X
    Categories: Releases

Silvia Frederici lança novo livro no Memorial da América Latina

Historiadora italiana participa de conferência de lançamento com as pensadoras Sabrina Fernandes, Mariléa de Almeida e Jera Guarani, dia 24 de setembro, no Auditório Simón Bolívar

O Memorial da América Latina recebe no próximo dia 24 de setembro, no Auditório Simón Bolívar, a conferência de lançamento de O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista (Editora Elefante), novo livro da historiadora italiana Silvia Frederici. Na ocasião, a autora do sucesso Calibã e a bruxa, dialogará com três destacadas pensadoras brasileiras: Sabrina Fernandes, Mariléa de Almeida e Jera Guarani.

Escrito entre 1974 e 2012, o livro recolhe 40 anos de pesquisas e teorizações sobre a natureza do trabalho doméstico, da reprodução social e da luta feminista para construir e reconstruir, nos territórios e coletivamente, alternativas às relações capitalistas e patriarcais que oprimem as mulheres há séculos.

Na conferência, Silvia Federici debaterá suas ideias sobre a história e a atualidade das mulheres com a socióloga e youtuber Sabrina Fernandes, autora do canal Tese Onze, no YouTube, e do livro Sintomas mórbidos: a encruzilhada da esquerda brasileira (Autonomia Literária, 2019); Mariléa de Almeida, doutora em história pela Universidade de Campinas; e Jera Guarani, liderança indígena guarani mbya de São Paulo.

O livro mais conhecido de Federici, Calibã e a bruxa, publicado pela Editora Elefante em 2017, chegou ao Brasil por meio das mulheres do Coletivo Sycorax, que traduziram a obra para o português. O grupo também é responsável pela tradução de O ponto zero da revolução e traduzirá ainda mais um livro da autora, Re-enchanting the World: Feminism and the Politics of the Commons [Reencantar o mundo: feminismo e a política dos comuns], com lançamento previsto para 2020, também pela Editora Elefante.

A autora

Nascida em Parma, na Itália, em 1952, Silvia Federici é uma das maiores historiadoras do nosso tempo. É professora emérita da Universidade Hofstra, em Nova York, nos Estados Unidos, onde vive desde 1967, e ajudou a fundar o International Feminist Collective. Participou da Wages for Housework Campaign e contribuiu com o Midnight Notes Collective. Durante os anos 1980, foi professora na Universidade de Port Harcourt, na Nigéria, onde acompanhou a organização feminista Women in Nigeria e contribuiu para a criação do Committee for Academic Freedom in Africa.

Serviço:

Silvia Frederici – lançamento do livro O ponto zero da revolução
Diálogo com Sabrina Fernandes, Mariléa de Almeida e Jera Guarani
Dia 24 de setembro, às 19h
Auditório Simón Bolívar | Portões 8, 9 e 13
Entrada gratuita – retirar senha, por ordem de chegada, a partir das 17h
Abertura do Auditório: 18h
Haverá tradução simultânea e sessão de autógrafos
Evento: https://www.facebook.com/events/386386228745409/

Compartilhe!
sec_admin_cmnc: