HomeAssessoria Releases“Políticas públicas e a criminalização da pobreza” é tema de seminário na Fábrica de Cultura Jardim São Luís

“Políticas públicas e a criminalização da pobreza” é tema de seminário na Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico de M´Boi Mirim leva discussão para a Zona Sul de São Paulo

A Fábrica de Cultura Jardim São Luís, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis, recebe o Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ) de M´Boi Mirim para a realização do seu terceiro Seminário, com a temática Políticas Públicas e a Criminalização da Pobreza. O objetivo é discutir e refletir sobre o alcance das políticas públicas na periferia, sobretudo no território de M´Boi Mirim, que possui uma taxa elevada de vulnerabilidade social.
“Os altos índices de pobreza no território estão sendo utilizados como motivo de criminalização da população”, diz Bruna Pinheiro, gerente do NPJ de M´Boi Mirim. “Este seminário propõe a reflexão de quanto as políticas públicas estão sujeitas a uma atuação reprodutora desse discurso e de que formas podemos construir alternativas diante dessa problemática”.
O NPJ é um serviço de assistência social executado pela ONG Instituto Herdeiros do Futuro, que realiza o acompanhamento de indivíduos e famílias em situação de risco por ocorrência de violência e/ou violação de direitos. Ele funciona dentro do CREAS M´Boi Mirim – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
SERVIÇO
Fábrica de Cultura Jardim São Luís | Rua Antônio Ramos Rosa, 651
Seminário “Políticas públicas e a criminalização da pobreza” – com NPJ
29/11 – Sexta-feira – Das 13h30 às 17h30, cumprindo o seguinte cronograma:
13h30 Credenciamento e abertura
13h45 Intervenção Cultural
14h00 Apresentação de convidado
15h00 Oficinas temáticas (divisão em cinco pequenos grupos)
16h30 Discussão e debate coletivo
17h30 Finalização
SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA
As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2019, as Fábricas de Cultura são patrocinadas, por meio da lei de Incentivo à Cultura, pelo instituto Center Norte (região Norte) e Fundação Via Varejo (região Norte e Sul).
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!