X

#MuseumWeek 2018! Veja como participar.

Museu Casa de Portinari no #MuseumSelfieDay - Foto: Divulgação

Os museus do Governo do Estado de São Paulo participam, de 23 a 29 de abril, da #MuseumWeek 2018, ação promovida pelo Twitter para instituições culturais de todo o mundo.

Por desempenhar um papel vital no desenvolvimento da sociedade, cultura, arte, ciência e educação ajudam a construir laços sem fronteiras entre as pessoas. Com base nisso, em 2018, os temas da semana estão relacionados à tolerância, cidadania e convivência. Para cada dia da semana, haverá uma hashtag diferente, representando um tema específico.

Coordenadora de mídias digitais da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Patricia Carvalho ressalta a participação na #MuseumWeek há alguns anos. “É uma ótima oportunidade para iniciar uma conversa com instituições de todo o mundo e conversar com nossos fãs e visitantes também. Além disso, nos ajuda a manter nossos perfis em mídias sociais atualizados e com espírito novo, moderno e global. Estamos felizes por fazer parte disso mais um ano”.

A riqueza e a amplitude de ações e atividades realizadas por um museu ganharam projeções maiores nos últimos anos com as mídias sociais. A #MuseumWeek é prova disso, e abriu novas possibilidade de comunicação para a construção de relacionamentos entre as instituições e o público.

Um dos participantes da #MuseumWeek 2018, o Memorial da Resistência de São Paulo aposta na força digital para mostrar que um museu pode ser muito divertido na internet. “Quando usamos a hashtag do #MuseumWeek, estimulamos discussões fundamentais sobre a função dos museus no mundo contemporâneo”, explica Marília Bonas, coordenadora do Memorial. “A perspectiva crítica das instituições sobre si mesmas – como a invisibilidade de alguns procedimentos e lacunas nas coleções, além da baixa valorização das áreas técnicas e os desafios cotidianos, acabam alcançando diversos públicos e fortalecendo toda a cadeia do museu”, comenta.

Daniela Alfonsi, coordenadora do Museu do Futebol em São Paulo, fala sobre a participação na #MuseumWeek. “É uma ótima oportunidade para mostrar o Museu do Futebol de forma criativa, além de participar de um evento de cultural que acontece em todo o mundo. A comunicação em um museu não poderia ficar longe das novas tecnologias e linguagens. Temos que participar dessa experiência para entender e propor novas maneiras de conversar com o público”, destaca Daniela.

“Participar da #MuseumWeek é uma forma de espalhar notícias sobre as nossas atividades para todos os tipos de público, e também de saber mais sobre o que está rolando no mundo das artes. O Paço das Artes quer estar em constante diálogo com seguidores e visitantes”, complementa Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes.

Confira a lista dos temas diários:

– Segunda-feira (dia 23) – #womenMW – Dia dedicado às mulheres famosas nos campos da história, arte, cultura e ciência, bem como todas aquelas anônimas cujas vidas estruturam nossas sociedades.

– Terça-feira (dia 24) – #cityMW – Dia para um olhar especial sobre as nossas cidades, destacando o quanto a instituição compõe o cenário social e é parte integrante da cidade onde está instalada.

– Quarta-feira (dia 25) – #heritageMW – Dia para celebrar a herança cultural e social, desde o prédio em que a instituição está instalada até o seu acervo e o desejo de proteger e manter viva essa herança.

– Quinta-feira (dia 26) – #professionsMW – Dia para as instituições destacarem as habilidades que as mantêm vivas, ou seja, os profissionais que nela atuam.

– Sexta-feira (dia 27) – #kidsMW – Dia para mostrar como cada instituição se dirige às crianças e ainda celebra visões da infância na arte e na cultura.

– Sábado (dia 28) – #natureMW – Dia dedicado a mostrarmos a influência da naturezanas instituições.

– Domingo (dia 29) – #differenceMW – Dia dedicado a mostrar como as instituições representam a diferença na arte, ciência, história e vida social.

RelatedPost

Compartilhe!
sec_admin_cmnc: