@culturasp - secretaria da cultura do estado de são paulo

Pontos de Cultura

Secretaria da Cultura do Estado lança edital de premiação dos Pontos de Cultura

Inativo desde 2013, programa será retomado e premiará 544 iniciativas culturais no estado de São Paulo

O programa Pontos de Cultura, que oferece incentivo financeiro e kits de audiovisual e música a grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural, está de volta.

A reativação do programa, após um hiato de cinco anos, premiará 544 iniciativas culturais – 94 a mais do que na última edição. Do total, 144 iniciativas receberão a premiação no valor de R$ 60 mil reais e 400 receberão a premiação em forma de Kit Cultura de Audiovisual ou Kit Cultura Musical. O programa contará com 35 Agentes Mobilizadores, sete fóruns regionais e a TEIA – Encontro Estadual de Pontos de Cultura.

As premiações atendem as ações estruturantes da Política Nacional Cultura Viva, que tem como objetivo assegurar e ampliar o protagonismo da diversidade cultural do Estado de São Paulo. A política também busca garantir o acesso aos meios de fruição e difusão cultural, para potencializar energias sociais e culturais e dar vazão à dinâmica própria das comunidades, entrelaçando-as e desenvolvendo uma cultura cooperativa e transformadora.

O Edital de chamamento será lançado em breve no site da Secretaria de Estado da Cultura e no site do Ministério da Cultura.

 

INSCRIÇÃO DOS MOBILIZADORES
DA CULTURA VIVA DE SÃO PAULO

A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura recebem, a partir do dia 26 de abril, inscrições para o preenchimento de 35 (trinta e Cinco) vagas de Articuladores Locais. Os articuladores deverão mapear e capacitar proponentes para a inscrição do agentes mobilizadores do Cultura Viva no Edital – do Estado de São Paulo, a ser lançado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo/MinC.

O contato com os proponentes deverá ser feito por meio de encontros, reuniões, oficinas e/ou atendimento individual, de forma presencial, por telefone e/ou via comunicação digital. Podem se inscrever pessoas físicas, a partir de 18 anos, residentes no Estado de São Paulo e com, no mínimo, 06 (seis) meses de experiência no campo cultural.

Buscando uma atuação descentralizada, os articuladores serão distribuídos regionalmente, de acordo com a divisão do município em Zonas de Especial Interesse Social.

O candidato selecionado receberá o valor de R$ 5.000 (cinco mil reais) por mês de serviço. O trabalho de articulação deverá durar 07 (sete) meses.

Serão levados em consideração na escolha dos articuladores:

1- Atuação e vínculo com o território;
2- Experiência na elaboração, formatação ou execução de projetos;
3- Atuação com iniciativas culturais de perfil comunitário;
4- Experiência no desenvolvimento de processos formativos e educacionais;
5- Capacidade de articulação e expressão escrita.

Mais informações podem ser encontradas na Resolução SEC Nº 038, que estabelece a abertura de inscrições para o processo seletivo.

A lista dos candidatos selecionados e suplentes será publicada no site www.cultura.sp.gov.br/pontosdecultura, sendo os selecionados também notificados por e-mail. Após a publicação do resultado da seleção, os candidatos selecionados terão o prazo de 05 (cinco) dias úteis para apresentação dos documentos necessários. Caso o prazo não seja cumprido, o candidato poderá ser substituído por outro.

A inscrição é gratuita e deverá ser feita exclusivamente através de formulário on-line até o dia 21 de maio de 2018, às 23h59m.

Esclarecimentos sobre a inscrição serão prestados pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo através do endereço eletrônico pontosdecultura@sp.gov.br.