secretaria da cultura do estado de são paulo

Carnaval e cultura popular são temas do ciclo de estudos sobre cultura tradicional

Publicado em 6 de dezembro de 2017

Ciclo de estudos percorre mais duas cidades do interior de São Paulo e promove diversas atividades gratuitas

Debater a coexistência da cultura popular no contexto do carnaval é um dos temas que estarão na série de encontros do Ciclo de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, que integra as atividades das Oficinas Culturais, Programa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciado pela Poiesis. Durante dois finais de semana seguidos, 9 e 16 de dezembro, as cidades de Franca e Ibirá recebem filósofos, historiadores, e seguidores das tradições.

Na cidade de Franca, a partir das 10h00, no Cine Teatro e na Concha Acústica, as discussões acerca da coexistência da cultura tradicional no contexto contemporâneo terá o carnaval como fio condutor. A mesa de debate “Refletindo a Marginalização das Tradições Afro-Brasileiras” abre o evento e discute sobre o processo de colonização no Brasil e a marginalização das tradições populares.

Em seguida, a história do carnaval e sua importância para a cultura popular brasileira serão discutidas no encontro “Carnaval: Um Caldeirão Social”. E em “Na Rua: Meu Bloco, Minha Escola, Minha Cidade” os convidados trocam experiências com o público sobre a manutenção e sustentabilidade do carnaval.

Para fechar o dia, às 20h00 o show Alaafin de Oyó celebra os 12 anos do bloco Ilú Obá De Min na Concha Acústica da cidade. Para participar basta fazer inscrição até o dia 8 de dezembro pelo formulário: http://bit.ly/2BwQ4oT

Compartilhe!