X

Projeto Guri recebe jovens músicos noruegueses para criação musical

Encontro de alunos do Guri realizado no polo Brooklin, dia 31/03/2017. Fotos de Roberta Borges

Ao todo, 80 alunos do Projeto participarão de workshops na região de São Carlos em ação patrocinada pelo governo da Noruega

O Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – receberá a norueguesa Ellen-Martine, participante da primeira edição do Move (Musicians and Organizers Volunteer Exchage), programa de intercâmbio para músicos. Pela segunda vez no Brasil, a violoncelista (acompanhada por uma banda) conduzirá workshops junto aos 80 alunos dos polos Lençóis Paulista, Pirassununga e Dois Córregos, nos dias 27, 28 e 29 de março, das 10h00 às 17h00, respectivamente. A partir das 16h30, os eventos serão abertos ao público.

Foto: Ellen-Martine

Além de Ellen, os encontros contarão com um baterista e uma trompetista, além do saxofonista Kristoffer Lippestad, que reside há quase 10 meses em São Carlos e também é integrante do Move.  A visita é financiada pelo governo da Noruega para desenvolver um plano de criação musical e adaptação de arranjos junto a um projeto social em outro país. Os próprios jovens músicos optaram pelo Projeto Guri.

Voltado para turmas avançadas, o workshop será dividido em 4 partes:

  • Quebrando o gelo

Haverá um exercício de perguntas e respostas, no qual trabalharão ritmos e a própria música norueguesa;

  • Compor / organizar

A partir de uma música, os alunos serão livres para criar arranjos em grupo, com ritmos brasileiros e percussão corporal;

  • Tocando em conjunto

 Serão ensinadas músicas adequadas para cada idade e habilidade de cada grupo, com o suporte dos músicos noruegueses;

  • Desempenho

Os noruegueses e os alunos finalizarão com uma apresentação musical, resultado de tudo o que foi trabalhado durante o workshop.

RelatedPost

Compartilhe!
sec_admin_cmnc: