

Paloma Bueno é tradutora e intérprete de Libras, atua com acessibilidade audiovisual/janela de Libras para filmes, documentários, campanhas políticas, Tv Câmara de Jacareí, videoaulas, vídeos institucionais. Filiada à ABRATES – Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes, SINTRA – Sindicato Nacional dos Tradutores e WASLI – Associação Mundial de Intérpretes de Língua de Sinais. Mestranda em Linguística Aplicada, pós-graduada em tradução e interpretação da Libras.

Sobre o Ponto MIS

O programa é uma iniciativa do Museu da Imagem e do Som de São Paulo em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e as prefeituras. O Pontos MIS foi criado em 2011 e leva gratuitamente exibições de filmes e atividades culturais para mais de 120 cidades do Estado. O objetivo do programa é apoiar a difusão cultural e incentivar a formação de público, contribuindo com a capacitação audiovisual e promovendo o acesso ao cinema.

Além das atividades decorrentes no mês, o programa disponibiliza plataformas online para divulgar toda a programação e atender o público interessado em cinema.  Acesse o site do Pontos MIS e a página no Facebook para acompanhar as últimas novidades do projeto.

Pontos MIS | Junho de 2019

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo/SP| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.