@culturasp - secretaria da cultura do estado de são paulo

MÚSICA

Casa das Rosas recebe o Festival Internacional de Improvisação e Arte Sonora

Publicado em 27 de fevereiro de 2019

A atividade com o poeta Rodrigo Brandão e o músico Leandro Archela propõe a união do improviso musical com a declamação poética

Um encontro entre música instrumental improvisada e performance poética: essa é a proposta de Improfest Encruzilhada, atividade do Festival Internacional de Improvisação e Arte Sonora que acontece sábado, 16 de março, às 19h. A atividade gratuita reúne o poeta Rodrigo Brandão e o músico Leandro Archela na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Nesta apresentação, um poeta convidado realiza uma leitura performática de poemas enquanto um músico executa peças concebidas no momento exato da leitura, propondo a encruzilhada entre o improviso musical e a prática da declamação poética.

Desde 2007 na ativa, o Improfest é o primeiro festival de música improvisada do Brasil. Em suas quatro         edições anteriores têm experimentado formatos e meios de difusão da improvisação livre ou música improvisada, com o objetivo de difundir a produção ligada à criação livre e instantânea, seja ela individual ou coletiva.

SERVIÇO: Improfest Encruzilhada

16/3. Sábado, 19h às 21h

Recomendação etária: livre

Atividade gratuita sem necessidade de inscrição

 

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

www.casadasrosas.org.br

 

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!