SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G039EOD0659HTQQC5UA0
Z7_086423G039EOD0659HTQQC5UP2

CULTSP PRO realiza dia 20/03 masterclass sobre o processo criativo e técnico do jogo "Matinta"

Encontro gratuito apresenta os bastidores do desenvolvimento do game inspirado no folclore brasileiro

17/03/2025
Foto ilustrativa

No dia 20 de março, os entusiastas de games terão a oportunidade de participar da masterclass "Matinta: Dos Mitos à Realidade - O Processo Criativo e Técnico por Trás do Jogo". A atividade, promovida pelo O CULTSP PRO - Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, tem classificação indicativa de 10 anos e será realizada no Edifício Oswald de Andrade, no Bom Retiro.  O evento contará com duas turmas, sendo a primeira das 9h30 às 12h30 e a segunda das 14h às 17h.


A masterclass será ministrada por Bruno Cricenti, CEO da Eter Games, e Otavio Lanner, artista digital e arquiteto. Cricenti é responsável pelo desenvolvimento do jogo "Matinta", inspirado no folclore e nos biomas brasileiros. Durante a atividade, os participantes terão acesso aos detalhes do processo criativo e técnico do game, desde a construção da narrativa até os desafios enfrentados na Unreal Engine. Ao final, haverá uma sessão prática para testar o jogo.


A Unreal Engine é um dos motores gráficos mais avançados e populares para o desenvolvimento de jogos, simulações e experiências interativas. Lançada em 1998, tem sido amplamente utilizada desde então em diferentes áreas, como cinema, arquitetura e realidade virtual, além dos videogames. A engine se destaca pelo seu alto nível de realismo, gráficos impressionantes e um conjunto robusto de ferramentas, incluindo o Blueprints, um sistema visual que permite criar jogos sem precisar programar com código.


Otavio Lanner iniciou sua carreira em escritórios de arquitetura, onde desenvolveu sua paixão pela arte digital. Em 2010, co-fundou o Estúdio Eter, colaborando com diversos segmentos na produção de conteúdos artísticos e visuais. Em 2015, mudou-se para Montreal, Canadá, onde atuou na indústria de efeitos visuais para cinema. De volta ao Brasil em 2017, iniciou sua trajetória no desenvolvimento de jogos, liderando a criação de Cuca Sharp Bite, projeto contemplado por um edital da Ancine. Atualmente, dedica-se ao desenvolvimento do jogo Matinta.


A masterclass é gratuita e as vagas são limitadas, preenchidas por ordem de chegada.


Serviço:
Masterclass: Matinta - Dos Mitos à Realidade
Professores: Bruno Cricenti e Otavio Lanner
Data: 20 de março
Local: Edifício Oswald de Andrade, rua Três Rios, 363, no Bom Retiro
Turma 1: 09h30 às 12h30
Turma 2: 14h às 17h
Gratuito | Vagas limitadas, por ordem de chegada
Indicação etária: 10 anos
 

Z7_086423G0390OD06L6AM8M4AMG1
Chatbot
Complementary Content
${loading}