HomeAssessoria ReleasesFábricas de Cultura promovem atividades de carnaval fora do circuito central da cidade

Fábricas de Cultura promovem atividades de carnaval fora do circuito central da cidade

As atividades das unidades Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha têm por objetivo realizar festas de carnaval nas periferias das regiões norte e sul

Abram alas que o carnaval chegou! As Fábricas de Cultura, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis, realizam ao longo do mês de março diversas atividades relacionadas à maior festa brasileira. A programação gratuita reúne sarau, cortejo, blocos de carnaval, confecção de instrumentos com materiais reutilizados e rodas de samba.

Venha fantasiado e entre no clima da Fábrica na folia, tradicional da matinê que acontece na Vila Nova Cachoeirinha. Como atração do evento, que acontece domingo (3) às 14h, o Bloco Carnavalesco Família Lacerda apresenta uma seleção com músicas e marchinhas carnavalescas direcionadas para o público infantil. Além disso, a entrega de máscaras, confetes e serpentinas para a criançada está garantida.

No Sarau de carnaval, o público pode participar e contribuir recitando marchinhas e canções carnavalescas na Brasilândia. A atividade acontece sexta-feira (8) às 15h. No mesmo dia, às 14h30, a biblioteca da unidade promove o Badauê da Brasa, cortejo que passa por toda a Fábrica com abadás personalizados e no ritmo de afoxé, samba reggae, axé e percussão.

Carnafábrica é o bloco de carnaval da Fábrica Capão Redondo, que sai pelas ruas da região com a equipe da unidade para animar o bairro no sábado (9) às 13h. Depois do cortejo, Rafael Fish comanda uma festa na arena da Fábrica. Antes do bloco, na quinta-feira (7) às 14h30, a equipe de biblioteca da unidade realiza o Unidos da percussa, uma oficina para criação de instrumentos com materiais reutilizáveis. Na sexta-feira (8), 10h30, em Ondas carnavalescas: marchinhas, o público faz um apanhado histórico de marchinhas para cantar no grande bloco!

No Baile de carnaval da Jova, aprendizes, alunos da rede pública e toda a comunidade da Jova Rural e região participam do baile da Fábrica do Jaçanã, com muita música, confete e brincadeiras. A atividade rola sexta-feira (1) às 14h. No fim do mês, o foco são as rodas de samba para animar a região: Samba de comunidade ZN, primeiro encontro de samba da região, acontece no domingo (24) às 15h. Já o Samba da Tia Preta marca sua presença mensal na região no domingo (31), a partir das 17h.

Vista sua fantasia, seu abadá e venha divertir no Carnaval de rua com o bloco Império do Morro na Fábrica Jardim São Luís! A atividade acontece na terça-feira (5) às 15h com o bloco que desfila desde 1982 pelas ruas do Jardim Monte Azul, Jardim São Luís e região. A unidade também comemora seu aniversário de 7 anos com festa em clima de folia: Carnaval da Fábrica acontece quinta e sexta-feira (14 e 15) às 10h.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará: cursos e atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO: Carnaval nas Fábricas de Cultura

Baile de carnaval da Jova | 1/3. Sexta-feira, 14h às 16h
Local: Jaçanã

Fábrica na Folia | 3/3. Domingo, 14h às 17h

Local: Vila Nova Cachoeirinha

Carnaval de rua com o Bloco Império do Morro | 5/3. Terça-feira, 15h às 20h

Local: Concentração na Travessa Andréa Cima, 170 – Jardim Monte Azul

Unidos da percussa | 7/3. Quinta-feira, 14h30 às 16h30

Local: Capão Redondo

Ondas carnavalescas: marchinhas | 8/3. Sexta-feira, 10h30 às 11h30
Local: Capão Redondo

Badauê da brasa | 8/3. Sexta-feira, 14h30 às 16h30

Local: Brasilândia

Sarau de carnaval | 8/3. Sexta-feira, 15h às 17h
Local: Brasilândia

Carnafábrica 2019 | 9/3. Sábado, 13h às 17h
Local: Capão Redondo

Carnaval da Fábrica | 14 e 15/3. Quinta e sexta-feira, 10h às 11h45

Local: Jardim São Luís

Samba de comunidade ZN | 24/3. Domingo, 15h às 19h

Local: Praça do Sino – Praça do Jaçanã

Samba da Tia Preta | 31/3. Domingo, 17h às 21h
Local: Conjunto Habitacional Jova Rural – Rua Telma Regina Cordeiro Correia, s/n

Fábrica de Cultura Brasilândia | Avenida General Penha Brasil, 2508

Fábrica de Cultura Capão Redondo | Rua Bacia de São Francisco, s/n

Fábrica de Cultura Jaçanã | Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138

Fábrica de Cultura Jardim São Luís | Rua Antônio Ramos Rosa, 651

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha | Rua Franklin do Amaral, 1575

www.fabricasdecultura.org.br

Compartilhe!